Página inicial > Últimas notícias > Conquista: elevação a campus

Conquista: elevação a campus

As unidades de Carmo de Minas e Três Corações são elevadas a campus

Elevação dos campiOs dois campi avançados do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foram elevados a campus nessa quarta-feira, dia 7. Com isso, as unidades de Carmo de Minas e Três Corações irão dobrar o número de vagas de servidores, de 20 para 40 docentes e de 13 para 26 técnicos. Tal mudança refletirá na oferta de cursos, bem como na oferta de vagas a novos estudantes.

Dos 76 campi avançados do Brasil, apenas 18 conquistaram essa elevação. O reitor Cleber Ávila Barbosa destacou esse mérito: “Hoje é um dia memorável para o IFSULDEMINAS, porque é o reconhecimento ao trabalho e a todo o empenho realizado por toda a comunidade dos dois campi avançados, da direção, dos estudantes e da reitoria também, que não mediram esforços no decorrer dos anos, mesmo com as limitações orçamentárias e de número de servidores”.

O reitor Cleber também aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso da instituição, para que eles possam ampliar e fortalecer as condições de trabalho e também as oportunidades a toda a sociedade, principalmente aos estudantes.

O diretor-geral do Campus Carmo de Minas, professor João Olympio de Araujo Neto, ressaltou como era esperada essa elevação, “Durante exatos 10 anos, toda a comunidade aguardou por essa transformação”. Ele também destacou a atuação dos servidores do campus e de toda a instituição, bem como do reitor Cleber e dos ex-reitores, professores Sérgio Pedini e Marcelo Bregagnoli.

Além do aumento no número de servidores, João Olympio também ressaltou como essa expansão irá impactar a comunidade, “Com isso, poderemos ampliar nossa atuação em novos cursos, projetos e parcerias, proporcionando maiores oportunidades a todos aqueles que têm sede pelo conhecimento e pelo saber”.

O diretor do Campus Três Corações, professor Carlos José dos Santos, também destacou o comprometimento de toda a instituição, prefeitura e câmara municipal. “Essa conquista é fruto de um esforço coletivo em prol do ensino gratuito e de qualidade. A educação não é uma jornada solitária. Ela é construída de forma colaborativa, com o envolvimento de todos os atores. Juntos, superaremos obstáculos e pavimentaremos um  futuro promissor”, comentou o professor Carlos.

A previsão é que as novas vagas sejam recebidas em 2025, por meio de projeto de lei. A Portaria que elevou os campi pode ser conferida neste link.

Texto: Dicom / IFSULDEMINAS

Publicado em: 08/05/2024