Ações do Vestibular 2025
IFSULDEMINAS amplia ações para divulgar o vestibular e convida a comunidade a participar
Comercial na TV aberta e outras ações amplificam a divulgação para atrair novos candidatos
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Diretoria de Comunicação, está mobilizando diversas ações para fortalecer a campanha do Vestibular 2025. O vestibular é um dos momentos mais importantes para o IFSULDEMINAS, pois representa a oportunidade de levar uma formação de qualidade e acessível à população, fortalecendo a transformação social e o crescimento institucional.
Com inscrições abertas até 14 de novembro, a campanha agora entra em sua fase final, marcado com a estreia de um comercial de TV, que começa a ser veiculado hoje, 08/11/2024, na emissora EPTV, afiliada da Rede Globo. O comercial será exibido em horários estratégicos, incluindo jornais locais, e, também, em horário nobre, durante a novela das nove, alcançando, assim, uma audiência ainda mais ampla para o vestibular. Este ano também foi retomada a utilização dos outdoors, para aumentar a visibilidade nos municípios onde a instituição está presente.
A diretora de comunicação, Jacssane Andrade, reforça que o sucesso de um vestibular depende do envolvimento de todos. “A participação de cada um é fundamental, seja levando um folder para casa, para mostrar a um sobrinho ou compartilhando informações em grupos de amigos. O sucesso de um vestibular só é possível com o envolvimento de todos e com um olhar atento e ações concretas em todas as fases — desde a divulgação, passando pela acolhida do novo estudante, as ações de permanência e êxito, a estruturação dos cursos, entre tantas outras iniciativas,” afirma Jacssane.
Comunicação integrada: multiplicando o impacto da campanha
O IFSULDEMINAS, ciente da importância de alcançar o público de várias formas, investiu em uma comunicação integrada, que envolve tanto mídias digitais, quanto meios de comunicação tradicionais. Abaixo, veja as principais ações que compõem a campanha:
-
• Comercial na TV: A partir de hoje, o comercial será exibido pela EPTV, estreando no Jornal da EPTV 1ª Edição, além de outros jornais e também em horário nobre, durante a novela das nove, alcançando uma audiência ampliada e diversificada.
-
• Outdoors: 17 outdoors foram instalados nas cidades dos campi e regiões próximas, promovendo ainda mais a marca IFSULDEMINAS.
-
• Rádio: Com presença em 50 emissoras de rádio, espalhadas em 19 cidades da região, a campanha está prevista para alcançar ouvintes de diversas localidades, totalizando mais de 6 mil inserções até o fim do período de inscrições.
-
• Redes sociais (Instagram e Facebook): O IFSULDEMINAS mantém uma presença estratégica e ativa nas redes sociais, com mais de 20 anúncios que engajam e informam candidatos em potencial. As publicações incluem conteúdos institucionais que abrangem todas as regiões, além de materiais específicos para cada campus, segmentados por localização e público.
-
• Dinâmica Premiada: Lançado no perfil do Instagram do IFSULDEMINAS, a Dinâmica Premiada: "Estudar no IFSULDEMINAS é a melhor escolha porque......" fez parte de uma série de atividades realizadas entre os dias 11 e 25 de outubro, como parte da Campanha de Dia das Crianças, e teve como objetivo principal incentivar o engajamento do público nas redes sociais do IFSULDEMINAS, além de promover a instituição e divulgar o vestibular 2025/1º semestre.
-
• Influencers do projeto IF no Flow: Outra inovação na campanha deste ano é a ampliação do projeto IF no Flow, permitindo que influencers de diferentes unidades produzam conteúdos específicos para o vestibular.
-
• Mídia espontânea: A campanha também inclui contato com veículos de mídia, para assegurar espaços gratuitos em entrevistas de rádio e TV, ampliando ainda mais o alcance e visibilidade do vestibular.
-
• Eventos e visitas escolares: A proximidade com a comunidade local é fortalecida com a realização de visitas a escolas e eventos, promovidos nos municípios dos campi por meio das Comissões Permanentes de Seleção (Copeses) e voluntários dos campi, além de eventos importantes, como o IF de Portas Abertas, que atraem estudantes para conhecer as diversas oportunidades oferecidas pela instituição. Essas ações são em parceria com as Copeses, com as Assessorias de Comunicação (Ascoms) dos campi, com a Diretoria de Ingresso e com o apoio de diversas pastas, a fim de alcançar um número expressivo de futuros alunos.
Para atender melhor os candidatos, o IFSULDEMINAS também oferece uma série de materiais e ações de apoio, como o Manual do Candidato, Lives de tira-dúvidas, E-book do Candidato, entre outros. Esses recursos facilitam o entendimento do processo e ajudam o candidato a se preparar para cada etapa da seleção.
O reitor do IFSULDEMINAS também reforça o impacto das ações. "O vestibular é nossa maior prioridade. É o ponto de partida para a formação de cidadãos que irão transformar suas realidades e contribuir para o desenvolvimento da nossa região. Por isso, convido a todos nossos estudantes e colegas servidores a se envolverem nesse processo. Cada novo aluno significa para nós um novo começo de transformação” afirma.
Confira algumas ações simples que você pode fazer e que podem mudar a vida de outra pessoa:
-
• Compartilhe os posts oficiais do IFSULDEMINAS em suas redes sociais;
-
• Curta ou comente algum post nas redes sociais oficiais do IFSULDEMINAS da Reitoria e/ ou do seu campus para auxiliar no engajamento.
-
• Envie links e informações sobre o vestibular em grupos de WhatsApp;
-
• Entregue um folder para um conhecido ou deixe em um comércio que você frequenta;
-
• Converse com amigos e familiares sobre as oportunidades oferecidas pela instituição;
-
• Afixe adesivos do vestibular em seus veículos;
-
• Faça uma foto ou vídeo falando ou mostrando algo sobre o IFSULDEMINAS e marque o @ifsuldeminas
-
• Baixe um de nossos conteúdos e divulgue em suas redes sociais ou grupos de Whatsapp.
Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 08/11/2024
Redes Sociais