Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > 2° Festival de Arte e Cultura
Início do conteúdo da página

2° Festival de Arte e Cultura

Abertura do Festival de Arte e Cultura reúne alunos, servidores e comunidade em Poços de Caldas

Com o objetivo de promover a integração entre a instituição e a comunidade, por meio da valorização da cultura e suas manifestações, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, realizou, na manhã desta sexta-feira (02), no Campus Poços de Caldas, a abertura do 2º Festival Arte e Cultura. Alunos dos campi do IF, servidores e comunidade participaram do evento, que contou com as apresentações do Coral “Encanto” (Campus Inconfidentes), do projeto “Musicalidades por toda a parte” (Campus Pouso Alegre), do projeto “Musique-se” (Campus Três Corações), e do projeto “Corpo Arte”, do Campus Poços de Caldas.

foto2Após assistirem ao vídeo institucional, o público ouviu o pronunciamento das autoridades. Estiveram presentes o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; o secretário de Cultura da cidade de Poços de Caldas, João Alexandre Moura Oliveira; o pró-reitor de Extensão do IF, professor Cleber Ávila Barbosa e o diretor-geral pro tempore do Campus Poços de Caldas, professor Thiago Caproni Tavares.

O professor Thiago Caproni deu as boas vindas a todos os participantes. Agradeceu à Pró-Reitoria de Extensão e à Secretaria de Cultura de Poços de Caldas pelos projetos em parceria e salientou que é sempre uma satisfação para o Campus Poços receber eventos institucionais, principalmente, os culturais, como o Festival de Arte e Cultura. “Espero que todos tenham um excelente festival. Isso, além de dar publicidade aos nossos trabalhos, faz com que a sociedade nos conheça mais”, completou.

O Secretário de Cultura de Poços, João Alexandre, falou da parceria com o IF e elogiou a atuação do Instituto Federal: “o IF tem uma significativa importância para Poços de Caldas e esse Festival veio mostrar a cultura como atividade cidadã, pois toda a comunidade escolar está envolvida”. Comentou sobre sua trajetória como ex-aluno do Campus Machado e do seu apreço pela instituição. E frisou a qualidade dos gestores culturais formados pelo Campus Poços por meio do curso de Gestão Cultural, ofertado na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Muito feliz e satisfeito com a segunda edição do evento, o professor Cleber Barbosa fez seus agradecimentos à Reitoria e à Prefeitura pelo suporte dado aos projetos de cultura do IF. Deu destaque ao trabalho de sua equipe da Pró-Reitoria e da gestão do Campus Poços, pelo entusiasmo e envolvimento nas ações. “São momentos como esse que nos revigoram. Essa energia positiva dos jovens. Esse evento traz toda a dimensão da cultura do nosso Instituto, mostrando a criatividade dos nossos alunos e dos nossos servidores. É uma forma de levar nossa cultura para a comunidade, mostrando a pluralidade de nossas ações e projetos. Com certeza, esse é o evento de cultura do ano”, afirmou.

O reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, também agradeceu por todas as parcerias e esforços na realização do festival. Resgatou sua história como músico e declarou como a arte mudou sua vida: “a arte, a cultura e o esporte estão no centro da formação do ser humano. São esses momentos que nos fazem ter ânimo e onde conseguimos aflorar o que há de mais belo nas pessoas”. Por fim, ressaltou os grandes eventos realizados no Campus Poços, desde 2015.

