Página inicial > Últimas notícias > Finalistas Hackathon 2023

Finalistas Hackathon 2023

Conheça os primeiros colocados no 5º Hackathon

participantesNesta quarta-feira (20/09), foi divulgado o resultado final do 5º Hackathon - Desafio Desenvolvimento Regional Sustentável 2023, iniciativa realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e da Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE), com o objetivo de promover e reunir mentes brilhantes e criativas para criar soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região do sul e sudoeste de Minas. Neste ano, o evento contou com o apoio do Sebrae-MG.

Das 19 equipes inscritas, 12 foram selecionadas para a maratona e três venceram os desafios propostos:

Equipe Quagsire (Campus Passos) venceu o desafio proposto pela empresa Região Vulcânica

primeiro lugar

Equipe GreenBrains (Campus Machado) venceu o desafio proposto pela empresa Serralheria Amaral

primeiro lugar serralheria

e Equipe SIM (Campus Machado) venceu o desafio proposto pela empresa Belmiro's Café

primeiro lugar cafe

A premiação dos vencedores de cada desafio foi a concessão de uma bolsa fomentada pela PPPI, para os alunos desenvolverem os protótipos. O Sebrae-MG ainda premiou todas as 12 equipes participantes com mentoria; já as equipes classificadas em 1º e 2º lugares, em cada desafio, também terão a possibilidade de assistirem a palestras promovidas pela entidade.

Atualizado pela Dicom em 21/09/2023

_______________________________________________________________________________________________________________________

IFSULDEMINAS realiza 5º Hackathon: desafio desenvolvimento regional sustentável

equipe hackathonNa última terça-feira (19/09), no auditório do Campus Passos, foi realizada a cerimônia de abertura do Hackathon - Desafio Desenvolvimento Regional Sustentável 2023. A maratona de mais de 30 horas ininterruptas reuniu 12 equipes, formadas por estudantes e servidores dos campi do IFSULDEMINAS, que trabalharam em desafios propostos por três empresas selecionadas, além de participarem de diversos workshops. Estiveram presentes o reitor substituto, professor Carlos Reinato; o diretor-geral do campus, professor Juliano Caliari; a diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, professora Priscila Botrel; o coordenador do Escritório Local de Inovação e Empreendedorismo (ELITE) do campus e coordenador da comissão organizadora do Hackathon 2023, professor Diogo Rógora Kawano; e a analista do Sebrae, Karina Rocha.

O evento, que está em sua 5º edição, possui foco no desenvolvimento sustentável da região do Sul e Sudoeste de Minas Gerais e tem como objetivo estimular a comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS ao exercício da cidadania, gerando soluções para um crescimento sustentável, por meio de uma competição multidisciplinar, formando lideranças corporativas comprometidas e inovadoras para o setor especificado.mesa hackathon

O gestor da serralheria Amaral, Luiz Amaral, foi um dos selecionados por meio de edital para participar do Hackathon. Em sua apresentação, ele explanou um pouco acerca do negócio e deixou o convite para as equipes. "Nosso foco é fabricar portas e estruturas metálicas. E muitas vezes sobram partes dessas peças cortadas, algo em torno de 300 a 400 kg de desperdício por mês. Então gostaríamos de pensar uma forma de aproveitar esse material, que é novo, e lembrar também da questão do sustentável, pois acaba que esse descarte não tem um fim adequado. Dessa forma, a ideia é pensarmos em uma solução sustentável para o meio ambiente e que seja rentável para a empresa".

Para o estudante de Tecnologia em Produção Publicitária, Flávio Cunha Ferreira, e integrante da equipe Pentágono, o evento o motivou a estar aprendendo e em contato com o mercado. publico hackathonAnsioso, porém confiante, ele contou que escolheu o desafio da serralheria - manejamento de resíduos - e que a questão da premiação também foi um diferencial ao resolver participar do Hackathon. "Nossa expectativa é bem alta, esperamos levar pelo menos o top 3".

De acordo com o coordenador da comissão organizadora, professor Diogo Kawano, o Hackathon é um dos grandes eventos que oportunizam aos alunos se desenvolverem. "Além de ter relação direta com o setor produtivo, tudo o que eles aprendem em sala de aula é colocado em seviço para a comunidade, ou seja, é um extensionismo muito forte. Outro ponto importante é a questão do trabalho em um ritmo intenso. São mais de 30 horas ininterruptas na solução do cliente, trabalhando competências e habilidades e também enfrentando desafios de ordem emocional".

O Hackathon seguiu até quarta-feira (20/09), com a apresentação final das soluções em formato de pitchs.

Texto: Ascom Passos
Data: 20/09/2023