Reditec 2023
IFSULDEMINAS tem dois projetos selecionados na Mostra de Experiências Exitosas da 47ª Reditec
Dois projetos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foram selecionados para participar da mostra de relatos de experiências exitosas da 47ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC), que ocorreu de 6 a 9 de novembro de 2023, na cidade de Natal - Rio Grande do Norte.
A REDITEC é um evento que tem o objetivo de reunir reitores, pró-reitores, diretores-gerais, convidados e parceiros para discutir as políticas e diretrizes do ensino profissional e tecnológico do país e sua inserção no mundo globalizado. A reunião deste ano trouxe o tema “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”.
O projetos, apresentados pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Carlos Henrique Rodrigues Renato, e pelo reitor, Cleber Ávila Barbosa, foram: "Viagem com o IF" e "Centro de Validação Tecnológica (CVT)", ambos da área de pesquisa, pós-graduação e inovação.
O programa "Viagem com o IF," sob a gestão da Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE) na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), com a colaboração da Diretoria de Comunicação (DICOM) e da Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais (DDRI), tem como objetivo apoiar e estimular a participação de servidores e discentes do IFSULDEMINAS em visitas técnicas a empresas, abrangendo diversas formas de empreendedorismo, incluindo o corporativo, social, individual, de negócios, feminino, sustentável, entre outros.
Já o projeto "Centro de Validação Tecnológica (CVT)" nasceu no Campus Muzambinho, a partir da necessidade de validar produtos e insumos destinados à cafeicultura. Antes de chegarem às mãos dos cafeicultores, os produtos desenvolvidos para aprimorar a qualidade do café passam por rigorosos testes de eficiência, custo-benefício e garantia de desempenho. Este Centro integra a Fazenda Experimental de Guaxupé e resulta de uma colaboração entre o IFSULDEMINAS, a empresa júnior Agrifort e a Cooxupé. Ele se tornou um espaço onde empresas podem estabelecer diversas parcerias para verificar a adequação de seus produtos para comercialização.
Para o pró-reitor de pesquisa, participar ativamente da Reditec foi enriquecedor: “Foi importante a apresentação destes 2 projetos, pois poderão servir de modelo para a rede e demonstra o pioneirismo do IFSULDEMINAS nas ações de inovação e empreendedorismo”.
Segundo a diretora de inovação e empreendedorismo, Priscila Pereira Botrel, ter projetos selecionados na Reditec comprova a qualidade do IFSULDEMINAS. “A seleção dos projetos demonstra a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na instituição. É resultado de muitos esforços e fortalece o protagonismo das ações de pesquisa, inovação e empreendedorismo. Agradecemos a todos envolvidos”, conclui.
Texto: Dicom/IFSULDEMINAS
Com informações: Priscila Pereira Botrel
Atualizado: 10/11/2023
_______________________________________________________________________________________
IFSULDEMINAS participa da Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica
Os gestores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estão reunidos em Natal - Rio Grande do Norte, para participar da 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, evento que este ano tem como tema “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”.
O reitor comentou a participação do IFSULDEMINAS no evento: “A Reditec 2023 promete ser um evento enriquecedor e repleto de oportunidades para a troca de conhecimento e a busca por soluções para os desafios enfrentados pelas instituições de ensino profissional e tecnológico do país”.
Além do reitor Cléber Ávila Barbosa, compõem a comitiva do IFSULDEMINAS os diretores-gerais Alexandre Fieno, Aline Manke, Carlos José dos Santos, João Olympio de Araújo, Juliano Caliari, Luiz Flávio Reis Fernandes, Rafael Neves Coelho, Renato Souza, os pró-reitores Carlos Henrique Rodrigues Reinato, Clayton Mendes, Honório Morais, Luiz Carlos Dias Rocha, os diretores Luis Adriano Batista, Jacssane do Couto Andrade e Ramon Silva e o assessor de Relações Internacionais, Rafael Tenório. Juntos, esses representantes do IFSULDEMINAS contribuem para o enriquecimento das discussões e a troca de conhecimentos durante o evento. Eles participam de diversas palestras e oficinas com temas diversificados por áreas e tópicos gerais.
Experiências Exitosas
Um destaque na participação do IFSULDEMINAS na Reditec 2023 são as experiências exitosas. Foram selecionadas duas experiências, sendo uma relacionada ao projeto "Viagem com o IF" e outra ao Centro de Validação Tecnológica (CVT) na área de pesquisa, pós-graduação e inovação. Essas experiências exitosas serão apresentadas no dia 08/11.
Cerimônia de abertura
O evento teve sua Conferência de Abertura realizada pela secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, que representou o Ministro da Educação, Camilo Santana, no Centro de Convenções de Natal, na noite de ontem, 06/11.
Em sua fala, Izolda ressaltou o papel fundamental da rede federal na superação dos desafios educacionais, como a disparidade na média de estudos entre diferentes grupos, destacando a diferença entre mulheres brancas de classes sociais mais elevadas e homens negros de baixa renda. Além disso, a falta de acesso ao ensino superior e a escassa oferta de cursos técnicos profissionalizantes no país.
A mesa de abertura contou ainda com a participação do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do IF Sertão Pernambucano, Maria Leopoldina Veras, do reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, e da estudante licenciada em Educação do Campo pelo Campus Canguaretama do IFRN, Meyriane Costa de Oliveira, que representou os estudantes de todas as instituições presentes no evento.
Reditec
A programação da 47ª Reditec segue até o dia 9 de novembro. Com mais de 1.500 participantes, a reunião, além das conferências, conta com palestras, mesas-redondas, exposições de experiências exitosas, oficinas e apresentações culturais.
Voltada a gestores dos 680 campi que compõem a Rede Federal, a Reditec se propõe a discutir um novo começo para as instituições da Rede Federal após o período de pandemia e isolamento social e de redução de recursos orçamentários, para isso, busca mobilizar seus públicos em torno do tema "Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”.
“Teremos quatro dias de intensas atividades, pela manhã e à tarde. Na prática, são mais de 70 momentos de interação entre público e palestrantes, conferencistas e outros, pois há mesas-redondas, reunião de grupo e apresentações culturais com artistas potiguares, tudo com o intuito de partilhar esses saberes, afinal, como trabalhadores da educação, entendemos que precisamos olhar para a Rede que temos, quais os seus nós, como estão disponibilizadas suas linhas, quais os espaços em que são lançadas. E tudo isso numa embarcação que nos traga cor, alegria e afeto: humanidade”, disse Clara Bezerra, assessora de comunicação do IFRN e uma das coordenadoras do evento.
Promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Reditec tem como anfitrião, este ano, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Acesse a programação completa neste link.
Texto: Jacssane Andrade e Monalisa Pereira, com informações do IRFN.
Publicado em: 07/11/2023
Redes Sociais