Página inicial > Últimas notícias > Ex-reitor assume a Setec

Ex-reitor assume a Setec

Professor e ex-reitor do IFSULDEMINAS assume a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Posse2022 IFSULDEMINAS 120Nesta segunda-feira, 29 de abril, o professor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, foi nomeado para o cargo de Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Bregagnoli, cuja trajetória é reconhecidamente ligada ao desenvolvimento educacional na região, traz consigo uma vasta experiência com a qualidade e a inovação na educação, tendo sido aluno, servidor e gestor ao longo dos últimos anos na Rede Federal.

O professor Marcelo Bregagnoli já vinha desempenhando um papel de destaque na Setec desde março de 2023, atuando como Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal e Tecnológica. "Em minha trajetória, de 28 anos de serviço público, tive muitas oportunidades onde consegui me capacitar, seja em coordenação de cursos, seja em pró-reitorias, em coordenação de setor agrícola e como reitor. Todas essas experiências serviram de alicerce para que eu aceitasse o cargo de direção na Setec e acredito que o bom trabalho realizado neste último ano fez com que o Ministro enxergasse em mim uma pessoa bem preparada e capacitada a assumir a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Mais um desafio que assumo com o mesmo comprometimento de sempre e em busca de excelentes resultados para a edução profissional e tecnológica do país", comentou Brega.

A história do professor Marcelo Bregagnoli com o IFSULDEMINAS começou nos anos 80, quando iniciou seus estudos na então Escola Agrotécnica de Muzambinho, no curso Técnico em Agropecuária. Sua paixão pelo conhecimento e sua dedicação o levaram a conquistar uma vaga como docente no mesmo campus onde iniciou sua jornada acadêmica, desta vez na área de Ciências Agrárias, após aprovação em concurso público no ano de 1996. Em 2014, assumiu o cargo de reitor do IFSULDEMINAS, posição que ocupou por dois mandatos consecutivos, deixando um legado de progresso e inovação.

Posse2022 IFSULDEMINAS 153"É um momento simbólico para o IFSULDEMINAS! Esta conquista é o resultado do trabalho incansável do professor Marcelo ao longo de sua carreira no IFSULDEMINAS e na DDR/SETEC. Sua dedicação e compromisso foram fundamentais para sua ascensão a essa importante posição no cenário nacional da educação. Tenho certeza que hoje a Rede ganha uma grande liderança!", destacou o reitor Cléber Ávila Barbosa.

Trajetória profissional

• Coordenador de Unidade de Estudo e Produção - Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho - UEP (1997/2002)

• Professor nos cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos, Agronomia, tecnólogos em Cafeicultura e Agronomia e nos cursos de pós-graduação em Cafeicultura Sustentável e Segurança do Trabalho (2016-2020)

• Coordenador da Olimpíada Brasileira de Agropecuária desde 2010, sendo mentor na International Earth Science Olympiad (IESO) na Espanha (2014)