Página inicial > Últimas notícias > Horto Florestal

Horto Florestal

Imóvel onde está localizado o Horto Florestal passa a pertencer ao Campus Machado

A doação foi oficializada nesta terça feira, 06 de setembro

foto1Na manhã desta terça-feira, 6 de setembro, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli e o diretor do Campus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, estiveram em Belo Horizonte para oficializar a doação de um imóvel rural do Horto Florestal, que pertencia à União e agora passa ao Campus Machado. A assinatura do contrato (Processo SPU/MG n° 04926.000305/2013-63) ocorreu na Superintendência do Patrimônio da União no Estado de MG e contou com a presença do Superintendente, Rogério Veiga Aranha e da Coordenadora de Destinação daquele órgão, Júlia Maria de Oliveira. O chefe de gabinete do Campus Machado, Luciano Olinto Alves, e o diretor de Desenvolvimento Institucional da Reitoria, Paulo Roberto Ceccon, também acompanharam o ato.

No terreno, de aproximadamente 3,90 hectares, serão desenvolvidas ações para o Espaço de Estudos e Vivência Ambiental (EEVA), associadas à pesquisa e ao ensino. Está prevista ainda a construção de um viveiro de plantas medicinais, bem como um outro de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado, aproveitando a estrutura já existente de viveiros de mudas frutíferas e arbóreas. Um deles pertence ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão com o qual o IFSULDEMINAS também pretende estabelecer parceria.

Segundo o diretor Carlos Henrique, “o objetivo será usar as mudas na recuperação florestal de áreas degradadas de Machado, bem como envolver escolas públicas municipais e estaduais em atividades de educação ambiental”. O reitor Marcelo Bregagnoli comentou a importância da doação ao IF. "É mais uma oportunidade para a ampliação dos projetos do IFSULDEMINAS, estreitando os laços com a comunidade por meio de ações que promovam o desenvolvimento”.

O projeto conta com a implantação de um arboreto dendrológico, que é uma coleção botânica de árvores e plantas de espécies regionais e com a formação de uma trilha ecológica que será usada junto às instituições de ensino. O valor do terreno, segundo avaliação recente, é de R$ 400 mil.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria