Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Brasileiro de Canoagem
Início do conteúdo da página

Brasileiro de Canoagem

Com sete medalhas, Campus Muzambinho fica entre os 10 primeiros no Campeonato Brasileiro de Canoagem

Entre os dias 21 e 25 de setembro, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016 em Curitiba (PR). Para a competição, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho enviou para o Campeonato Brasileiro uma delegação com 14 atletas que disputaram em torno de 30 provas nas modalidades de canoa e caiaque. A comitiva foi acompanhada pelo Coordenador do Projeto de Canoagem do Campus, prof. Thales Bianchi.

Ao todo, o Campus Muzambinho conquistou sete medalhas, três de ouro, uma de prata e três de bronze. Com esse resultado, a pontuação geral colocou a delegação na 10ª melhor posição equipe geral. É o melhor resultado desde que participa do Campeonato Brasileiro. A evolução foi constante: passando de 28º em 2014 (01 ponto), para 17º em 2015 (60 pontos) e agora com o 10º melhor resultado (176 pontos). O número de atletas enviados para a competição também aumentou com o tempo: em 2014 foram com nove canoístas do Campus Muzambinho. Já este ano, foram enviados 14 atletas:

Maria Eduarda Batista Barbieri (02 ouros - Canoa)
Maria Laura Gonçalves (02 bronzes - Canoa)
Marcelo Carmessano (01 ouro - Paracanoagem K1)
Rafael Almeida Bastos (01 prata - Canoa C2)
Claudeir Aparecido de Lima (01 bronze - Canoa C2)
Bruno da Silva Vieira
David de Oliveira Ferraz
Deivid Silva Martins
Gabriel Henrique dos Santos
Luiz Felipe da Silva
Maykow Eduardo de Oliveira
Miguel Guilherme Pizza Lino
Wenderson Francisco do Nascimento
Yuri Donizete Santos de Souza


"Estamos melhorando nosso desempenho a cada ano e com a dedicação dos atletas em breve estaremos entre as cinco melhores equipes do Brasil", comentou o coordenador do Projeto de Canoagem do Campus Muzambinho, prof. Thales Bianchi. Ele também aproveitou para agradecer a colaboração dos bolsistas da iniciativa e, em especial, à professora voluntária, Diana Miranda. Atualmente, o trabalho tem o apoio de estudantes bolsistas do curso de Educação Física: Carolina Mara, Vanessa Perle, João Cesário, Marco Tulio, Gustavo Toledo, Alencar Henrique e Maria Laura.

Por meio de um edital de empréstimo de barcos da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o Campus Muzambinho ainda conseguiu dois barcos de fibra de carbono (foto ao lado) para serem usados nos treinamentos do projeto. Com o objetivo de promover talentos esportivos na modalidade Canoagem Velocidade, esse trabalho acontece a partir de uma parceria da instituição com a CBCa e o Ministério dos Esportes. Para isso, a comissão técnica recebe o apoio e suporte oferecido pelo Departamento de Ciências do Esporte da entidade por meio da atuação do prof. Dr. Heros Ferreira.

Sobre o Campeonato

O evento reuniu cerca de 360 atletas entre 37 delegações de todo o Brasil. Entre eles, estavam todos os canoístas que participaram das Olímpiadas Rio 2016: Isaquias Queiroz, Erlon Souza e Caio Ribeiro. Os canoístas do Campus conseguiram alguns registros fotográficos desses encontros e uma camiseta autografada pelos medalhistas olímpicos (confira nas fotos).

O Campeonato Brasileiro é o principal evento do calendário nacional. É usado como classificatório para o Controle Nacional para torneios internacionais e ele também define as Equipes Permanentes. Em suas categorias, as provas são divididas entre: Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, Open e Paracanoagem.

Além de somar pontos para o ranking nacional, que serve como critério classificatório para a equipe permanente e para as competições internacionais do próximo ano, os pontos também são válidos como requisito para o recebimento do Bolsa Atleta, programa de patrocínio do Ministério do Esporte. Para saber mais, clique aqui.

 

Texto: Lucas Constantino (Campus Muzanbinho)

Data: 26/09/2016

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página