Participação expressiva
IFSULDEMINAS se destaca na 4ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica
O estande do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) agitou a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de novembro, em Brasília.
Com um dos maiores números de projetos apresentados, a instituição teve uma participação expressiva, sendo inclusive matéria para a rede EBC, o canal de comunicação oficial do MEC. Para atender o significativo número de visitantes, a equipe foi composta de 55 integrantes, sendo 26 deles estudantes.
O reitor Cleber Ávila Barbosa demonstrou seu entusiasmo com a expressividade da participação do Instituto: “Estamos muito empolgados, nossa participação evidencia o dinamismo, talento e criatividade do IFSULDEMINAS. Essas iniciativas demonstram a capacidade de transformar conhecimento em ações concretas”.
Além dos projetos, o IFSULDEMINAS também apresentou o Programa IF Mais Empreendedor em uma palestra e participou de uma Mesa-Redonda da Inovação, com o tema: Conectando Ambientes de Inovação: Integração, Ações e Colaborações. Além disso, dois projetos do IFSULDEMINAS, o Conservador da Mantiqueira e o Projeto Valoração Econômica das Práticas Sustentáveis de Agricultores Familiares do Sul de Minas Gerais foram convidados pela Setec/MEC para se apresentarem em um painel da COP30 no evento.
Este ano, a Semana teve como tema Inovação, Inclusão e Sustentabilidade. Todos os projetos indicados pelo Instituto foram aprovados no edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). A participação da instituição foi coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais.
Para o pró-reitor da PPPI, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, a importância da participação do IFSUDLEMINAS se dá “em função de demonstrarmos nossas ações, é um ambiente onde a gente consegue traduzir a realidade dos nossos projetos para o público e, além disso, fazer um intercâmbio entre instituições, muito importante para o crescimento profissional e social dos estudantes, pois há alunos do Brasil inteiro. Também nos abre a possibilidade de captação de parcerias e realização de convênios”. O pró-reitor também destacou “a integração dos campi em torno da unidade IFSULDEMINAS”.
A pró-reitora da Proex, Daniela Ferreira, também comentou do diálogo com as instituições e falou das oportunidades que o evento proporciona: "A Semana Nacional do Ensino Profissional e Tecnológico é uma oportunidade essencial para fortalecer o diálogo entre instituições de ensino e com a comunidade. Como pró-reitora de Extensão, destaco que esse evento impulsiona a formação integral, desperta a curiosidade dos estudantes e promove a inovação, alinhando educação, trabalho e inclusão social de maneira humanizadora".
Conheça os projetos participantes:
Conservador da Mantiqueira
O IFSULDEMINAS tem parceria com o projeto Conservador da Mantiqueira, cujo objetivo é promover a restauração florestal, a segurança hídrica e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A equipe técnica do IFSULDEMINAS visita as propriedades rurais e faz a avaliação para verificar se ela está atendendo às normas ambientais. Caso não estejam adequadas, são realizadas as devidas orientações e o acompanhamento para que ela se regularize.
Este projeto é desenvolvido em parceria com o Plano Conservador da Mata Atlântica, que abrange 17 estados, cobrindo toda a Mata Atlântica. O projeto ocorre nos oito campi da instituição e no total abrange mais de 100 municípios. Na região de Inconfidentes, atende 11 cidades.
Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Vários visitantes se divertiram simulando a inseminação artificial no manequim da Olimpíada Brasileira de Agropecuária, a OBAP. Eles também puderam conhecer a semeadora/adubadora e aprender a como funciona o teodolito, equipamento utilizado para medição de áreas e demais levantamentos topográficos.
Os equipamentos fazem parte da prova prática da Olimpíada, que ocorre todos os anos e já está na sua 13ª edição.
A OBAP tem como objetivo estimular o ingresso de jovens do ensino técnico integrado/concomitante e subsequente em carreiras técnico-científicas. Recebe estudantes do Brasil inteiro e, em algumas edições, de outros países.
Carruagem
A Carruagem chama atenção dos visitantes já na entrada. O projeto propõe substituir as tradicionais carruagens das cidades turísticas que ainda utilizam cavalo por uma opção sustentável, movida a eletricidade.
Os veículos estão sendo desenvolvidos pelo Campus Poços de Caldas em parceria com uma empresa da área elétrica e já há pedidos das cidades de Poços de Caldas, Tiradentes e São Lourenço.
Na mesma linha, o campus também está desenvolvendo bicicletas elétricas que ligarão o campus ao centro da cidade, facilitando o acesso e a locomoção dos estudantes, servidores e comunidade em geral.
Essências da Canastra
A coleção desenvolvida pelo projeto Recriando Moda, do Campus Passos, utiliza as montanhas e paisagens da Serra da Canastra para criar estampas, bordados e designs em geral para as peças criadas.
