Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Concurso Cultural
Início do conteúdo da página

Concurso Cultural

Vencedores do concurso cultural “IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso!” recebem prêmios na Reitoria

concurso todos

Aconteceu, nesta terça-feira (12/12), no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), a premiação dos vencedores do concurso cultural "IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso!".

O concurso, realizado pela Diretoria de Comunicação do IFSULDEMINAS, foi uma das ações estratégicas de divulgação do Vestibular 2024/1º e contou com 36 inscritos, sendo 25 na categoria desenho e 11 na categoria vídeos. O concurso teve dois objetivos principais: o de incentivar a expressão artística dos estudantes do Instituto, por meio de vídeos e desenhos que representassem as experiências e oportunidades vivenciadas no IFSULDEMINAS, e o de envolver esses estudantes na divulgação de seus cursos, campus ou da instituição como um todo. No período de 01º a 13 de novembro, os vídeos e desenhos tiveram quase de 155 mil interações no Instagram institucional, entre compartilhamentos, visualizações, salvamentos e curtidas.

O primeiro colocado na categoria vídeo, o estudante do curso Técnico em Agropecuária do Campus Muzambinho, Natan Henrique da Silveira, produziu um vídeo em que apresenta o campus onde estuda, faz um tour por vários setores e ainda exibe depoimentos de egressos. O estudante conta que o concurso cultural permitiu que ele unisse alguns de seus principais interesses: a instituição, seu curso e as redes sociais. “Pra mim foi uma experiência única participar do concurso, porque nele pude demonstrar a gratidão que eu tenho por tudo que o IFSULDEMINAS vem me oferecendo ao longo dos anos. Eu moro na residência estudantil, sou bolsista, participo de várias atividades e ações no meu campus e quis divulgar no vídeo que tudo o que eu vivencio aqui dentro estará disponível também para outras pessoas que vierem a fazer parte do IFSULDEMINAS. Esse celular que acabei de ganhar no concurso vou utilizar para produzir conteúdos digitais para divulgar o agro e a minha instituição”.

Premiação

De acordo com o regulamento do concurso cultural, os primeiros colocados de cada categoria receberam um smartphone Xiaomi Poco M3 Pro 5G 128gb; os segundos colocados ganharam uma caixa de som Huaxia 200w com bateria/bluetooth/USB e microfone sem fio e os terceiros colocados receberam um hoverboard. Todos os prêmios entregues são fruto da parceria entre o IFSULDEMINAS e a Receita Federal, que encaminha produtos apreendidos para o IFSULDEMINAS realizar destinação social.

Vencedores

Além de Natan Henrique da Silveira (1º colocado), os outros dois vencedores, na categoria vídeo, foram Guilherme Faria da Silva (2º) e Giltony Batista Tito Filho (3º). Já na categoria desenho, Luiz Fernando Balbino ficou em 1º lugar, Sofia Caroline Cardoso Jacinto, em 2º lugar e Laura de Melo Guimarães, em 3º lugar. Os vencedores passaram a manhã na Reitoria. Foram recepcionados com um café da manhã, visitaram os setores administrativos e receberam os prêmios do concurso das mãos do reitor e dos diretores-gerais dos campi, que vieram para a sede administrativa do Instituto participar, no mesmo dia, de reunião do Colégio de Dirigentes.

O estudante do curso Técnico em Informática do Campus Muzambinho, Luiz Fernando Balbino, vencedor na categoria desenho, retratou em sua obra infraestruturas do campus e algumas das formações técnicas e superiores oferecidas. Luiz contou que ficou muito feliz em ter participado do concurso e despertado novamente seu gosto pelas artes visuais. “Quando iniciei o curso Técnico em Informática, acabei deixando essa habilidade de lado. Com o concurso, resgatei o gosto pelo desenho e, o mais legal, me aventurei a realizar retratos, pois antes só desenhava paisagens. Levei dois dias para idealizar, fazer o esboço e executar a obra, que fiz com a intenção de passar a mensagem de como o Instituto é importante na formação humana e acadêmica, inclusive de muitos dos meus familiares. Trouxe para o papel um pouco da trajetória dos meus tios, primos, irmã, que estudaram ou ainda estudam nesta incrível instituição”.

_________________________________________________________________________

Conheça os Vídeos e Desenhos ganhadores do Concurso Cultural: "IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso!"

 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulgou nesta sexta-feira (24/11), as listas com o Resultado Final do Concurso Cultural "IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso!".

Na categoria "Vídeo-Reels", os três primeiros colocados foram Natan Henrique da Silveira (1º), Guilherme Faria da Silva (2º) e Giltony Batista Tito Filho (3º). Já na categoria “Desenho”, Luiz Fernando Babino ficou em 1º lugar, Sofia Caroline Cardoso Jacinto em 2º lugar e Laura de Melo Guimarães, em 3º lugar.

Confira o Resultado Final com os dados estatísticos de cada Vídeo e Desenho selecionado.

 

Premiação

De acordo com o Regulamento, os primeiros colocados de cada categoria receberão um Smartphone Xiaomi Poco M3 Pro 5G 128gb; os segundos colocados receberão uma Caixa de som Huaxia 200w com bateria/bluetooth/USB e microfone sem fio e os terceiros colocados ganharão um Hoverboard.