As apresentações

foto12Depois das falas das autoridades, o público presente no auditório do Campus Poços de Caldas pôde prestigiar diversas atrações vindas dos campi do IFSULDEMINAS. O primeiro grupo a se apresentar no 2º Festival de Arte e Cultura foi o Coral “Encanto”, formado por alunos e servidores do Campus Inconfidentes, sob a regência do professor Roberto Mariano. Em quatro grandes apresentações, os cantores interpretaram “Conquista do Paraíso” (tema do filme), “Panis Angelicus” (Cesar Franck), “Bailes da Vida” (Milton Nascimento) e “Ameno” (ERA). Para o professor Roberto, a apresentação foi uma troca muito positiva, pois proporcionou aos alunos coralistas adquirem mais conceito de palco e contato com o público, além de ajudar a divulgar um estilo musical ainda ausente entre boa parte das pessoas. Para a aluna de Engenharia de Alimentos, Luisa Lemes, uma das integrantes do coral, “essa interação com outros campi do Instituto é bem legal”. Na opinião da estudante, participar de atividades artísticas ajuda a relaxar: “faz bem ter arte para a vida e acho maravilhoso ter esse incentivo dentro do IF”.

Formado por cerca de 30 estudantes dos cursos técnicos integrados em Administração e Informática do Campus Pouso Alegre, o grupo “Musicalidades por toda a parte”, coordenado pelo professor Emerson Simões, foi o segundo a se apresentar, contagiando o público com animadas interpretações de Bruno Mars, Queen, One Republic, Journey e Cold Play. “Mostrar seus sentimentos e se emocionar com a música deixa a vida mais colorida”, apontou Thamires Pereira, uma das vocalistas.

Interpretando a canção “Novidade”, de Gilberto Gil, o projeto “Musique-se”, do Campus Avançado Três Corações”, foi muito aplaudido e elogiado. “Entendemos que a música complementa muito a gente, para que não percamos a capacidade de nos indignarmos e de nos humanizarmos sempre”, sublinhou Aliciane Rodrigues, a vocalista. O projeto de extensão “Musique-se”, em atividade desde fevereiro deste ano, conta com a participação de alunos e representantes da comunidade. Para o professor Fábio Dalpra, um dos membros e apoiadores da iniciativa, foi muito bom se apresentar no Festival Arte e Cultura do IFSULDEMINAS: “eventos como este mostram que a arte faz parte da nossa educação”.

Encerrando as apresentações de abertura do festival, no ginásio poliesportivo, os alunos do projeto de extensão “Corpo Arte”, do Campus Poços de Caldas, fizeram um belo número de acrobacias. Para João Paulo Ferraz, estudante de Geografia, “o festival ajuda a fomentar o incentivo à cultura, além de mostrar como as atividades artísticas são importantes para a saúde física e mental das pessoas”. Na visão da professora Heidi Jancer, coordenadora do projeto, “é ótimo ter esse tipo de incentivo da reitoria; é uma oportunidade de compartilhar o que desenvolvemos e de estimular a arte e a cultura entre os nossos estudantes”.foto26

Para o público que veio prestigiar a abertura do festival, o retorno foi garantido. A aposentada Adenir Antunes Campos veio de São Paulo prestigiar a apresentação da neta Bárbara Campos no coral “Encanto”. “As apresentações foram muito lindas. A gente não vê mais isso, tanto jovem reunido em prol da cultura. Participando dessas atividades, eles estão visualizando um futuro. Fico muito feliz e tranquila de saber que minha neta estuda no Instituto”, disse Adenir.

De acordo com a servidora Heliese Pereira, que trabalhou na organização do evento, a abertura foi “maravilhosa”: “todas as atrações foram muito bem preparadas e ensaiadas. Os alunos ficaram empolgados, participaram e se envolveram. Começamos com o pé direito”.

O festival

Música, teatro, dança, literatura, artes plásticas, artes visuais, cinema são algumas das atrações que integram a programação do 2º Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS, que segue até a noite deste sábado, dia 03 de setembro, com atividades em diversos locais de Poços de Caldas: Instituto Moreira Sales (IMS), Antiga Estação Ferroviária (FEPASA), Centro Cultural Afro brasileiro Chico Rei e no Campus Poços de Caldas. O evento tem entrada gratuita e aberta a toda da comunidade (Confira a programação completa). Prestigie!

Texto: Daniel Aroni - Ascom Campus Poços de Caldas
Fotos: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
02/09/2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página