Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Medalhas na OMIF
Início do conteúdo da página

Medalhas na OMIF

omif

 

IFSULDEMINAS conquista 3 medalhas na 6ª Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Uma de Ouro e duas de Prata! Essas foram as medalhas conquistadas por 3 alunos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) na 6ª Olimpíada de Matemática das Instituições Federais 2023 (OMIF), que aconteceu no dia 23 de maio de 2024 no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT - Campus Cuiabá). Com 305 participantes na 2ª fase da Olimpíada, Guilherme Reis De Lima, estudante do curso Técnico em Informática no campus Machado, ficou entre os 10 melhores colocados e conquistou sua primeira medalha de ouro. Mariana Naves Tana, aluna também do campus Machado e Thauan Stanziola Souza Vieira, estudante do curso Técnico em Informática do campus Poços de Caldas, foram classificados entre os 20 melhores e receberam medalhas de prata cada um.

WhatsApp Image 2024 05 29 at 16.27.01Gulherme contou como foi participar pela primeira vez de uma Olimpíada de Matemática e sua emoção em ganhar uma medalha de ouro. "Conheci pessoas novas, fiz novas amizades, conheci um estado novo, com costumes diferentes e ainda ganhei uma medalha de ouro. Fiquei muito feliz! Depois dessa experiência, percebi que além da competição, conhecer coisas novas mostra que vale a pena participar de outras competições". Segundo o estudante de 17 anos, para se preparar para a olimpíada ele utilizou um material com questões das provas de outras edições. "Recebi um material  através da professora Kátia que me ajudou muito. A prova não estava muito difícil, mas o tempo era "curto" para fazer todos as questões completas. Na hora eu não estava acreditando que tinha ganhado uma medalha, e de ouro ainda", concluiu entusiasmado.

Nesta 2º fase da OMIF, 13 estudantes dos 8 campi do IFSULDEMINAS participaram. Para a coordenadora do Clube da Matemática do IFSULDEMINAS - Campus Machado, professora Kátia Alves Campos, todos os alunos que foram para a segunda fase já são vitoriosos, pois foram classificados entre os melhores de todas as instituições federais participantes. "A premiação sempre é muito emocionante! Todos torcendo por todos! E não tenho palavras para descrever o sentimento do momento. Além das premiações, vale ressaltar a interação entre discentes, servidores... Entre todos! A participação em minicursos, palestras, contato com a cultura local. Enfim, um espaço de crescimento para todos",comentou.

WhatsApp Image 2024 05 29 at 16.27.03O aluno do curso técnico em Informática do campus Poços de Caldas, Thauan Stanziola Souza Vieira, recebeu medalha de prata e relatou que foi sua primeira participação em um evento como esse. "Foi uma experiência muito boa, muito bem organizado o evento, conheci bastante gente de outros estados e, apesar de estar muito ansioso, fiquei muito feliz e receber uma premiação. Foi muito gratificante", afirmou.

Já para a, agora, ex-aluna do curso Técnico em Informática do campus Machado - ela se formou em no final do ano passado - Mariana Naves Tana, a medalha de prata conquistada na OMIF 2023 entrou para a sua coleção, que já conta com 30 medalhas! "Já participei de muitas olimpíadas, sempre gostei. Foi incrível participar dessa OMIF. Eu tive a oportunidade de conhecer e fazer amizade com pessoas de todos os cantos do Brasil, conversar sobre nossas culturas e nos divertir. Além disso, pude conhecer o Mato Grosso e desfrutar da cidade de Cuiabá. Foi com certeza uma experiência inesquecível!", disse.

Mariana ainda contou que se apoiou em suas outras experiências em Olímpiadas para se preparar para o OMIF. Segundo ela, apesar da prova estar mais difícil e com o tempo mais acirrado, conseguir mais uma medalha foi gratificante. "Fiquei muito feliz em trazer mais uma medalha para o IFSULDEMINAS, é uma sensação de dever cumprido e retribuição por tudo que recebi", concluiu.

