Página inicial > Últimas notícias > Educação Inclusiva

Educação Inclusiva

Campus Muzambinho sedia o IV Seminário de Educação Inclusiva do IFSULDEMINAS

Acesse a programação!

Desde 2013, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promove o Seminário de Educação Inclusiva com o objetivo de promover a interação e a troca de experiências. O evento conta com uma programação variada que inclui palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos e diversas ações que abordam temas envolvendo a educação inclusiva.

Neste ano, o seminário será realizada no Campus Muzambinho nos dias 05 e 06 de outubro. Como o tema: Dilemas e possibilidades: quem faz a inclusão?", essas edição pretende promover o debate sobre a responsabiliade pela inclusão educacional, convidando família, escola e poder público a contribuírem e trocarem experiências sobre o assunto.

A grande questão do IV Seminário da Educação de Educação Inclusiva será ofertar metodologias pedagógicas para o emponderamento de professores que lidam com a diversidade da sala de aula. O seminário ofertará oficinas e palestras relacionadas a vários temas como: relações étnicos-raciais, gênero e sexualidade, deficiência visual e vários outros assuntos.

Inscrições

As incrições poderão ser realizadas a partir de 15 de setembro até o dia 26 do mesmo mês, por meio do endereço eletrônico: (http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/eduinclusiva/). Os interessados devem ficar atentos, pois as vagas são limitadas!

Submissão de Trabalhos

Os resumos de trabalhos devem ser submetidos até o dia 18 de setembro, de acordo com os eixos temáticos: Sexualidade e Gênero, Relações étnicos-raciais e Práticas pedagógicas na educação especial. As instruções para elaboração do resumo estão disponíveis em: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/eduinclusiva/trabalhos-cientificos.

Edições Anteriores

Em 2014, o Seminário de Educação Inclusiva foi realizado no Campus Machado e contou com apresentações culturais, mesas-redondas que abordaram práticas pedagógicas inclusivas, minicursos sobre Libras, Equoterapia e Infomática para deficientes visuais, e também trouxe em sua programação um encontro de pais e educadores de crianças autistas.

Já a edição de 2015 aconteceu no Campus Avançado Três Corações e reuniu mais de 400 pessoas, entre educadores, professores da rede estadual e particular, alunos, técnicos e professores do IFSULDEMINAS. Os participantes discutiram a educação inclusiva em Três Corações, bem como a inclusão de transexuais, negros, apenados, integrantes do campesinato, entre outros. Também foram realizadas oficinas sobre equoterapia, expressão corporal, tecnologia assistiva/deficiência visual, educação física adaptada, dislexia e sofrimento psíquico além de mesas redondas e palestras.

Texto: Ascom - IFSULDEMINAS / Reitoria

Data: 08/09/2016