Página inicial > Últimas notícias > Doutorado em Ciência da Computação

Doutorado em Ciência da Computação

Servidores do IFSULDEMINAS terão a oportunidade de participar de Programa de Doutorado da UFSCAR

Post Noticia feed Doutorado Ufscar1No próximo dia 13 de novembro, será lançado o Programa de Doutorado em Ciência da Computação, ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) aos servidores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Tanto professores quanto técnicos administrativos da área da computação poderão participar do processo seletivo, que oferecerá 20 vagas. O doutorado é gratuito para os alunos.

A parceria com a UFSCAR se deu por meio do Programa Doutorado Interinstitucional (DINTER), o qual viabiliza que universidades com curso de doutorado reconhecidos e já consolidados (conceito maior ou igual a 5) ofertem cursos em outras instituições.

O projeto de cooperação é viabilizado e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse projeto é resultado do esforço do trabalho da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), que, após um contato com a UFSCAR intermediado pelo  professor Diego Saqui do Campus Muzambinho, iniciou os trâmites com a coordenação do programa na UFSCAR e, posteriormente, na CAPES.

Entre os objetivos do Dinter com a UFSCAR estão: qualificação dos servidores do IFSULDEMINAS em nível de doutorado, criação de uma rede colaborativa para pesquisas entre as instituições e publicação conjunta de trabalhos científicos e tecnológicos.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Carlos Reinato, a oferta do doutorado “eleva o nível das pesquisas e o número de pesquisadores ativos dentro da instituição quando oferece a oportunidade de o servidor cursar o doutorado dentro da própria instituição em parceria com universidades Brasil afora”. Ele também ressaltou que esta é uma oportunidade ímpar tanto para os docentes quanto técnicos administrativos que são da área de computação aprofundarem seus conhecimentos nas diversas linhas de pesquisa do programa.

O reitor Cléber Ávila Barbosa reforçou o comprometimento da gestão com a área da pesquisa e com a qualificação profissional: “Quero frisar que é nosso compromisso viabilizar cada vez mais oportunidades de capacitações e qualificações gratuitas aos servidores e que a concretização desse DINTER, nesta magnitude de 20 vagas, é um marco e uma grande alegria para nossa gestão. Destaco ainda que em breve teremos mais novidades nesse campo, pois várias iniciativas similares estão em andamento”.

A live para apresentação do programa à comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS será realizada no dia 13 de novembro de 2023, às 14h, neste link. Na ocasião será publicado o edital de seleção. As aulas estão previstas para se iniciarem em março de 2024.

Informações sobre o programa podem ser obtidas na página do programa.

Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS

Publicado em: 17/10/2023