Página inicial > Últimas notícias > Orçamento Institucional 2025

Orçamento Institucional 2025

MEC recompõe orçamento do IFSULDEMINAS para 2025 com aumento de 29,36% em relação ao orçamento atual

O aumento orçamentário foi conquistado devido aos indicadores institucionais

De acordo com o referencial orçamentário disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) e com os dados já cadastrados no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) nesta semana, foi liberada a previsão de orçamento para 2025 da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), que receberá um total de R$ 2,8 bilhões. Pelos dados informados, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) foi contemplado com um orçamento de R$ 73,5 milhões, o que equivale a cerca de R$ 16 milhões de recursos a mais para a instituição no ano que vem em relação ao orçamento atual.

O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, comemorou a notícia que assegura a continuidade e ampliação das oportunidades oferecidas pelo Instituto. “Esta recomposição irá viabilizar muitas outras oportunidades aos estudantes, como a oferta de cursos e vagas, bem como a execução de ações de assistência estudantil, pesquisa, inovação e extensão. Enfim, um conjunto de melhorias para a nossa instituição. Esta é uma merecida conquista alcançada graças aos nossos indicadores institucionais, fruto do trabalho dos nossos servidores”, destacou o reitor.

Orçamento para 2025 de cada unidade do IFSULDEMINAS

Os valores orçamentários anunciados ainda não contemplam os recursos de arrecadação própria. Quando englobados, irão constar na Lei Orçamentária Anual (LOA), que ainda será enviada pelo Executivo ao Legislativo neste semestre para ser sancionada. Se os parlamentares mantiveram o orçamento proposto pelo Governo Federal ao IFSULDEMINAS, os recursos serão divididos da seguinte forma entre as unidades:

orçamento unidades

Maior aumento orçamentário da Rede Federal

Pelos registros no SIOP, o IFSULDEMINAS foi a instituição da Rede Federal que teve o maior aumento percentual do orçamento para 2025: foram 29,36% de aumento sobre o orçamento atual. Apenas outras dez instituições, das 41 que compõem a Rede Federal, terão também o orçamento significativamente ampliado. As demais vão manter o valor do orçamento deste ano com acréscimo de 0,3140582%.

Para fechar esses valores, o MEC utilizou a atual Matriz de Distribuição Orçamentária da Rede Federal (Matriz Conif). A matriz é um instrumento de distribuição anual de recursos orçamentários (Custeio e Capital) e Assistência Estudantil entre as instituições pertencentes à Rede Federal. Para calculá-la, utiliza-se o conjunto de dados acadêmicos que são informados pelas instituições por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e consolidados na Plataforma Nilo Peçanha (PNP). A matriz orçamentária de um dado ano é sempre elaborada com dados da PNP do ano anterior.

Contudo, conforme o pró-reitor de Administração do IFSULDEMINAS, Honório José de Morais Neto, a distribuição orçamentária dos últimos seis anos esteve baseada em indicadores institucionais referentes a 2018. “A Matriz Conif não rodava desde aquele ano. Com isso, os dados institucionais, atualizados pelo Instituto ano a ano, não estavam sendo considerados pelo MEC. O reflexo disso foi um orçamento enxuto para o IFSULDEMINAS mesmo frente à evolução dos seus indicadores”, explicou o pró-reitor.

Com a utilização pelo MEC da Matriz Conif atualizada, a partir dos dados referentes a 2023, os indicadores do IFSULDEMINAS foram decisivos para que a instituição recebesse o maior aumento orçamentário da Rede Federal para 2025. O indicador que mais influenciou o valor do orçamento foi a quantidade de matrículas na instituição, tanto no ensino presencial como a distância. Em 2023, eram 61.939 estudantes matriculados no ensino técnico e superior, nas especializações e em cursos de qualificação profissional no Instituto. Um salto em comparação com o número de matrículas em 2018, que era de 26.276.

Texto: Renata Cunha
Data: 15/08/2024