Página inicial > Últimas notícias > SOS Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul

Mais 20 toneladas de doações são enviadas ao RS pelo IFSULDEMINAS, em parceria com o IFMG

56296bfa c25a 44ed ab54 8c0b16ef1c90Dando continuidade às ações de solidariedade ao Rio Grande do Sul, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) enviou mais 20 toneladas de doações nas últimas semanas. As doações estão sendo distribuídas aos institutos federais das regiões afetadas, que se encarregam da distribuição.

Desse total, 8 toneladas são do IFSULDEMINAS, resultado da parceria com a Receita Federal, e 12 do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que estão trabalhando juntos para ajudar o povo gaúcho.

Como parte dessa última ação, houve uma mobilização de costureiras voluntárias da cidade de Machado (MG), para a retirada de logomarcas de roupas e customização das peças apreendidas pela Receita Federal.

DSC 0205Foi realizada uma ampla campanha na comunidade local, com o apoio das paróquias na divulgação e parcerias com a iniciativa privada para aquisição dos materiais e apoio logístico.

Nos dias 27 e 28 de maio, foi realizado um mutirão no Campus Machado, com a participação dos servidores, alunos e comunidade externa, que realizaram a triagem, separação, catalogação e customização das roupas descaracterizadas. Nessa ocasião, foram priorizadas as roupas de inverno (casacos, moletons, blusas de linha), sendo produzidas 1.746 peças.

Rede Mineira de Apoio ao RS

WhatsApp Image 2024 06 07 at 20.08.22Foi criada uma rede de apoio mineira com o objetivo de estabelecer conexões entre instituições públicas, privadas e do terceiro setor, para desenvolver ações de ajuda humanitária e logística ao Rio Grande do Sul.

A rede criada tem recebido doações e a participação de voluntários de toda a população mineira.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa: "A colaboração entre o IFSULDEMINAS e o IFMG, dentro da Rede Mineira de Apoio, é um exemplo concreto de como a união de esforços pode gerar um impacto significativo e positivo. Trabalhar em conjunto com outras instituições e com a comunidade mineira não só reforça nosso compromisso com a responsabilidade social, mas também fortalece nossa capacidade de responder a situações de emergência e apoiar nossos irmãos gaúchos em um momento de grande necessidade. A solidariedade e o espírito colaborativo demonstrados aqui são a chave para superar desafios e reconstruir vidas"

Já o reitor do IFMG, Rafael Bastos, comentou que a construção dessa rede é fundamental porque aproxima diferentes atores da sociedade (públicos/privados) e possibilita que as doações da população cheguem a quem mais precisa, contribuindo para a reconstrução da vida de parte da população impactada. “A rede deve se manter ativa por um longo período, visto que teremos um grande caminho pela frente para a reconstrução das áreas atingidas”, explicou o professor Rafael.

Os Institutos do Rio Grande do Sul cuidam da distribuição das doações.

Confira as instituições que fazem parte da rede:

● IFSULDEMINAS (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais)

● IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais)

● IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul)

● IFSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense)

● IFFar (Instituto Federal Farroupilha)

● IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais)

● IF Sudeste MG (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais)

● IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

● Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

● Aeromot (Empresa de tecnologia aeronáutica)

● Receita Federal do Brasil

As outras ações da Campanha SOS Rio Grande do Sul podem ser conferidas neste link.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS

Publicado: 11/06/2024