Nota Consup

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS por meio de seu Conselho Superior deliberou a seguinte nota na reunião do dia 13/12/2023:

NOTA

O Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS vem, por meio desta nota, manifestar sua solidariedade ao sindicalista Jorge Ferreira dos Santos, à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (ADERE-MG) e à toda a comunidade do campus avançado Carmo de Minas, frente aos ataques sofridos após evento da Semana da Consciência Negra. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI) da unidade.

O IFSULDEMINAS prima pela pluralidade de ideias e defende a preservação de preceitos democráticos que garantam a construção do saber por meio de diferentes pontos de vista ancorados na liberdade e na defesa dos direitos humanos. Assim, garante em todos os seus espaços a defesa de uma perspectiva que não seja de negação de direitos e nem que infrinja uma dimensão da história socialmente referenciada.

Nesse sentido, Jorge, ao abordar a luta contra o trabalho análogo à escravidão com elementos fundamentados, atende ao olhar e perspectivas que a instituição defende. Cabe destacar que a região do sul de Minas Gerais é uma das que tem maior incidência deste crime no país, produto histórico que infelizmente marca nossa região. Trata-se, portanto, de tema de fundamental interesse do IFSULDEMINAS, que deve ter posição inequívoca em seu combate.

Após o evento, o sindicalista e a nossa instituição receberam vários ataques através das redes sociais. O Conselho Superior do IFSULDEMINAS repudia veementemente todos os ataques e se posiciona não só pela liberdade de expressão e pela pluralidade de ideias, mas também em defesa de valores e atitudes antirracistas, do direito ao trabalho digno e no combate às formas de escravidão contemporânea.

CONSUP / IFSULDEMINAS
13 de dezembro de 2023.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Consup manifesto_2.pdf)Consup manifesto_2.pdf75 kB18/12/2023 09:21:39
registrado em: