13ª OBAP

Banner750x195 13OBAP

Inscrições prorrogadas para a 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Estudantes da área de Agrárias, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, matriculados nos cursos Técnicos em Agropecuária, Agroecologia, Meio Ambiente, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais, do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC/MEC), já podem montar sua equipe para participar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) neste ano.

As inscrições para competir na 13ª OBAP vão até o dia 27/03  04 de abril de 2024, são gratuitas e devem ser realizadas pelo orientador da equipe no site da OBAP: https://obap.ifsuldeminas.edu.br/. Os alunos devem formar equipes compostas por três estudantes mais o orientador, que pode ser professor ou técnico administrativo (efetivo ou contratado) atuante na instituição de origem dos estudantes.

No momento da inscrição, a equipe deve indicar em qual das duas modalidades vai competir: a que reúne estudantes do ensino Técnico Integrado/Concomitante ou a destinada a alunos do Técnico Subsequente. As equipes podem ser compostas por estudantes de diferentes anos, desde que sejam da mesma modalidade de ensino.

A OBAP possui duas fases: uma virtual e outra presencial. A fase virtual acontecerá no período de 17 a 18 de abril na Plataforma de Provas, disponível na página da Olimpíada. Os inscritos terão 60 minutos para fazer uma prova online, composta por 30 questões de múltipla escolha. Já a fase presencial reunirá, de 19 a 22 de junho, as equipes melhor classificadas na etapa anterior para realizarem diversas provas práticas na cidade de Barretos (SP).

O regulamento completo da OBAP pode ser acessado em: https://obap.ifsuldeminas.edu.br/certificados-2/162-13-obap.

A OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica criada e organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária.

A OBAP é realizada desde 2011 e, durante o período, já recebeu mais de 20 mil participantes. Na edição deste ano, a Olimpíada conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como parceiro o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Texto: Renata Cunha
Data: 04/03/2024