10 anos do campus Três Corações
Campus Três Corações celebra 10 anos
“Nós temos infinitas possibilidades de nos descobrirmos aqui dentro”, com essa frase, a estudante Giovana de Oliveira Carvalho resumiu todas as oportunidades que o Campus Três Corações oferece aos alunos. A declaração da estudante ocorreu na cerimônia de comemoração dos 10 anos do campus, no último dia 19.
Em um evento marcado pela presença de estudantes, servidores, equipe de gestão e autoridades locais, o Campus Três Corações celebrou seus 10 anos, bem como a transformação de campus avançado para campus pleno, que ocorreu em maio deste ano.
Na ocasião, estiveram presentes o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Cleber Ávila Barbosa, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica e ex-reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, o diretor-geral do Campus Três Corações, Carlos José do Santos, o assessor do deputado federal Odair Cunha e do deputado estadual Ulisses Gomes de Oliveira Neto, Vinícius Campos Luciano, a aluna do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Giovana de Oliveira Carvalho, o ex-diretor-geral do campus, Francisco Vitor de Paula e o ex-reitor e professor do IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini, que fizeram parte da mesa de honra.
A cerimônia também contou com a apresentação do Coral Vozes do Coração, do Campus Três Corações, que é composto por servidores, estudantes do campus e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Corações (APAE). Como parte das festividades, também houve o descerramento da placa que marca os 10 anos do campus. Para finalizar, foi servido um almoço, com direito a bolo, a todos os participantes.
A solenidade foi transmitida ao vivo pela TVIFSULDEMINAS e sua gravação pode ser conferida aqui.
Reconhecimento
“Os pioneiros pagam o ônus do desbravamento, mas só por eles a humanidade caminha no seu sentido progressista.” A frase citada pelo reitor Cleber Ávila Barbosa ilustra o reconhecimento aos servidores que fazem parte da história do campus nesses 10 anos, os quais foram lembrados em todos os pronunciamentos.
Em seu pronunciamento, Cleber também citou o apoio dos outros campi e da Reitoria: “Fizemos um esforço com o Colégio de Dirigentes, para que nós pudéssemos priorizar os dois campi novos e, de uma visão institucional altruísta, os diretores e diretora entenderam a necessidade de concentrarmos parte das vagas recebidas de docentes nos campi Três Corações e Carmo de Minas e assim foi feito, o Campus Três Corações irá receber 10 vagas”.
Oportunidade e Inclusão
O reitor também destacou as oportunidades que o campus oferece, compartilhando que ele mesmo foi aluno da instituição. Oportunidades essas que foram exemplificadas por Giovana: “Desde o início, não nos faltaram oportunidades, são projetos de olimpíadas, feiras de conhecimento, grupos de pesquisa, eventos culturais, semana de incentivo ao esporte e muitas outras atividades extracurriculares, que nos impulsionam a buscar conhecimento fora da sala de aula e nos mantêm conectados com o que temos mais afinidade e paixão, seja cantar, tocar um instrumento musical, participar de competições esportivas, escrever e até formar equipes para ir atrás de algumas medalhas. Resumindo, temos infinitas possibilidades de nos descobrir aqui dentro e isso é incrível”.
Giovana também falou do trabalho de inclusão desenvolvido pelo campus: “Também não poderia deixar de falar sobre a excelência do trabalho de inclusão que é realizado dentro do campus. Atualmente são poucas as escolas e universidades que se adaptam para receber alunos com deficiência ou ação de vulnerabilidade social, por isso deixo meus elogios e prestígio a todos os profissionais que atuam nessa área aqui do Instituto e promovem uma educação igualitária a todos os estudantes".
A inclusão também foi citada na fala do secretário Marcelo Bregagnoli: “No coral a gente consegue visualizar de pronto, de uma forma muito intensa, o que nós somos, o que um instituto federal é, o processo de inclusão, de equidade, de oportunidades”, referindo-se aos estudantes da APAE que fazem parte do coral.