Para a viagem até o IFMT, em Mato Grosso, estudantes e professores representantes de cada campus embarcaram de avião, proporcionando mais um momento único na vida de jovens estudantes que ainda não tinha tido essa experiência. Um edital específico foi publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI) para apoiar a participação dos alunos, custeando as despesas de inscrição e hospedagem.

WhatsApp Image 2024 05 29 at 16.28.18O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, explicou que o institutito forneceu apoio com o translado, com as viagens aéreas e também fomentou a participação de docentes e servidores que acompanharam os estudantes. Para Cleber, essa participação é motivo de orgulho para todos. "Essa conquista é o reflexo da qualidade do ensino do IFSULDEMINAS aliado à dedicação de nossos estudantes. A instituição apóia e reconhece que é o momento de consagrar um trabalho que é feito no decorrer dos meses e dos anos. Parabéns aos estudantes por essa importante conquista pra eles e para nós", enfatizou o reitor.

Segundo o professor do campus Poços de Caldas, Renato Machado Pereira, responsável em acompanhar os estudantes do campus na OMIF, a Olimpíada tem um diferencial que é uma 2ª fase nos moldes de um evento, que proporciona um encontro de estudantes e professores de toda Rede Federal e que promove formação continuada na área de matemática."O IFSULDEMINAS conquistou 1 medalha de ouro e 2 medalhas de prata! Foi um resultado muito significativo e que demonstra o grande potencial dos nossos estudantes. E mesmo aqueles que não conseguiram conquistar uma medalha, só o fato de estarem na 2ª fase já são premiados e muito merecedores de elogios. A participação dos nossos estudantes na OMIF é uma oportunidade de conhecer outro Campus, outra cidade, outro estado, outra cultura, poder viajar de avião e conhecer outras pessoas do país todo com um gosto em comum: a matemática", concluiu.

Entenda a OMIF

WhatsApp Image 2024 05 29 at 16.27.06A OMIF foi criada em 2018, no chamado "Biênio da Matemática 2017-2018 - Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do Ensino, Pesquisa e Inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e tem como proposta estimular o interesse pela disciplina nos estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio.

A ideia de criar uma olimpíada de matemática da Rede Federal ganhou forma com a participação do IFSULDEMINAS e do IFRN na 4th International Youth Convention on Commerce & Economics (IYCCE), que ocorreu na Índia em outubro de 2017.

Tendo em vista a expansão da OMIF, na edição de 2021, a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi atualizada para a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais, permanecendo a sigla OMIF.

As provas são elaboradas por professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Federal, responsáveis por fomentar um banco de questões. Na primeira etapa, as provas das instituições participantes brasileiras são aplicadas em cada campus da Rede Federal, que tenha inscrições na OMIF, e são coordenadas por um representante local cadastrado como responsável pelo campus.

WhatsApp Image 2024 05 29 at 16.27.01 1A prova da 1ª fase é objetiva e contém 21 questões com 5 alternativas cada, sendo: sete questões de nível 1, valendo 3 pontos cada; sete questões de nível 2, valendo 4 pontos; e sete questões de nível 3, valendo 5 pontos. A 2ª fase ocorre de forma itinerante, sendo eleito a cada edição, o local que sediará a próxima OMIF.

Na 2ª fase, além da prova, os selecionados participam de palestras, minicursos, oficinas, mostra de jogos, dinâmicas, atividades culturais, cerimônia de premiação, entre outras ações.

Premiação

Na OMIF os melhores classificados recebem medalhas, sendo 10 medalhas de ouro; 20 medalhas de prata; 30 medalhas de bronze; 40 menções honrosas. Os estudantes que não se classificam nas categorias acima, recebem medalha de participação.

 

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 29/05/2024
atualizada em: 04/06/2024

registrado em:
Fim do conteúdo da página