Página inicial > Últimas notícias > WCFP e 40ª Reditec

WCFP e 40ª Reditec

IFSULDEMINAS apresenta trabalho no Congresso internacional WFCP e na 40ª Reditec

Programa de Mobilidade é destaque na Mostra de Experiências Exitosas

Neste ano, a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica acontece entre os dias 23 e 25 de setembro na cidade de Vitória, Espírito Santo, junto ao Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). Durante o evento, a assessora de Relações Internacionais do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Narayana Nogueira de Deus Bregagnoli, apresentará, na Mostra de Experiências Exitosas do evento, o Programa de Mobilidade Estudantil (intercâmbio).

A instituição também será representada no evento pela equipe de gestão da Reitoria, o reitor Marcelo Bregagnoli, os pró-reitores Carlos Alberto Machado Carvalho (Ensino); José Luiz de Andrade Resende (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação); Cleber Ávila Barbosa (Extensão); Honório José de Morais (Administração); Flávio Calheiros (Desenvolvimento Institucional); e os diretores dos campi, Miguel Toledo del Pino (Inconfidentes); Carlos Henrique Reinato (Machado); João Paulo de Toledo Gomes (Passos); Thiago Caproni Tavares (Poços de Caldas); Marcelo Carvalho Bottazzni (Pouso Alegre); João Olympio de Araújo Neto (Carmo de Minas); Francisco Vitor de Paula (Três Corações). A convite do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o chefe de Gabinete da Reitoria, Joarle Magalhães Soares, integra a equipe de cerimonial do evento.

Promovida anualmente pelo Conif, a Reditec é um espaço para debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica. Neste ano, o evento está sob a organização do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e trará como tema “O Papel da Educação Profissional no Século XXI”. O evento também acontece junto a um congresso internacional realizado pela WFCP, que é uma rede internacional de colleges, escolas politécnicas e de associações de colleges, cujo objetivo é promover o fortalecimento das lideranças que lidam com a educação para a economia global.

Programa de Mobilidade

Desde 2013, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS promove, anualmente, o Programa de Mobilidade Estudantil, pelo qual são selecionados 30 estudantes de cursos superiores para intercâmbio de até seis meses no exterior em instituições estrangeiras conveniadas com o Instituto. Os intercambistas recebem auxílio financeiro para custear suas despesas de alojamento e alimentação. Ao todo, o programa já atendeu mais de 110 alunos desde sua criação. Atualmente, a instituição conta com 33 intercambistas que embarcaram para países de língua espanhola na América Latina e América do Sul e para Portugal.

O programa promove a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas, oferece a possibilidade de estágio programado, experiências de pesquisa ou inovação tecnológica com acompanhamento, bem como a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e inovação, sem deixar de lado a formação humanística. Além disso, o programa estimula as iniciativas de internacionalização do IFSULDEMINAS, colocando a instituição no cenário internacional, promovendo um intercambio social, acadêmico, cientifíco tecnológico, permitindo as trocas de saberes e possibilidades de novas parcerias internacionais.

Narayana Nogueira de Deus Bregagnoli, assessora de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, conta que o Programa de Mobilidade sofreu adaptações ao longo do tempo, principalmente, nos locais de destino dos estudantes que, no início, era apenas Portugal e Espanha, Nas últimas edições, os intercambistas viajaram para países de lingua espanhola na América do Sul e América Latina. Ela também comentou que o programa têm proporcionado grandes oportunidades aos participantes. "Alguns alunos foram convidados pela universidade estrangeira a prorrogarem o intercâmbio, devido a sua atuação acadêmica. Outros estudantes apresentaram trabalhos de pesquisa e extensão, realizados no IFSULDEMINAS, em congressos internacionais, enquanto estavam no intercâmbio, como o PIBID, por exemplo. Tivemos casos de alunos que receberam convite para retornar aos países e cursar Mestrado. A partir do contato com essas universidades, também recebemos estudantes para intercâmbio no IFSULDEMINAS. Atualmente, o Campus Muzambinho conta com alunos da Colômbia no curso de Educação Física".

Mostra de Experiências exitosas

A Mostra de Experiências Exitosas é um espaço de compartilhamento das boas práticas que cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica desenvolve nos eixos de ensino, pesquisa aplicada ou inovação, extensão e gestão administrativa. Tradicionalmente, é um dos momentos mais esperados da Reditec, já que os dirigentes podem expor e ter acesso aos casos de sucesso de diversas instituições.

Saiba mais sobre o evento: http://wfcp.ifes.edu.br/

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 20/09/2016