Página inicial > Últimas notícias > XXIX Maratona de Programação

XXIX Maratona de Programação

Equipes do IFSULDEMINAS vencem a 1ª fase da XXIX Maratona de Programação

Campus Muzambinho foi uma das sedes da etapa regional da competição

WhatsApp Image 2024 09 03 at 17.03.07 7No último sábado, dia 31 de agosto, o Campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) sediou a primeira etapa da XXIX Maratona de Programação. O evento é destinado a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). Segundo o site da maratona, "a competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A cada ano, observa-se que as instituições de ensino e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam do evento".

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona é uma competição classificatória (em duas fases) para a final Latino Americana do International Collegiate Programming Contest (ICPC). A primeira fase (etapa regional classificatória) é disputada em várias sedes distribuídas por todo o país e os melhores times de cada sede classificam-se para a final brasileira da competição. A fase final brasileira será em João Pessoa - PB, de 8 a 10 de novembro, com a participação de 66 equipes classificadas nessa fase regional.

Em todo o país, as etapas regionais contaram com 872 equipes de 223 escolas de todo o Brasil. De um total de 30 equipes formadas por alunos de cinco instituições do Sul de Minas, o IFSULDEMINAS inscreveu nove equipes do Campus Muzambinho e seis equipes do Campus Poços de Caldas. Ao todo, o IFSULDEMINAS conquistou oito medalhas, sendo quatro de ouro.

Equipes medalhistas do IFSULDEMINAS:

Amigos do Mortandela - Campus Muzambinho
Posição: 1º lugar (Medalha de ouro)
Alunos: Luiz Ricardo Ferlin Alves, Matheus da Silva Romualdo e Ygor Ribeiro Costa

Bolo de Pote R$1,50 - Campus Poços de Caldas
Posição: 2º lugar (Medalha de ouro)
Alunos: Nathan Augusto Rufino, Rafael Carvalho Ferreira e Vinícius Mari Marrafon

Veneninho - Campus Muzambinho
Posição: 3º lugar (Medalha de ouro)
Alunos: Gabriel Ribeiro Rodrigues, Jean Ferreira Dias e Yasmin Pereira Pasqua

3 WA em Muzambinho - Campus Muzambinho
Posição: 4º lugar (Medalha de ouro)
Alunos: Eliandro de Souza Junior, Luana Samara Nogueira de Castro e Tiago Fernandes Moraes

Algoholics - Campus Muzambinho
Posição: 7º lugar (Medalha de prata)
Alunos: Alex Martins da Silva, Erik Bolonha Abdala e João Paulo Lucio Aparecido

Bug Busters - Campus Poços de Caldas
Posição: 8º lugar (Medalha de prata)
Alunos: Antonio Pacheco Gerim Ribeiro, Felipe Gomes Silveira e Stephanie Accorinte Veras

Araras do Straus - Campus Poços de Caldas
Posição: 10º lugar (Medalha de bronze)
Alunos: Ana Carolina Fuentes, Gianlucca Sagio e Samuel de Mello Cagnani

Nbrz++ - Campus Poços de Caldas
Posição: 12º lugar (Medalha de bronze)
Alunos: Gabriel de Freitas, Luis Felipe Monteiro Ferreira e Thiago Magarotto Sernaglia

Prova

Na competição, os times são compostos por três alunos, que devem tentar resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos cerca de 12 problemas que lhes são entregues no início da competição. Os competidores de cada time devem colaborar entre si para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição.

De acordo com o professor dos cursos de Ciência da Computação e Técnico em Informática, Ricardo José Martins, "os alunos tiveram a parte da manhã para o aquecimento e o período das 14 às 19 horas para a disputa. A maratona em si consistiu na resolução de um caderno com 12 problemas e na sugestão de algoritmos que os solucionassem".

Para mais informações sobre a competição, acesse o site: https://maratona.sbc.org.br/index.html.

Texto e fotos: Ascom Campus Muzambinho
Revisão: Dicom