Capacitação de servidores
Servidores da Pró-Reitoria de Administração e Auditoria Interna do IFSULDEMINAS participam de capacitação
Na última sexta-feira, 1º de setembro, servidores da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e Auditoria Interna do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram de uma capacitação sobre o Tesouro Nacional.
Ministrado pelo servidor Luiz Filipe Ribeiro Faria, coordenador orçamentário da Proad, o curso foi realizado durante o dia todo e teve ação prática. Os participantes puderam aprender mais sobre o Tesouro Nacional e agregar conhecimento aos seus respectivos setores.
O Tesouro Gerencial (TG) é o sistema de informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no qual são realizadas consultas analíticas aos dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e outros sistemas estruturantes do Governo Federal.
O curso teve como principal objetivo aprimorar habilidades práticas, para assim, possibilitar a realização de consultas ao Tesouro Gerencial. O pró-reitor de Administração, Honório José de Morrais Neto, comentou que a iniciativa levou em consideração a possibilidades de aproveitar o know-how de um servidor do setor, pensando em aprimorar os conhecimentos dos demais servidores da Proad e da Auditoria, sem gerar custos para o Instituto.
De acordo com Luiz Filipe, “o TG é um sistema imprescindível, portanto, atua como facilitador no trabalho executado pela equipe da Proad”.
“O curso foi muito importante para aprendermos a construir tabelas e relatórios de execução orçamentária e financeira das unidades do IFSULDEMINAS”, disse o coordenador-geral de Auditoria Interna do Instituto, Gabriel Filipe da Silva. “No caso da Auditoria, esse conhecimento poderá ser utilizado para a elaboração de relatórios e amostragem, para exames e acompanhamento da execução do orçamento, para eventuais apontamentos e assessoramento à gestão”.
Novas capacitações deverão ser realizadas pelo setor. O sistema do Tesouro Gerencial sofreu algumas modificações em agosto deste ano. Com isto, pôde simplificar e tornar mais dinâmica a comunicação com a Sistema de Tesouro Nacional, além de ser mais intuitivo. “É muito importante que se tenha em mente exatamente o que se quer extrair de um relatório, de forma a escolher adequadamente os filtros, atributos e métricas que serão utilizados. O uso constante do sistema auxilia muito na familiarização do usuário com suas diversas ferramentas”, finalizou Luíz Filipe.
Texto e Fotos: Ascom/ FSULDEMINAS - Reitoria
Data: 05/09/2017
Redes Sociais