Curso FIC - Aula inaugural
Aula inaugural do curso FIC “Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva” será transmitida pela TV IFSULDEMINAS
Na próxima segunda-feira, dia 02 de setembro, às 19h, acontece a aula inaugural do curso "Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva" da Rede Nacional de Formação de Profissionais da Educação (Renafor), projeto que faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFSULDEMINAS.
Com a palestra: “Educação Inclusiva: como instituí-la? O papel da escola na produção da inclusão social e da emancipação ética”, ministrada pelo Professor Doutor César Nunes – especialista em Filosofia, História e Pedagogia, o evento será online e terá transmissão ao vivo pela TV IFSULDEMINAS, o canal do Instituto no Youtube.
Para o coordenador do curso, o pedagogo Fábio Brazier, que também é licenciado em Educação Especial e Inclusiva, "a participação nessa aula inaugural é uma oportunidade de conhecer a proposta e organização e diretrizes do curso, além de já se constituir como um momento formativo das temáticas que serão abordadas ao longo de toda a formação", comentou.
A aula inaugural será aberta a todos os interessados, independentemente de estarem matriculados no curso, através da plataforma Youtube. Clique aqui para acessar.
Quem é Cesar Nunes?
Licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, César Nunes foi professor da Educação Básica e Coordenador Pedagógico em Escolas da Educação Fundamental e Média. Concluiu o Mestrado em Filosofia da Educação, defendeu o Doutorado em Filosofia e História da Educação em 1996 e apresentou sua tese de livre-docência na área de Filosofia (ÉTICA) em 2006. Atualmente é professor Titular da Faculdade de Educação da UNICAMP na área de Filosofia da Educação. Foi Coordenador do Centro Cultural de Inclusão e
Integração Social da UNICAMP e assessor da Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP de 2009 a 2012. É Coordenador Geral (Líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDÉIA. Orientou 65 dissertações de mestrado e 43 teses de doutorado. Escreveu 35 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. É um dos mais destacados palestrantes e conferencista em Educação no Brasil.
Sobre o projeto
O curso de Gestão Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva - Modalidade EaD tem o objetivo de promover a formação continuada de gestores(as) escolares das redes estaduais e municipais de ensino, a fim de potencializar e transformar os sistemas educacionais para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
O curso, que é ofertado na modalidade de ensino a distância (EaD) e de forma totalmente gratuita, é financiado pela Rede Nacional de Formação de Educação Continuada (Renafor) e oferecido obrigatoriamente para gestores, docentes e profissionais, atuantes na educação básica de instituições de ensino públicas do território nacional.
Texto: Giselle Viana
Data: 28/08/2024
Redes Sociais