A premiação ocorrerá na reitoria em data a ser agendada.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS
Atualizado em: 24/11/2023 

_________________________________________________________________________

Divulgadas as listas dos selecionados na 2ª etapa do Concurso Cultural: "IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso!"

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulgou nesta quarta-feira (1º), as Listas dos Participantes Selecionados no concurso cultural “IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso!". Na categoria "Vídeo - Reels", 7 participantes foram selecionados e na categoria "Desenho", 13 participantes.

Pelo regulamento, seriam selecionados até 20 vídeos e até 20 desenhos. Como o número de materiais classificados ficou dentro do limite estipulado no regulamento, todos os candidatos classificados na 1ª etapa foram selecionados e passaram para a próxima fase do concurso, que consiste na publicação das obras no feed do perfil do Instagram do Instituto (@ifsuldeminas)

Os três vídeos e os três desenhos que obtiverem maior engajamento (compartilhamentos, visualizações e curtidas) e somarem mais pontos, de acordo com o ítem 5 do Regulamento, no período de 01/11 a 13/11/2023, serão premiados, conforme item 7 do Regulamento.

Confira as listas: Desenho e Vídeo.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS
Atualizado em: 01/11/2023

_________________________________________________________________________

Divulgada a lista de inscritos nas categorias Video e Desenho do Concurso Cultural

A Diretoria de Comunicação (Dicom) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) acaba de divulgar as listas com os alunos inscritos no Concurso Cultural "IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso". Nesta primeira etapa (eliminatória), foram selecionados os participantes que atenderam todas as regras previstas no Regulamento, ou seja, inscritos que tiveram materiais irregulares foram desclassificados da lista oficial.

O concurso, que conta com duas categorias: Video para Reels e Desenho, teve o total de 36 inscritos, sendo 25 na categoria desenho e 11 na categoria vídeos, entretanto, apenas 13 desenhos e 7 vídeos foram classificados nesta primeira fase.

Agora os materiais serão avaliados pela comissão, seguindo os critérios elencados no Regulamento.

Confira aqui as listas: Desenho e Vídeo

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS
Atualizado em: 27/10/2023

________________________________________________________________________

IFSULDEMINAS lança Concurso Cultural “IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso”

 

Acesse aqui o Regulamento do concurso
Inscreva-se aqui!
 

concurso 2024O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Diretoria de Comunicação, acaba de lançar seu Concurso Cultural. Com o tema "IFSULDEMINAS: A escolha perfeita para o seu sucesso!", o concurso tem como objetivo principal incentivar a expressão artística dos estudantes, através de vídeos e desenhos que representem, visualmente, as experiências, oportunidades e conquistas vivenciadas na instituição.

Esta é mais uma ação estratégica para o vestibular e visa envolver os estudantes na divulgação de um curso, campus ou da instituição como um todo, bem como produzir materiais a partir do olhar deles.

Categorias

O concurso conta com 2 categorias:

A) Vídeo para Reels: deve ser gravado na vertical (1080x1920) e ter de 60 a 90 segundos e

B) Desenho: pode ser pintura à mão, ilustração à mão ou grafite. Deve ser do tamanho de uma folha A3 (29,7x42cm); pode ser utilizado qualquer tipo de material que tenha boa resolução e nitidez e que permita o entendimento do trabalho.

Inscrições

Podem se inscrever alunos regularmente matriculados nos cursos (presenciais e a distância) técnicos (integrados e subsequentes), superiores e pós-graduação.

O aluno deverá realizar a inscrição por meio deste link, de 06 a 23 de outubro de 2023.

Na categoria Reels, o candidato ainda deverá anexar o vídeo no formulário online, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento. Já na categoria Desenho, o candidato deverá entregar a arte pessoalmente na Reitoria do Instituto; pelos correios ou pessoalmente na Assessoria de Comunicação do campus que estuda, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento. A inscrição é gratuita!

Resultado e premiação

Os melhores vídeos e desenhos inscritos  (segundo os critérios definidos no item 5 do regulamento) farão parte de uma coletânea a ser publicada nos canais de comunicação do IFSULDEMINAS.

Será considerado vencedor os 3 (três) vídeos e os 3 (três) desenhos que obtiverem o maior número de pontos, dentre os critérios definidos no item 5 do regulamento.

Em cada categoria, a premiação se dará da seguinte forma:

  1. 1º colocado: Um (01) Smartphone Xiaomi Poco M3 Pro 5G 128gb
  2. 2º colocado: Uma (01) Caixa de som Huaxia 200w com bateria/bluetooth/USB e microfone sem fio
  3. 3º colocado: Um (01) Hoverboard

 

Cronograma:

Evento

Período

Inscrições

06/10/2023 até 23/10/2023

Divulgação da lista de inscrições confirmadas (1ª etapa - eliminatória)

a partir de 26/10/2023

Divulgação dos selecionados (2ª etapa - classificatória)

a partir de 26/10/2023

Período de divulgação dos vídeos e desenhos nas redes sociais  (3ª etapa)

entre os dias 27/10/2023 01/11 a 13/11/2023 (vídeos)

entre os dias 01º/11/2023 06/11 a 13/11/2023 (desenhos)

Resultado final

24/11/2023

Entrega da premiação

evento a ser realizado no Gabinete do reitor (a data será divulgada posteriormente)

registrado em:
Fim do conteúdo da página