Página inicial > Últimas notícias > Vestilbular 2024/2º Semestre

Vestilbular 2024/2º Semestre

IFSULDEMINAS abre 290 vagas para ingresso de novos estudantes no segundo semestre de 2024

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) está com 290 vagas abertas para ingresso de novos alunos em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e em cursos superiores. A seleção é para estudar nos Campi Machado e Muzambinho da instituição. As aulas começam no mês de setembro de 2024 e todos os cursos são presenciais e gratuitos.

Confira o quadro de vagas a seguir:

Carrossel Quadro de Vagas VESTIBULAR 2.2024 021

Inscrição

O período de inscrição no vestibular do IFSULDEMINAS vai de 08 a 26 de julho (às 17h59min) e, para realizá-la, o candidato deverá acessar este link.

Para os cursos superiores, será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 40,00. Entretanto, há a possibilidade da inscrição ser gratuita, desde que o candidato atenda aos requisitos apresentados no item 5 do edital e faça a solicitação ao IFSULDEMINAS de 8 a 12 de julho.

Para todos os cursos técnicos subsequentes, não haverá cobrança da taxa de inscrição.

Seleção

Para os cursos de nível superior, o candidato poderá optar entre realizar prova presencial (no dia 18/08) ou usar a nota que obteve no Enem, valendo as edições de 2016 a 2023. Os candidatos poderão se inscrever tanto para realização de prova, quanto para concorrência por meio das notas do ENEM, desde que realize o pagamento das duas taxas de inscrição.

Já para os cursos técnicos subsequentes, a seleção será por sorteio.

Ações afirmativas

Metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

Preparação

Os interessados em se preparar para o exame encontrarão as provas anteriores neste link. O Manual do Candidato, com todas as orientações sobre o Vestibular 2024/2º Semestre, está disponível aqui.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS

Publicado: 08/07/2024