Página inicial > Últimas notícias > Criação do Comitê de Assuntos Estudantis

Criação do Comitê de Assuntos Estudantis

IFSULDEMINAS cria Comitê de Assuntos Estudantis

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) implantou, em 15 de dezembro de 2023, o Comitê de Assuntos Estudantis (COAE). A criação do Comitê e a aprovação do seu regimento foram oficializadas pela Resolução nº 358, de 23 de novembro de 2023.

O COAE é um órgão propositivo e consultivo, de caráter institucional, cuja criação foi coordenada pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE/Proen). O Comitê tem como objetivo contribuir para a integração dos campi na busca de um constante diálogo para o aperfeiçoamento e desenvolvimento das questões relacionadas aos Assuntos Estudantis, que envolvem os programas de Acompanhamento Biopsicossocial e Pedagógico; de Assistência à Saúde; de Educação Alimentar e Nutricional; de Ações Inclusivas; de Incentivo à Participação em Eventos; de Inclusão Digital; Auxílio Estudantil; e de Monitoria.

O COAE é composto por 39 membros, entre titulares e suplentes, sendo presidido pela direção da DAE e formado por representantes dos setores de Assuntos Estudantis, por estudantes e por profissionais de diversas áreas de todos os campi. Confira aqui os membros do COAE por campus.

O reitor Cleber Ávila Barbosa participou da reunião em que os membros do COAE assumiram suas atribuições no Comitê. De acordo com o reitor, a criação deste Comitê representa um grande avanço no compromisso do IFSULDEMINAS com a gestão participativa. "O COAE será um espaço de interações, discussões, ponderações e principalmente de proposições quanto aos temas relacionados à vida dos estudantes e à sua permanência e êxito no IFSULDEMINAS. Atuará nos auxiliando nas definições da melhor aplicação possível dos recursos da assistência estudantil e no aprimoramento e/ou confecção de regimentos e políticas. Trata-se de um espaço único, no qual os estudantes terão voz ativa e poderão participar e contribuir significativamente com nossa gestão!”, afirmou o dirigente.

A diretora da DAE, Aloisia Rodrigues Hirata, explicou que a proposta de criação do Comitê surgiu dos diálogos entre a DAE e os setores de Assistência ao Educando na ocasião das visitas da DAE aos campi, no programa Reitoria Ativa. "O Comitê tem a proposta de preencher uma lacuna de comunicação e interação entre os campi, centralizar e otimizar as decisões sobre assuntos estudantis, dar voz aos atores centrais da política de assistência estudantil e criar um espaço de fala dos estudantes. Com a presença de 16 discentes entre membros titulares e suplentes do COAE, o Comitê se configura como um avanço na governança institucional, pois permite além da transparência das ações da política de assistência estudantil, a escuta e atuação de discentes na gestão dessa política”, descreveu a diretora.

A primeira reunião do Comitê está agendada para 07 de fevereiro de 2024, no Campus Machado. Na pauta, será apresentada a prestação de contas dos recursos destinados às ações e programas relacionados à Assistência Estudantil do ano de 2023 e será realizado o planejamento de 2024 para a área, visando o ingresso, a permanência e o êxito dos estudantes do IFSULDEMINAS.

Texto: Renata Silveira
Data: 21/12/2023