Página inicial > Últimas notícias > Reitoria Ativa - Apresentações nos campi

Reitoria Ativa - Apresentações nos campi

Apresentações nos campi

Reitor  do IFSULDEMINAS realiza série de apresentações sobre Balanço das Ações de 2023 e Perspectivas para 2024 em todos os campi

DSC 0057Desde o início de fevereiro, o Reitor Cleber Ávila Barbosa tem percorrido todas as unidades do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), como parte do projeto "Reitoria Ativa". Esse projeto tem como objetivo principal fortalecer os vínculos entre a administração central e os diversos campi, promovendo um diálogo aberto e transparente com toda a comunidade acadêmica.

O Reitor iniciou a série de visitas às unidades pelo Campus Muzambinho, dando início a uma jornada que percorreu todos os campi do IFSULDEMINAS, com a última apresentação no Campus Avançado Carmo de Minas, na data de ontem (20). A Reitoria também participou da apresentação no dia 07 de fevereiro.

Durante essas visitas, diversos temas cruciais foram abordados, como a relação com o governo federal, parlamentares e parceiros. Tem sido desenvolvido um trabalho intenso de busca por recursos extras, que resultaram em um montante superior a 23 milhões de reais em investimentos ao longo de 2023. Cada unidade também recebeu investimentos específicos, visando melhorias acadêmicas e de infraestrutura.

Cleber também compartilhou que, com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes), vem levando pautas importantes da rede ao governo. Assim, no ano de 2023, foram anunciados avanços significativos, como a recomposição de 20% no orçamento do custeio, aumento de 9% na remuneração dos servidores, ampliação do valor das bolsas e da alimentação estudantil, além da criação de mais vagas docentes.

Também foram apresentadas ações que impactam diretamente os servidores, como a atualização dos valores do Plano de Incentivo à Qualificação (PIQ) e a Política de Desenvolvimento de Pessoas. Já em relação aos alunos, foi apresentada a recomposição do orçamento do auxílio estudantil, anunciada pelo governo, atualizando os valores orçamentários de cada unidade.

e1bd9f23 b48f 4ba9 96e0 a7cfcfa7df2bOlhando para o futuro, Cleber Ávila Barbosa ressaltou as perspectivas de expansão do IFSULDEMINAS. Recentemente, o Governo Federal anunciou o novo campus em Itajubá e há planos de elevar os campi avançados à categoria de campus nível 1, ampliando, assim, a oferta educacional em diferentes regiões. Também foram apresentadas questões relacionadas ao vestibular e à ampliação de oportunidades em cursos, projetos e parcerias.

Para Cleber Ávila Barbosa, esse diálogo aberto com a comunidade acadêmica é fundamental: “Ouvir as demandas da nossa comunidade é essencial para o constante aprimoramento do IFSULDEMINAS. Acredito que esse espaço de diálogo não apenas permite que nós, gestores, conhecemos de perto as necessidades de cada campus, mas também nos capacita a buscar soluções eficazes em conjunto."

Texto: Jacssane Andrade / Dicom IFSULDEMINAS

Fotos: Ascom campi