Página inicial > Últimas notícias > JIF - Etapa Sudeste

JIF - Etapa Sudeste

Estudantes do IFSULDEMINAS marcam presença na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF)

Aproximadamente 140 alunos compõem a delegação que representa o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) que acontecem até domingo, 11 de setembro, em Guarapari (ES). A equipe do Instituto conta com estudantes de todos os campi, disputando 14 modalidades esportivas, entre elas: vôlei, handebol, futsal, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, futebol, xadrez e outras. Os alunos foram classificados na etapa local do JIF, realizado em junho deste ano nos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre.

Na última segunda-feira, 5 de setembro, os estudantes partiram para o Espírito Santo acompanhados pelo coordenador de Esportes do Instituto, professor Denis Bueno da Silva, pelo representante da Pró-Reitoria de Extensão, o economista Lucas Resende Aarão e pelos coordenadores de esportes dos campi e professores de Educação Física.
De acordo com o servidor Lucas Aarão, que acompanha os alunos, embora os jogos estejam acontecendo, algumas modalidades ja se destacam. É o caso do vôlei de areia feminino e masculino que ficaram em segundo lugar, do xadrez feminino que têm boas expectativas para classificação final, do atletismo que já conquistou o quarto lugar e do basquete que não perdeu nenhum jogo. A maioria das modalidades ainda estão sendo disputadas.

Essa etapa regional dos jogos reúne as equipes dos institutos federais dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os estudantes classificados disputarão os jogos na etapa nacional, prevista para acontecer em outubro no Instituto Federal de Brasília.
Para o pró-reitor de Extensão, professor Cleber Ávila Barbosa, é essencial o estímulo dado aos alunos para o envolvimento nas atividades esportivas. Ele destaca que, mesmo nesse momento de contingenciamento de despesas, a instituição manteve a participação dos alunos na competição, considerando a contribuição do esporte na vida acadêmica, além do desenvolvimento de diversas habilidades, tais como: a disciplina, o respeito às regras, a sociabilidade, a autoconfiança, a administração de conflitos e resultados, dentre outros. "Nossa participação nos jogos da etapa regional do JIF é uma ação ímpar, pois retrata a dedicação e desenvolvimento de nossas equipes frente aos incentivos, mas acima de tudo mostra o trabalho de todos. É o reconhecimento das ações desenvolvidas nos campi. Estamos entusiasmados com os resultado prévios e esperamos o máximo de classificações para a etapa nacional, onde levaremos e elevaremos ainda mais o esporte e o nome da nossa instituição!"