Página inicial > Últimas notícias > 6ª edição da Revista de Extensão

6ª edição da Revista de Extensão

IFSULDEMINAS lança a 6ª edição da Revista de Extensão

Publicação dá visibilidade às ações de envolvimento das nove unidades do Instituto com a comunidade

capa revista de extensão 6A 6ª edição da Revista de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) foi publicada nesta sexta-feira (02/02) no portal institucional (clique na imagem ao lado para visualizá-la). O periódico é uma produção da Pró-Reitoria de Extensão e da Diretoria de Comunicação do IFSULDEMINAS com a colaboração das coordenadorias de Extensão e dos membros das Assessorias de Comunicação dos campi.

A edição atual traz reportagens sobre as capacitações, eventos e projetos extensionistas realizados entre 2020 e 2022 nos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e nos campi avançados Carmo de Minas e Três Corações, além de ações e programas institucionais encabeçados pela reitoria. Os programas e ações institucionais descritos foram:

- IF MAIS EMPREENDEDOR, criado para oferecer consultoria gratuita a empreendedores que tiveram seus negócios afetados pela pandemia da covid-19;

- Transformar Sustentável, fruto da parceira do IFSULDEMINAS com a Receita Federal (RF) para dar destinação sustentável a diversos materiais apreendidos pela RF;

- Programas Capacita Sul de Minas, Novos Caminhos e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para ampliação da oferta de vagas e cursos de capacitação;

- Ações do Instituto envolvendo o Programa Jovem Aprendiz;

- Os programas de Mobilidade Estudantil, Dupla Diplomação e Português como Língua Adicional (PLA) e a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), todos iniciativas institucionais de fomento à internacionalização da Extensão e da Educação.

Fora as quatro editorias tradicionais (Capacitações, Eventos, Projetos e Institucional), a edição recém-lançada traz uma reportagem especial pontuando as iniciativas do Instituto durante a pandemia da covid-19. A produção e a distribuição de álcool em gel, sabonete líquido, máscaras faciais e alimentos foram alguns dos destaques do IFSULDEMINAS em apoio à sociedade naquele período. Outras ações sociais relevantes que aproximaram ainda mais o Instituto da comunidade foram a cessão de espaços institucionais para setores de saúde atuarem na triagem de casos de covid-19 e para a reabilitação de pessoas com sequelas da doença, além da criação da plataforma online SigaCOVID, que monitorou, mapeou e divulgou o avanço do novo coronavírus no Sul de Minas Gerais.

O texto de apresentação desta edição é assinado pelo reitor Cleber Ávila Barbosa que destacou a alegria em retomar a publicação da Revista de Extensão do IFSULDEMINAS, após um hiato de três anos sem a produção do periódico devido à pandemia da covid-19. Já em seu Editorial, a revista traz a mensagem da então pró-reitora de Extensão Elisângela Silva, que explicitou o rico papel da Extensão para a experiência educacional dos estudantes do IFSULDEMINAS e para impulsionar a transformação social.

A Diretora de Extensão, Michelle da Silva Marques, complementou, enfatizando a importância da retomada desta publicação para o Instituto. "A Revista de Extensão desempenha um papel crucial para o IFSULDEMINAS, legitimando as atividades de Extensão como um dos pilares fundamentais da instituição. Ela possibilita que as ações realizadas pelos extensionistas e discentes sejam compartilhadas com a sociedade, funcionando como uma espécie de prestação de contas. Estamos muito felizes com a retomada deste importante projeto, construído por muitas mãos".

Ao todo, esta edição conta com 69 reportagens, produzidas e redigidas por profissionais da reitoria e dos campi. “É com alegria que entregamos a 6ª edição da Revista de Extensão, impressa e online. Ao todo, foram 51 matérias produzidas pelos campi e 18 pela reitoria. Certamente, essas matérias poderão levar um pouco do que é a Extensão no IFSULDEMINAS para além de nossos muros”, salientou a Diretora de Comunicação, Jacssane do Couto Andrade.

Texto: Renata Silveira
Data: 02/02/2024