Página inicial > Últimas notícias > 40ª Reditec e WCFP

40ª Reditec e WCFP

IFSULDEMINAS marca presença na 40ª Reditec e WCFP

Gestores aprovam “Carta de Vitória”, documento que questiona reforma do Ensino Médio e orçamento destinado à Rede Federal

A equipe de gestão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) viajou para Vitória (ES), na quinta-feira, 22 de setembro, para participar da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec, que acontece junto ao Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). Neste ano, o Instituto Federal do Espírito Santo é o anfitrião do evento que traz como tema “O Papel da Educação Profissional no Século XXI”. A abertura aconteceu na sexta-feira, 23, e recebeu representantes de mais de 20 países, além de alunos e gestores de instituições federais de ensino de todos os estados brasileiros.

No sábado, 24, foi realizada a Mostra de Experiências Exitosas, que reuniu os 10 melhores projetos implementados com sucesso nos institutos federais de cada categoria: Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. A assessora de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Narayana de Deus Nogueira Bregagnoli, apresentou o Programa de Mobilidade Estudantil como experiência de gestão.

Anualmente, o programa seleciona 30 estudantes de cursos superiores para intercâmbio de até seis meses no exterior em instituições estrangeiras conveniadas com o Instituto. Os intercambistas recebem auxílio financeiro para custear suas despesas de alojamento e alimentação. Ao todo, o programa já atendeu mais de 110 alunos desde sua criação.

“A apresentação foi uma grande oportunidade de trazer as experiências de mobilidade não só para os gestores da rede, como também para discentes e representantes internacionais. Mostrar resultados de nossos programas de internacionalização sendo efetivados é muito importante, uma vez que as ações se tornam referência na Rede. Nosso programa tem um importante papel social de inserção de alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica no âmbito internacional, trazendo oportunidades de crescimento pessoal e acadêmico”, declarou Narayana.

O evento também contou com a participação do pró-reitor José Luiz Andrade Rezende Pereira, coordenador do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Forpog). Ele foi responsável pela mediação da seção de experiências exitosas da área de pesquisa. Já o reitor Marcelo Bregagnoli participou como coordenador de uma das reuniões regionais, que ocorreram na segunda-feira, dia 26. Ele ficou responsável pela regional Sudeste, de onde saíram deliberações para serem apresentadas no balanço geral das atividades da Reditec.

Além dos servidores já citados, a equipe que representou o IFSULDEMINAS no Espírito Santo inclui os pró-reitores Carlos Alberto Machado Carvalho (Ensino), Cleber Ávila Barbosa (Extensão), Flávio Calheiros (Desenvolvimento Institucional) e Honório Moraes Neto (Administração); os diretores-gerais Carlos Henrique Reinato (Machado), Miguel Isaac Toledo del Pino (Inconfidentes), João Paulo de Toledo Gomes (Passos), Marcelo Botazzini (Pouso Alegre), Thiago Caproni (Poços de Caldas), João Olympio de Araújo (Carmo de Minas) e Francisco Vitor de Paula (Três Corações) e o chefe de Gabinete da Reitoria, Joarle Magalhães Soares, que foi convidado pelo Conif para integrar a equipe de cerimonial do evento.

O evento

Realizados em conjunto, o 8º Congresso Mundial da WFCP e a 40ª Reditec ocorreram na Praça do Papa, em um espaço montado exclusivamente para a ocasião, e contaram com a participação de cerca de mil pessoas. Na cerimônia de abertura, o presidente do Conif, Marcelo Bender, ressaltou a importância da Rede Federal, hoje com mais de 850 mil matriculados, para o desenvolvimento da educação no Brasil e enfatizou a importância do evento: “enxergamos nesse evento o marco dos balizadores que traçarão o futuro da Rede Federal. Cada passo adiante requer nossa profunda atenção”.

No encerramento da Reditec, os participantes (reitores, pró-reitores e diretores-gerais) aprovaram a “Carta de Vitória”, documento que oficializa junto ao Governo Federal e à sociedade a importância de se manter o projeto de ensino técnico e profissional iniciado em 2008, com a criação dos institutos federais. A carta também coloca em questão a reforma do ensino médio e as medidas que podem reduzir o orçamento destinado às instituições da Rede Federal. Leia aqui o documento na íntegra.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 27/09/2016