OBAP 2023
Estudantes do IFSudesteMG, IFSULDEMINAS e Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (SP) são os campeões da 12ª OBAP
- Classificação final das equipes: categoria Técnico Integrado/Concomitante
- Notas provas práticas: categoria Técnico Integrado/Concomitante
- Notas prova teórica: ambas as categorias
- Classificação final das equipes: categoria Técnico Subsequente
- Notas provas práticas: categoria Técnico Subsequente
A 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) chegou ao fim neste domingo (10/09), em seu terceiro dia de atividades. A competição, que recebeu 150 estudantes e 50 orientadores, representando 16 estados brasileiros, encerrou-se com uma cerimônia realizada no auditório Embrapa Sede, no Plano Piloto de Brasília, quando foram anunciados os vencedores desta edição.
A OBAP estimula o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrando estudantes de cursos técnicos da área e os conectando à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária e, em 2023, foi realizada pelos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e de Brasília (IFB) no Campus Planaltina do IFB, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também contribuíram para a realização da olimpíada a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Receita Federal do Brasil e a empresa Fuzil Ferramentas.
Solenidade
A cerimônia de encerramento e de premiação da OBAP contou com a presença de todas as 50 equipes competidoras, além de autoridades do Governo Federal e de gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) e da Embrapa. Os convidados da tribuna de honra foram o secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Getúlio Marques Ferreira; a diretora de Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia para Educação Científica do MCTI, Juana Nunes; os reitores do IFSULDEMINAS, IFB, e IF Baiano, Cleber Ávila Barbosa, Veruska Machado e Aécio José Araújo Passos Duarte, respectivamente; os diretores-gerais do Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS e do Campus Planaltina do IFB, Renato Souza e Nilton Cometti, respectivamente; a diretora de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, Selma Lúcia Lira Beltrão; além do diretor de Desenvolvimento da Rede EPCT do MEC e coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli.
Em sua fala, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, saudou as políticas do Governo Federal em prol da valorização e do incentivo das ciências e da educação técnico-profissionalizante. “Essa parceria [dos institutos federais com o MEC] faz com que as atividades sejam mais estimulantes para os estudantes, dialogando com o espaço físico e com a cadeia produtiva do país”.
Por sua vez, a representante do MCTI destacou o lado do trabalho coletivo proporcionado pela OBAP. “Ela é muito interessante porque não foca apenas no desempenho individual, são equipes que estão in loco construindo esse conhecimento técnico juntas, num evento bem ‘mão na massa’, bem estimulante”, distinguiu Juana Nunes.
Em seu discurso, o reitor do IFSULDEMINAS destacou que os estudantes são o centro de todos os esforços em ações como a OBAP. “Os estudantes que têm a oportunidade de vivenciar momentos como esta olimpíada saem transformados. Acreditamos que a sala de aula é essencial, contudo, espaços como a OBAP representam algo a mais para a interlocução, o intercâmbio de ideias e o protagonismo estudantil”, destacou Cleber Ávila Barbosa.
Já a reitora do IFB, Veruska Machado, salientou como a realização da OBAP representa o “DNA de integração da Rede Federal de Ensino”, que faz 15 anos neste ano de 2023. “Somos 41 instituições de ensino que trabalhamos, desenvolvemos e colhemos juntos os resultados dessas ações, que mobilizam esse ‘tripé’ de ensino, pesquisa e extensão e ampliam cada vez mais a formação dos jovens”, disse.
Em sua fala, a representante da Embrapa exaltou a potencialidade da OBAP de promover a prática e os conhecimentos da área de agrárias, além de ser uma competição saudável, de grande interação, cooperação e performance. “Nos enche de esperança poder ver o setor da agropecuária rejuvenescer e, principalmente, atuar cada vez mais em prol de sistemas agroalimentares mais sustentáveis, nas dimensões social, ambiental e econômica”, enfatizou Selma Lúcia Lira Beltrão.
