Página inicial > Últimas notícias > Desenvolvimento de Equipes

Desenvolvimento de Equipes

Capacitação de Servidores no IFSULDEMINAS promove Desenvolvimento de Equipes

WhatsApp Image 2024 09 26 at 17.21.21

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), promoveu a capacitação "Desenvolvimento de Equipes" como parte de seu plano de trabalho para o ano de 2024. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), através do Programa Enap em Rede, que oferece cursos presenciais de curta duração para servidores públicos de diversas esferas do Poder Executivo.

PDGT2024MMSJ14425O curso aconteceu no audiório da Reitoria do instituto, entre os dias 24 e 26 de setembro, e reuniu 29 servidores, incluindo membros do IFSULDEMINAS, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Os servidores do IFSULDEMINAS foram indicados pelos Diretores-Gerais das unidades e, no caso da Reitoria, pelas chefias imediatas.

Segundo o professor do curso de Administração do Campus Passos, João Marcos Fernandino Evangelista, a capacitação é uma oportunidade valiosa para os servidores aprimorarem suas habilidades de liderança e gestão de equipes. "Então, constantemente a gente atua à frente de algumas equipes, seja na coordenação de curso, de núcleos ou de projetos, o que sempre demanda uma habilidade para lidar com colaboradores, internos ou externos. Estou bastante animado com o curso, acreditando que vamos colher bons frutos e transmitir isso para as equipes", afirmou.

PDGT2024MMSJ14427A capacitação, ministrada pelo professor Marcelo Camacho Silva, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, utiliza metodologias ativas e combina exposições teóricas com atividades práticas realizadas em grupo, utilizando ferramentas tecnológicas como Mentimeter e Miro. "A ideia do curso é que sejam experienciadas a formação de uma equipe, suas características e a identificação das melhores práticas para garantir sua efetividade. Além das características da equipe, a gente trata de comunicação, de conflito e dos principais desafios encontrados no dia a dia. A gente não sai com as soluções prontas, mas saímos com uma ideia de como interagir e dialogar com esses problemas, construindo soluções", destacou o professor.

Segundo Regiane Cristina Magalhães, diretora de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida do IFSULDEMINAS, eventos como este são fundamentais para o desenvolvimento contínuo dos servidores, promovendo não apenas o crescimento profissional, mas também o pessoal. "Essas capacitações fortalecem as equipes, aprimoram o desempenho institucional e, como consequência, elevam a qualidade dos serviços prestados à comunidade", afirmou a diretora.

A capacitação "Desenvolvimento de Equipes" reforça o compromisso do IFSULDEMINAS com o aprimoramento de suas equipes, contribuindo para a melhoria das competências institucionais e dos serviços públicos oferecidos.

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 26/09/2024