Todos os itens são confeccionados utilizando apenas materiais ou resíduos têxteis que seriam descartados de pré-consumo (resíduos da indústria de confecção) ou pós-consumo (roupas usadas). São fabricadas bolsas e artesanatos de tecido em geral e customizadas roupas. Os materiais produzidos são utilizados em exposições e comercializados para gerar renda aos próprios estudantes.
Desenvolvimento de objetos de Aprendizagem Personalizados
O projeto do Campus Machado desenvolve objetos para serem utilizados na aprendizagem de pessoas com autismo. Os objetos são desenvolvidos utilizando a impressora 3D e depois doados para instituições parceiras do projeto.
Além dos objetos, eles produzem o filamento utilizando garrafa pet, o qual é a matéria-prima utilizada nos objetos.
Torrador Stratto
Ao contrário dos torradores convencionais, que são movidos a gás, o torrador elétrico desenvolvido pelo Polo Embrapii utiliza apenas a resistência elétrica 220V para funcionar, sendo seu funcionamento similar a um chuveiro elétrico.
Ele é capaz de realizar vários tipos de torra, levando apenas 9 minutos e tem capacidade para torrar até 1,5 kg por vez.
Oficina de Robótica e Programação
A oficina está ensinando os participantes do evento um pouco de programação em bloco, com lego e arduino.
Utilizando o lego, eles conseguem simular o batimento de um coração, realizar a identificação de cores e emitir sons. Já com o arduino, que é uma placa de prototipagem, é possível automatizar lâmpadas, ventiladores e alarmes, por exemplo. Na oficina, eles estão aprendendo a controlar um semáforo.
A oficina é uma pequena demonstração do projeto que é desenvolvido nas escolas de ensino fundamental da rede estadual e municipal das cidades em torno do Campus Inconfidentes, onde a equipe do IFSULDEMINAS passa até 5 semanas ensinando os alunos a programarem.
Laboratório de Criatividade VOA
Com o intuito de demonstrar que a arte é democrática e que, mesmo sem técnica, uma pessoa consegue criar, o projeto do Campus Poços de Caldas está desenvolvendo quadros colaborativos com os participantes.
O Laboratório engloba, entre outros projetos, o Arte de Caderno, que visa estimular a criação de desenhos de estudantes de todos os níveis educacionais, em âmbito nacional.
Aprendendo com as Diferenças
O projeto tem como objetivo promover a inclusão social e educacional de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, em parceria com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Sul de Minas.
No projeto, os estudantes da APAE vão até o Campus Muzambinho para produzir o humus de minhoca, um tipo de composto orgânico. Eles também realizam outros tipos de atividades práticas como manejo alimentar de animais, semeadura e colheita de hortaliças, beneficiamento de produtos agrícolas, irrigação manual, preparo de horta e jardinagem.
Transformar Sustentável
Fruto de uma parceria com a Receita Federal, o Transformar Sustentável, entre outras atividades, transforma suplementos alimentares e cigarros apreendidos em composto orgânico para ser utilizado na Fazenda-Escola para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. As embalagens também são aproveitadas para formação de mudas de plantas ornamentais e codimentares (temperos). Já as tampas viram jogo de dama para o Aprendendo com as Diferenças, um projeto de inclusão social que abrange 25 municípios no Sul de Minas.
Já os vinhos apreendidos viram geleia que são degustadas em exposições. Há uma proposta para transformá-la em uma linha de consumo.
Um outro eixo do projeto é o Transformando a Diferença, que atua na customização e transformação das roupas apreendidas pela Receita Federal. Essa alteração nas peças é realizada por costureiras voluntárias e por alunos da APAE da cidade de Machado, que vão até o campus para aprender técnicas de costura e utilizar as máquinas do projeto. Todas as roupas são doadas a instituições de caridade e em ações como a que teve no Rio Grande do Sul, quando o estado foi atingido pelas fortes chuvas e enchentes.
Balança de Bioimpedância
Uma outra atração bastante procurada pelos visitantes foi a balança de bioimpedância do projeto Pró-Saúde: avaliação física. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de avaliar a composição corporal, identificando, por exemplo, o percentual de gordura, a massa magra e o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à obesidade, como doenças cardiovasculares e hipertensão.
A balança é importada dos Estados Unidos e há poucas unidades no Brasil. Ela é uma balança de 8 pontos de medição. O curso de Educação Física do Campus Muzambinho tem o equipamento desde o início do ano e ela está disponível no Laboratório de Fisiologia.
Cafeteria-Escola
Já famosa na Semana Tecnológica, a Cafeteria-Escola tem filas o dia todo, tornando-se a atração mais procurada do evento. Além de servir café aos participantes, o projeto proporciona uma imersão no universo do café, apresentando diferentes métodos de preparo, como espresso, cappuccino, filtrado, prensado e diversas técnicas de extração e suas particularidades sensoriais.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, visitou a cafeteria e aproveitou para preparar e servir café aos seus colegas, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, o Presidente dos Correios, Fabiano Silva e o Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.
Texto: Monalisa Pereira / Dicom IFSULDEMINAS
Publicado: 28/11/2024
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