Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PROAD > Manual de Classificação da Despesa Pública do IFSULDEMINAS

Manual de Classificação da Despesa Pública do IFSULDEMINAS

PROAD lança Manual Institucional de Classificação da Despesa Pública do IFSULDEMINAS

56ECA907 574D 4CB6 81D5 979C950816BB 1Na última semana, a Pró-Reitoria de Administração do IFSULDEMINAS apresentou o Manual Institucional de Classificação da Despesa Pública. Ele contém orientações técnicas para a classificação orçamentária, por natureza de despesas, que são realizadas pelo instituto. O trabalho durou seis meses e foi conduzido pela Coordenadoria Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade, com a colaboração de uma equipe composta por membros de todos os campi e Reitoria.

Os estudos iniciaram com o levantamento das despesas do exercício de 2019, nos campi e Reitoria. Depois, as classificações orçamentárias foram analisadas e ordenadas segundo legislações e manuais da Secretaria de Orçamento Federal (SOF). Assim, resultaram em uma tabela de padronização para os principais itens de consumo e de capital adquiridos pelo instituto. O documento traz informações sobre áreas diversas como bolsas de estudo, auxílio a pesquisadores, materiais de consumo, educativo, esportivo, medicamentos, materiais de TI, etc.

MG 6084 002Para o reitor, professor Marcelo Bregagnoli, “Ele norteia, dá referências e auxilia na tomada de decisões, em um trabalho conjunto de diversos servidores que aceitaram esse desafio. A todos os meus parabéns.”

MG 6082 001O pró-reitor de extensão, professor Cléber Ávila Barbosa, pontuou que “Na extensão temos o trabalho direto com a comunidade e os projetos, muitas vezes, demandam aquisições diversificadas, que envolvem muitos processos. Acredito que o manual contribuirá não só para a extensão, mas com todos os setores do instituto, com maior agilidade”.

Normatização dos entes da Federação

MG 6103 001Os entes federados são obrigados a adotar os padrões indicados pela Lei 4.320/64, as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, definidas no Manual Institucional de Classificação da Despesa Pública (MCASP), e a recorrente orientação dos órgãos de controle para que as entidades tenham seus procedimentos padronizados. “Um dos objetivos da PROAD é fazer com que os processos sejam mais dinâmicos, rápidos e eficientes. Com o manual, temos mais uma ferramenta para nos auxiliar.”, destacou o pró-reitor de administração, Honório José de Morais Neto.

O objetivo é que o material contribua ao aperfeiçoamento dos procedimentos contábeis e administrativos de cada campus, bem como de todo o instituto. Devido à dinâmica que envolve a execução das despesas públicas, ele será revisado e atualizado periodicamente.

MG 7597 001A coordenadora geral de orçamento, finanças e contabilidade do IF, Elizângela Pimentel, destacou que a elaboração do trabalho oportunizou a equipe expor e sistematizar as principais dúvidas encontradas pelos setores que atuam na execução orçamentária. “Em conjunto, analisamos e discutimos tais questões à luz da legislação, resultando no aprimoramento dos procedimentos, o que agregou valor ao conhecimento individual,  a partir do compartilhamento das experiências. Esperamos que a deste manual possa promover importantes ajustes nas classificações das despesas institucionais”, disse.

Texto: Ascom Reitoria
29/07/2020