iESGo 2024

IFSULDEMINAS é a instituição da Rede Federal melhor classificada no iESGo 2024

Novo índice do TCU avaliou a adoção de práticas sociais, ambientais e de governança por órgãos federais

iesgo capaO Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é a instituição com as melhores práticas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) entre todas as 42 unidades da Rede Federal. A informação veio do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio da divulgação dos resultados do Índice de Eficiência e Sustentabilidade da Governança (iESGo) no fim do mês de setembro. Os dados do iESGo 2024 são públicos e podem ser acessados no site do TCU.

O Índice iESGo substituiu o Índice Integrado de Governança e Gestão públicas (iGG) para incluir parâmetros de sustentabilidade social e ambiental na avaliação dos processos de governança e gestão organizacionais, a fim de acompanhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O iESGo foi aplicado pela primeira vez neste ano e avaliou 387 organizações públicas federais, dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

O IFSULDEMINAS no índiceiesgo

A pontuação alcançada pelo IFSULDEMINAS no iESGo 2024 foi de 0.763, em uma escala que vai até 1. Com este valor, além de figurar no topo do índice na Rede Federal, o IFSULDEMINAS ocupou o 15º lugar do ranking entre as 115 instituições federais de ensino, incluindo aqui os institutos federais e as universidades federais e se posicionou como o 82º colocado geral entre todas as 387 instituições analisadas pelo índice do TCU.

fotovoltaicaO reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, comemorou os resultados do Instituto no iESGo 2024 e ressaltou que o índice vem publicizar e reforçar o comprometimento e os esforços institucionais sobre a pauta: “É com grande orgulho que recebemos o resultado do iESGo 2024, no qual alcançamos o primeiro lugar entre os Institutos Federais. Este reconhecimento é fruto do esforço conjunto de toda a nossa comunidade, evidenciando nosso compromisso com práticas de excelência em governança, sustentabilidade, integridade e inovação".

Cálculo do iESGo 2024

De março a abril de 2024, foi feito o levantamento de dados por meio de questionário autoavaliativo, enviado às organizações. Foram respondidas 592 questões sobre os temas: Liderança; Estratégia; Controle; Gestão de Pessoas; Gestão de Tecnologia da Informação e da Segurança da Informação; Gestão de Contratações; Gestão Orçamentária; Sustentabilidade Ambiental; e Sustentabilidade Social. A pontuação geral da organização no iESGo 2024 corresponde à média dos pontos alcançadas em todas as dimensões analisadas.

Destaques institucionais

O IFSULDEMINAS teve destaque, principalmente, em três dimensões do iESGo 2024. Na dimensão que avalia as ações de Sustentabilidade Ambiental e Social de forma integrada, o Instituto conquistou o 58º lugar geral entre as 387 organizações analisadas, obtendo 0,852 de pontuação.iESGo IFSM

A pontuação elevada do IFSULDEMINAS nesta dimensão se destaca frente ao diagnóstico levantado pelo TCU, que apontou, entre os aspectos pesquisados, que cerca de 60% das organizações avaliadas não possuem equipe ou responsável com dedicação integral para tratar da sustentabilidade ambiental. Entre os outros 40%, metade não possui apoio das lideranças nas políticas e ações voltadas para o tema. "No IFSULDEMINAS, a Coordenadoria de Sustentabilidade, criada em 2019, conta com o apoio da alta gestão, das diretorias dos campi e de toda a comunidade acadêmica, quando das demandas que surgem. Quanto às ações de sustentabilidade, as pró-reitorias e os campi desempenham um papel fundamental na criação e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, com atuação de professores, técnicos e principalmente alunos", destacou o coordenador de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, Leonardo Manso.

Outros destaques do IFSULDEMINAS vêm da dimensão Gestão Orçamentária, na qual o Instituto ocupou o 64º lugar geral, com 0.889 pontos, e da dimensão Gestão de Contratações, em que alcançou 0.778 pontos, ficando na 75º posição geral entre as organizações avaliadas.

Texto: Renata Cunha
Data: 10/10/2024

registrado em:
Aceitar todos
Recusar todos
Analytics
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.