Página inicial > Últimas notícias > Intercambio em Portugal

Intercambio em Portugal

Portugal recebe estudantes do IFSULDEMINAS para intercâmbio de cinco meses

Na última semana, três estudantes do IFSULDEMINAS desembarcaram em Bragança, Portugal, para uma experiência de intercâmbio de cinco meses. Lara de Andrade Oliveira, Jorge Henrique de Souza Pedracini e Matheus Dalló Laira foram contemplados pelo Programa de Mobilidade Estudantil, em junho deste ano. O edital 24/2016 selecionou os alunos para estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com critérios definidos pela Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS e analisados e aprovados pelo IPB.

Os alunos ficaram responsáveis pelo custeio das passagens aéreas e demais despesas, já que esse edital não contempla bolsa. No entanto, o IFSULDEMINAS conseguiu que IPB oferecesse aos intercambistas moradia e alimentação (almoço e jantar) nas próprias dependências da instituição. Durante o intercâmbio, os estudantes tem a oportunidade de complementar a formação técnico-científica em suas áreas de estudo, vivenciar experiências voltadas para a qualidade, empreendedorismo, competitividade e inovação, além do aprendizado sobre a cultura local e bagagem pessoal adquirida durante a viagem.

Expectativas e primeiras experiências

Matheus Dalló Laira, graduando em Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes, ficou impressionado com organização da cidade e pela forma como a cultura local é mantida rigorosamente. “Espero aproveitar bem as disciplinas ofertadas pois são bem conceituadas. É uma experiência diferente conhecer a agricultura e as práticas agrícolas aqui da região. Quero aproveitar ao máximo o que a faculdade está me oferecendo”.

Ele ainda relatou que está muito contente com a experiência e que foi muito bem acolhido pelos professores da faculdade e também pelos portugueses. Na terça-feira, 20 de setembro, o estudante conheceu o coordenador do curso de Agronomia do IPB e conseguiu um estágio com oliveiras e produção de azeite. Na quarta-feira, 21, tiveram início as aulas.

Jorge Henrique de Souza Pedracini é estudante de Engenharia Agronômica do Campus Machado e vai cursar Produção Agrícola no IPB. Para ele, o intercambio é uma oportunidade de viver experiências novas. Foi a primeira vez que andou de avião, conheceu a praia e grandes shoppings. “Foi maravilhoso pode ver o pôr do sol na Cidade de Porto”. Jorge agradeceu a oportunidade e disse que o apoio dos colegas de viagem está sendo imprescindível. "Pelo que pude perceber no meu primeiro dia, serão histórias e experiências paro o resto da minha vida. Então, espero aproveitar bastante essa oportunidade, voltar com outra mentalidade e somar à vida profissional e pessoal".

A estudante de Engenharia de Alimentos, Lara de Andrade Oliveira, contou que foi muito bem acolhida tanto no alojamento quanto na faculdade. "Meu primeiro dia no IPB foi incrível, fiquei maravilhada com a cidade de Bragança onde tudo funciona. A faculdade é imensa com vários campi, o da Educação, o da Escola, o da Saúde e o da Agrária, onde vou cursar Ciência e Tecnologia Alimentar."

A aluna espera cursar as disciplinas que não fazem parte da grade curricular aqui no Brasil e fazer estágio na área de tecnologia de vinhos. "Acho que todos deveriam viver essa experiência de conhecer novas culturas e acrescentar novas experiências à vida acadêmica e profissional".

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Fotos: Arquivo dos alunos