Página inicial > Últimas notícias > Curso sobre Inteligência Artificial

Curso sobre Inteligência Artificial

Capacitação em Inteligência Artificial envolve servidores e colaboradores de todos os setores da Reitoria

auditorio 2Na manhã desta terça-feira (10/09), foi ministrado o curso “Foco em Inteligência Artificial: agilidade e operacionalização” no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Setenta e quatro servidores, colaboradores e estagiários da unidade participaram da capacitação, com a proposta de integrar a Inteligência Artificial (IA) às atividades profissionais e educacionais dos setores onde atuam.

A oferta foi uma iniciativa do Gabinete do reitor e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o apoio de outros setores da unidade, e foi ministrada pelos professores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Raymundo Ferreira Filho e Luis Otoni Meireles Ribeiro. Os docentes já estiveram em outros momentos no IFSULDEMINAS, compartilhando conhecimentos e técnicas de adoção e aplicação da IA no contexto educacional com a equipe de gestão de todas as nove unidades do Instituto, realizada no Campus Machado nesta segunda-feira (09/09), e em capacitações e palestras nos Campi Poços de Caldas e Pouso Alegre.

Essa foi a primeira capacitação, focada em IA, realizada na Reitoria e destaca o compromisso do IFSULDEMINAS com a inovação e o desenvolvimento de seus recursos humanos em relação aos avanços tecnológicos. “Nosso objetivo com a capacitação dos gestores, na segunda-feira, foi muni-los com as ferramentas necessárias para transformar dados em conhecimento e tomar decisões estratégicas. A IA, nesse contexto, é uma aliada poderosa para otimizar processos e identificar novas oportunidades de negócio. Já com o curso desta terça-feira, na Reitoria, buscamos democratizar o conhecimento da ferramenta e como ela pode ajudar no processo de automatização de tarefas repetitivas, liberando tempo para atividades mais criativas e estratégicas”, explicou a coordenadora de Integridade e Controle Interno do IFSULDEMINAS, Pâmela Hélia de Oliveira.

Uma das participantes do curso foi a servidora Mayara Lybia Silva Muniz. Ela atua na Coordenadoria de Ações Inclusivas do IFSULDEMINAS e percebe a IA como uma ferramenta valiosa para promover a acessibilidade e a personalização do aprendizado. “O curso aumentou minha segurança no uso da IA e proporcionou uma compreensão mais aprofundada de como as IAs podem ser integradas à tecnologia assistiva, oferecendo soluções adaptativas para diversas condições de aprendizagem. Vejo a possibilidade de uso dessas ferramentas para criar recursos didáticos mais inclusivos e personalizar o apoio de acordo com as necessidades específicas dos estudantes”, contou a servidora.

Conteúdo do cursoprofessores

Durante o curso, na Reitoria, foram apresentadas algumas ferramentas e estratégias para a utilização da IA visando ao aumento da eficiência operacional e otimização de tarefas. Os participantes tiveram a oportunidade de entender como realizar a configuração de prompts (comandos) assertivos e individualizados para alcançarem os resultados esperados com a adoção da IA. Na sequência, testaram os comandos na prática, explorando plataformas generativas de IA para, por exemplo, gerar mapas mentais e criar conteúdo para suporte e adequação das tecnologias assistivas disponíveis no meio online.

Os participantes experimentaram três grandes plataformas de inteligência artificial generativas, todas hoje em uso em nível internacional. Foram elas: o ChatGPT (da OpenAI), o Claude (da Anthropic) e o Gemini (do Google). “A escolha dessas plataformas deve-se ao seu uso nas instituições de ensino e pesquisa, em processos gerenciais e acadêmicos, e para o ganho de produtividade para a melhoria da qualidade do trabalho e capacitação contínua dos servidores. Em última instância, a gente busca a melhoria da qualidade do setor educacional do serviço público brasileiro”, descreveu o professor Raymundo Ferreira Filho.

Sobre a importância de difundir os conhecimentos sobre a IA e suas ferramentas entre os servidores das instituições da Rede Federal, o docente Luis Otoni Meireles Ribeiro complementou. “Primeiro, para que a gente possa ter uma clareza do que que a IA consegue fazer e o que ela não consegue fazer. Sem essa apropriação experimental, nós vamos ser guiados, conduzidos ou até iludidos por pessoas que sabem usá-la, aqueles de boa fé, mas também aqueles de má fé. Então, é preciso conhecer, fazer o uso ético, se apropriar dos recursos, entender as limitações para que a gente possa realmente fazer um uso da IA com tomada de consciência”, ressaltou o professor.

O que vem por aí

De acordo com a Proex, novos cursos sobre IA serão disponibilizados, em breve, para ampliar a oportunidade de acesso à comunidade interna e externa. “Vamos planejar a possibilidade de oferecer um curso de nível intermediário para proporcionar ainda mais aprofundamento e aplicabilidade prática da IA para servidores e colaboradores. Haverá também a oferta de cursos na modalidade MOOC. Serão três cursos focados em IA: Curso de IA Nível Básico, Curso de IA Nível Intermediário, e Curso de IA voltado à acessibilidade, que atenderão tanto a comunidade do IFSULDEMINAS quanto a comunidade externa, com previsão de lançamento em outubro deste ano”, revelou a diretora de Extensão, Michelle da Silva Marques.

Capacitação dos gestores

Capacitação dos servidores e colaboradores da Reitoria

Texto: Renata Cunha
Data: 12/09/2024