Evento Nacional
IFSULDEMINAS participa da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília
Enquanto a equipe do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) monta seu estande na 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), os visitantes já se aproximam para conhecer os projetos e experimentar o café produzido na instituição. O IFSULDEMINAS está representado por treze projetos, uma oficina de robótica e programação, a cafeteria-escola, a carruagem elétrica e o projeto IF Mais Empreendedor, que será apresentado em uma palestra aos participantes do evento, que ocorre entre os dias 26 e 28, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O IFSULDEMINAS chama a atenção desde a entrada, com a carruagem elétrica exposta aos visitantes, que fazem fila para tirar fotos no veículo, que inclusive faz parte da programação oficial do evento. Já quando entram na exposição, eles vão em busca de experimentar o café da cafeteria-escola, que já é conhecida do Ministro da Educação, Camilo Santana. Visitando o evento, Camilo Santana não apenas tomou o café como o preparou e serviu aos seus colegas, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, o Presidente dos Correios, Fabiano Silva e o Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.
Abertura marcada por fala de estudantes
Além das autoridades oficiais, dois alunos foram destaque na abertura oficial representando todos os estudantes da rede. Os alunos Stéfane Andrade, do CETEP Rio das Contas (BA), e Felipe Antônio de Andrade, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, falaram das oportunidades que a educação técnica trouxe a eles. “Buscando uma formação melhor e mais ampla, me arrisquei diante dos percalços e dificuldades a buscar uma escola técnica e profissional. Todos os dias acordo às 5 da manhã e saio da minha cidade para ir para o CETEP, o que são em torno de 30 km, em busca de uma formação que me prepare para o mercado de trabalho”, contou Stéfane.
Já Felipe destacou a interiorização da rede: “eu sou do campus Lajeado, que é um fruto da interiorização da rede federal, é a rede federal indo de verdade para o interior, levando uma formação técnica, como o curso que eu faço, de automação industrial integrado ao Ensino Médio. O IF é diferente porque oferece além da educação formal, experiências que nos preparam para a vida adulta, para a vida real, como a participação neste evento”.
O ministro Camilo Santana iniciou seu discurso pedindo palmas aos estudantes e falou da expansão dos institutos federais, além do compromisso com a consolidação da rede: “Pela primeira vez a educação foi incluída no Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), nós definimos um dos eixos como a consolidação dos campi já existentes, o que está faltando nos campi, se falta restaurante estudantil, laboratório ou até mesmo o campus, porque tem institutos federais que nem campus têm, que usam prédio alugado, então investimento para isso, mas também os jovens brasileiros cobram a oportunidade de ter acesso aos institutos federais, por isso a expansão”.
Destacando a fala dos estudantes, o ministro Marcio Macedo disse que gostaria de ter cursado um curso técnico: “Você vê os institutos federais públicos produzindo tanta tecnologia, tanto conhecimento, eu consegui me formar, fiz mestrado, mas na minha vida faltou ser de um instituto federal ou da escola técnica, porque se você começa jcom uma profissão, você tem capacidade de escolher o que você quer para mais adiante e ainda de se autossustentar, de ter uma profissão”.
Já a ministra Luciana Santos falou da importância da ciência para a democracia, “a voz da ciência, a voz das evidências, da pesquisa, da observação, da comprovação passam a ser uma necessidade imperiosa para que a gente também tenha uma qualidade de vida melhor e um país mais democrático”.
Para Marcelo Bregagnoli, a quarta semana da EPT "é um momento propício para análise da formação dos nossos jovens, provocados pela temática deste evento, que é inovação, inclusão e sustentabilidade, sobretudo com os projetos que estão sendo apresentados desta educação profissional e tecnológica que preza pela redução das diferenças econômicas e sociais e pela formação de pessoas no conceito crítico, criativo e humanista”.
Estudantes do IFSULDEMINAS compartilham suas experiências
O IFSULDEMINAS trouxe uma equipe de 48 integrantes, sendo 26 deles estudantes dos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos e Poços de Caldas. Para o estudante Luis Henrique Santos Nogueira, do curso Técnico em Agropecuária, do Campus Machado, que está no evento apresentando o Torrador de Café Stratto, desenvolvido pelo Polo Embrapii, a experiência de participação está sendo “muito bacana, pude aprender muitas outras coisas, vendo o pessoal apresentar outros projetos, é uma oportunidade muito boa de fazer network e conhecer outras pessoas”.
Já Cristielly Lilian Ramos Muniz é do curso de Educação Física, do Campus Muzambinho, e compõe a equipe do projeto da Balança de Bioimpedância. Para ela, “a experiência está sendo enriquecedora, porque além de trazer nosso projeto, estou tendo a oportunidade de conhecer o trabalho de outros institutos e eu tenho certeza que isso vai agregar na minha vida tanto profissional quanto pessoal”.
Texto: Monalisa Pereira / Dicom IFSULDEMINAS
Publicado: 27/11/2024
Redes Sociais