Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Dia de Prova! Vestibular 2024/1º semestre
Início do conteúdo da página

Dia de Prova! Vestibular 2024/1º semestre

Mais de 6700 candidatos realizam prova para o Vestibular do IFSULDEMINAS

Os participantes disputam por vagas em cursos técnicos e superiores  em 8 campi do instituto para o 1º semestre de 2024

 

vestibular 1Domingo, 10 de dezembro de 2023, foi um dia muito especial para cerca de 6700 candidatos que realizaram a prova do Vestibular do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) para o primeiro semestre de 2024. Jovens e adultos de diversas cidades da região concorreram a 3.540 vagas em 80 cursos presenciais e a distância (EaD), sendo 26 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 14 cursos técnicos subsequentes (pós-Médio) e 40 cursos superiores, todos gratuitos! As aulas têm previsão de início no 1º semestre de 2024, de acordo com o calendário de cada campus.

Ao todo, foram mais de 9500 inscritos, incluindo cursos que não realizam provas, sendo o ingresso pela nota do Enem ou por sorteio. As oportunidades são para os oito campi do IFSULDEMINAS, localizados nos municípios mineiros de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Uma novidade deste vestibular é a criação do curso Técnico Integrado em Geoprocessamento, no Campus Inconfidentes.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, o vestibular tem sido uma prioridade. "Preencher 3500 vagas é um desafio enorme. Nosso processo de ingresso vem sendo aprimorado a cada ano e 9,5 mil inscritos é motivo de comemoração para toda a nossa comunidade. É a partir dessa entrada que toda a engrenagem começa a se movimentar. Esse foi um trabalho intenso das Copeses, Assessorias de Comunicação, Diretoria de Ingresso e Diretoria de Comunicação, aliados ao engajamento de toda comunidade entre os servidores e estudantes que se traduzem nesse dia tão importante.", comentou.

A  diretora de ingresso, Elisângela Aparecida Lopes Fialho, acredita que o empenho e sintonia entre setores foi fundamental para o expressivo número de inscritos nesse processo. "Foi muito importante a execução de ações estratégicas entre as Copeses dos campi, a Diretoria de Ingresso e a Diretoria de Comunicação, com a intenção de ampliar as formas de instruções aos candidatos inscritos, através de diferentes meios de comunicação. Um grande passo foi dado! Agora, iremos todos cuidar das próximas etapas do vestibular, primando pela orientação aos candidatos até que se tornem matriculados. A expectativa deles, neste sentido, se assemelha à nossa: a chegada dos novos alunos nos campi do IFSULDEMINAS", conclui.

As Provas

DSC 0036Os portões de acesso aos locais de prova foram abertos às 07h30 e as provas iniciadas às 8h45, com tempo até 12h45 para finalizá-las, porém, após uma hora, os candidatos puderam sair das salas com seus cadernos de prova. Muitos participantes chegaram logo cedo para evitar contratempos e por não conseguirem segurar a ansiedade.

Heloá Geovanna Lima, natural de Serra Negra (SP), prestou o teste para conseguir uma vaga no Curso Técnico Integrado de Agropecuária em Inconfidentes. “Venho estudando bastante e retomando as provas passadas do IFSULDEMNAS. Aqui pretendo adquirir novos conhecimentos”, comentou a candidata que foi uma das primeiras a chegar ao campus. Ela estava acompanhada da colega Gabriele de Souza que também tenta um banco no curso de Agropecuária. "Eu acredito que aqui vou ganhar bastante experiência. Estudei bastante e me esforcei”, disse Gabriele.

Os candidatos aos cursos técnicos tiveram quatro horas para resolver 25 questões de Língua Portuguesa e 25 questões de Matemática. Já aqueles que disputaram as vagas dos cursos superiores precisaram solucionar 50 questões de múltipla escolha de oito disciplinas estudadas no Ensino Médio, além de fazer uma redação sobre o tema: “O combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil”.

20231210 090246Enquanto os testes eram aplicados, os familiares que acompanhavam os candidatos e os esperavam nas dependências dos campi aproveitaram a oportunidade para conhecer um pouco da estrutura da instituição. Edilaine Toledo acompanhou a filha Ana Julia Toledo, candidata ao curso técnico em administração integrado ao ensino médio no campus Três Corações. Edilaine, que estava acompanhada do esposo, contou sobre a emoção da família em estar acompanhando a filha nesta etapa e sobre o processo de preparação para a prova: “a gente fica ansioso, levantamos cedo, arrumamos tudo direitinho com antecedência, os documentos, o lanchinho para a hora da prova, repassamos várias vezes.. e a expectativa é positiva , ela estudou, se preparou, é uma área que ela gosta. E ela está muito ansiosa para dar certo [...] acredito que a gente fez tudo para dar certo [...] então a gente espera que o resultado seja positivo”.

Nos locais de prova, os candidatos que precisaram de atendimento especial ou especializado contaram com toda a estrutura e pessoal do IFSULDEMINAS. No Campus Muzambinho, por exemplo, foi disponibilizada uma sala para que candidatas lactantes, durante a prova, fizessem uma pausa para amamentar. Além disso, houve 12 salas de atendimento especializado, montadas com a acessibilidade necessária, intérprete de libras (para os candidatos surdos) e ledor (para aqueles com baixa visão). Dos 18 inscritos no campus, com necessidades educacionais específicas, 15 compareceram para realizar a prova.


As Expectativas

Depois da prova, surge a expectativa de ingressar no curso escolhido. Alguns candidatos comentaram por que decidiram tentar uma vaga no IFSULDEMINAS.

6 1Yasmim Carmela Ferreira, tem 15 anos, mora na cidade de Caconde - São Paulo e prestou a prova com o objetivo de ingressar no Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio no campus Muzambinho. Ela conta que desde o oitavo ano deseja estudar no Instituto e, por isso, acompanha as redes sociais do campus. Um dos motivos de querer estudar no IF, segundo ela, é porque sempre ouviu falar da qualidade do ensino e das referências positivas dos egressos da instituição.

O estudante do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Machado, Tiago Costa Leite, fez prova para Engenharia da Computação no Campus Poços de Caldas. Ele escolheu o curso por afinidade com a área e proximidade familiar, ressaltando a qualidade do ensino da instituição. Para ele, a prova desafiadora, com questões variadas em dificuldade.

Os candidatos podem acompanhar as próximas etapas do vestibular direto no portal, na página: Processos seletivos 2024/1º semestre

A previsão para a divulgação dos resultados finais (para 1ª chamada) é para o dia 23 de janeiro de 2024.

Confira a seguir as publicações sobre a aplicação da prova em cada um dos campi:

Campus Inconfidentes
Campus Machado
Campus Muzambinho
Campus Poços de Caldas
Campus Avançado Três Corações

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS
Informações e fotos: Ascom Campi
Data: 14/12/2023

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página