Números que falam por si
O diretor-geral do Campus Três Corações, Carlos José do Santos, falou da história “rica e inspiradora, construída por muitos que sonharam alto, que acreditaram na força da educação como um vetor de transformação social”. E para ilustrar, citou alguns números importantes na história do campus, referindo se aos estudantes formados pelo campus:
-
♦ 622 Técnicos em Administração
-
♦ 263 Técnicos em Comércio
-
♦ 69 Técnicos em Enfermagem
-
♦ 354 Técnicos em Informática
-
♦ 180 Técnicos em Logística
-
♦ 471 Técnicos em Mecânica
-
♦ 49 Técnicos em Segurança do Trabalho
-
♦ 463 Especializações e pós-graduações
-
♦ 6.850 formações em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)
Para Carlos, “essas formações beneficiam os cidadãos da nossa cidade, essas iniciativas não são apenas projetos de capacitação, são esforços que ajudam a fortalecer o tecido social e a promover uma sociedade mais inclusiva e preparada para os desafios do futuro”.
Parcerias
As parcerias foram bastante citadas nos pronunciamentos, em especial, a parceria com a Prefeitura do município e a Receita Federal. “Eu digo muito que se não fosse a parceria da Receita Federal, o último carro adquirido pelo IFSULDEMINAS foi no final da gestão do Pedini (reitor em 2010-2014), que ainda tinha um certo recurso. De lá para cá, a gente passou por uma situação muito complexa, se não fosse a parceria com a Receita, a gente talvez não tivesse veículos para poder fazer nem vistorias nas obras”, pontuou o secretário e ex-reitor Marcelo Bregagnoli.
O secretário também lembrou da aquisição do espaço Complexo do Atalaia pela Prefeitura, que foi doado ao Instituto. Já o diretor-geral do campus citou as parcerias que são realizadas na oferta de capacitações: “Nós atuamos também atendendo a demandas das prefeituras da nossa região, o que demonstra o nosso compromisso em qualificar pessoas tanto local quanto regionalmente”. Esse impacto regional é resultado direto das parcerias que construímos ao longo do tempo, parcerias que são fundamentais e que hoje quero reforçar como essenciais para o futuro, essas colaborações nos permitem desenvolver projetos de grande relevância para a sociedade’.
Uma história marcada por desafios
Em sua fala, o ex-diretor e professor aposentado, Francisco Vitor de Paula, lembrou dos desafios enfrentados na trajetória da instituição: “A história do nosso campus se mistura com a da rede federal, lá atrás, a gente dava aulas na sala do secador de café, na garagem dos ônibus, não havia salas suficientes, hoje temos equipamentos, salas equipadas. Mas isso não impediu que tivéssemos qualidade, prova disso é o nosso secretário aqui sentado que fez parte dessa turma que participou dessas aulas no banco de um secador de café”, referindo-se ao secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli.
Sérgio Pedini endossou a fala de Francisco e disse que o campus existe porque optaram por implantá-lo mesmo sem ter toda a infraestrutura completa, “Quais seriam os dois caminhos: num caminho, a gente implanta um campus passando por tantos momentos difíceis, precários, para só depois alcançar algo ideal. Outro caminho seria primeiro conseguir essa infraestrutura, esse pessoal, consolidar a infraestrutura primeiro e aí sim iniciar o campus. Nós optamos pela primeira e hoje estamos aqui comemorando 10 anos”.
Investimentos
Durante as comemorações, foi anunciado que o Ministério da Educação (MEC) concretizou a transferência de 1,5 milhão e meio para a construção da biblioteca, por meio de TED.
Com a alteração do status para campus pleno, aguarda-se o recebimento de outras vagas de docentes e técnicos administrativos, devendo totalizar 40 docentes e 26 técnicos.
O reitor finalizou lembrando que na semana passada receberam a doação do imóvel onde será instalado o novo Campus Itajubá.
Pelos olhos dos estudantes
Participando ativamente das comemorações, alguns estudantes do 2º ano do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio escreveram uma matéria sobre a cerimônia. Você pode acessá-las nestes links e conferir como eles perceberam a comemoração:
♦ De desacreditado local à referência de educação
♦ Campus do IFSULDEMINAS de Três Corações comemora 10 anos de história
♦ Uma década de transformações
♦ O melhor dia no IFSULDEMINAS
♦ 10 anos do Campus Três Corações do IFSULDEMINAS - uma história de transformações
♦ 10 anos do Campus Três Corações
Texto: Monalisa Pereira
Data: 21/11/2024
Redes Sociais