Por fim, o coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, afirmou que a OBAP não é apenas um projeto do IFSULDEMINAS, mas um programa que extrapola o âmbito institucional e que se encontra na fase de consolidação e profissionalização. “A OBAP envolve várias instituições e pessoas, prova disso é a evolução, a cada edição, no número de inscritos, de participantes e de órgãos, empresas e indivíduos interessados em contribuir, em ter seu nome vinculado à esta olimpíada, marcada sobretudo pelo seu compromisso com o bom gerenciamento e otimização de recursos e com a reflexão sobre as metodologias, as aplicações e as tecnologias que implicarão no futuro da formação técnica de qualidade para o campo”, declarou.
O coordenador-geral adiantou, brevemente, como será a edição de 2024 da olimpíada. “Para a 13ª edição da OBAP iremos realizar um processo diferente de seleção da instituição-sede da etapa final e presencial. Será lançado um edital, até o final de ano, para possibilitar a candidatura de todas as instituições interessadas”, anunciou Bregagnoli.
Premiações
Durante a cerimônia houve o momento mais aguardado pelos competidores ao longo da competição: o anúncio e a premiação dos estudantes que se destacaram durante a realização das provas da 12ª OBAP. Aos agraciados foram entregues medalhas, brindes cedidos pelos patrocinadores do evento e troféus aos primeiros colocados.
Na premiação por equipe, cinco delas da categoria Técnico Subsequente foram reconhecidas por obterem os melhores desempenhos nas provas teórica e prática. A primeira colocação ficou com a equipe “3 Colinas” do Centro Estadual de Educação Tecnológica (Etec) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, da cidade de Franca (SP). “Alegria total, quando chegar em casa e na escola vamos festejar bastante. Eu gosto demais da área Agropecuária e pretendo seguir este caminho profissionalmente”, compartilhou Guilherme Ferreira, com seu troféu de campeão nas mãos.
Já na categoria Técnico Integrado/Concomitante, ao todo, foram distribuídas 45 medalhas às quinze equipes mais bem classificadas. O primeiro lugar foi conquistado pela equipe Agroalpha do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Bianca Lima Ribeiro dedicou a vitória à família e à orientadora Ariana Vieira Silva, dizendo que sem “o apoio e base deles não estaria aqui”. Toda a equipe também enfatizou a mobilização da comunidade e do campus na preparação deles para a OBAP. “Estudamos muito, mas contamos com a ajuda de outros professores e de proprietários rurais da nossa cidade que cederam equipamentos agrícolas para treinarmos. Esse entrosamento e apoio fizeram a gente levar esse troféu para casa”, revelou Matias Borges.
A premiação individual celebrou o desempenho dos cinco competidores de ambas as categorias que alcançaram as melhores notas no teste teórico. Foram cinco estudantes premiados, sendo que o destaque ficou com a estudante Bárbara Campos de Oliveira, do IFSudesteMG - Campus Rio Pomba. “Eu estou encantada com tudo, com a competição, com o que eu vivi aqui, com a convivência com todas as outras equipes e pela conquista. A Agropecuária é a minha paixão!", falou a campeã muito emocionada.
Texto e fotos: Ascom IFB e IFSULDEMINAS/OBAP
Atualizado em 11/09/2023
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Último dia de provas práticas da 12ª OBAP agita o Campus Planaltina do IFB
Durante o período da manhã deste sábado (09/09), as 50 equipes competidoras da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) se reuniram novamente no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) para realizar as últimas provas práticas da competição.
Às 8hs da manhã, as 10 equipes da categoria Técnico Subsequente já estavam posicionadas para regular a máquina semeadora adubadora, que foi disponibilizada desmontada e sem sementes no reservatório. O desafio era montá-la em 30 minutos e regulá-la para plantar 94 sementes de milho em 10 giros de roda.
Enquanto isso, as 40 equipes da categoria Técnico Integrado/Concomitante novamente se revezaram para realizar as duas atividades práticas propostas para o dia: a prova de inseminação artificial bovina e o levantamento planialtimétrico.
David dos Santos integra a equipe formada por estudantes do campus anfitrião desta edição da OBAP. O competidor contou que ele e seus amigos se empenharam para mostrar a força do agro e representar bem a instituição deles. “Estudamos bastante, fizemos a nossa parte, nos esforçamos ao máximo para estarmos aqui representando o nosso campus e nosso instituto. Está sendo tão especial para nós este momento que somos sede da OBAP! Queremos levar este prêmio pra casa, aliás, deixá-lo aqui no IFB”.
Matias Borges veio do Sul de Minas Gerais para competir na OBAP e fez um balanço sobre vivenciar sua primeira olimpíada científica. “Eu achei a experiência muito boa. Eu nunca havia estado em um lugar com tanta gente reunida de tantos lugares diferentes, mas com o mesmo objetivo. Todo mundo querendo ganhar, mas todo mundo muito gentil e entrosado”.
Alane Gouveia foi campeã na categoria Técnico Integrado/Concomitante na edição passada da OBAP e, neste ano, voltou à olimpíada num papel bem diferente: não mais como competidora, mas como fiscal de prova. “É uma posição totalmente diferente. Não imaginava ter a oportunidade de voltar à OBAP. É legal ver outras pessoas no lugar que a gente esteve, é interessante acompanhar essa dinâmica por outra ótica”.
Parcerias
Representantes de órgãos apoiadores e de empresas patrocinadoras da OBAP vieram acompanhar o último dia de provas práticas da competição. Entre os visitantes estavam membros da equipe de gestão do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e gerentes da empresa Fuzil. A diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Carla Jardim, destacou dois principais fatores de relevância da OBAP para o fortalecimento da educação profissionalizante no país. “Começa pelo fato de reunir diferentes redes ofertantes de educação profissional e tecnológica, mesmo predominando equipes dos institutos federais, a gente tem aqui redes estaduais, serviço nacional de aprendizagem e autarquias. Além do fato de estarmos aqui com equipes demonstrando seus conhecimentos teóricos e práticos dentro da área da Agropecuária, o que transforma a OBAP em espaço privilegiado para que esses jovens possam ver na prática a aplicabilidade daquilo que no dia a dia eles desenvolvem em suas instituições de origem".
Assim que as provas terminaram, os orientadores das equipes foram convidados para conhecer as máquinas, equipamentos e materiais utilizados pelos estudantes na realização das provas. Para a orientadora da equipe Girassol, Gilvanete dos Santos, a OBAP é um lugar de aprendizado intenso. “Tem muita coisa aplicada aqui que os estudantes ainda não viram na escola. Assim, a OBAP serve de motivação para que os alunos queiram aprender mais para vir aqui e saírem bem colocados na competição”.
Com as provas finalizadas ao meio dia, os obapianos tiveram o período da tarde e da noite de sábado livre. No domingo (10/09), a partir das 8h30, todas as equipes irão ao auditório Embrapa Sede, em Brasília, onde ocorrerá a cerimônia de encerramento da OBAP, com a revelação dos vencedores desta edição.
A OBAP
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica realizada pelo IFSULDEMINAS. Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. A OBAP ocorre anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada.
Texto e fotos: Ascom OBAP
Atualização: 09/09/2023
Competidores de 16 estados brasileiros realizam o 1º dia de provas da Etapa Final da 12ª OBAP
Os 150 competidores selecionados para a etapa presencial da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) chegaram às 7 horas da manhã desta sexta-feira (08/09) ao Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) para iniciarem as atividades mais aguardadas da competição: as provas presenciais.
Logo que chegaram ao campus, as 50 equipes da categoria Técnico Integrado/Concomitante (40) e Técnico Subsequente (10), cada uma delas composta por um orientador e três estudantes, passaram pelo local de credenciamento, onde receberam kits com materiais de identificação e para a realização das provas. Na sequência, no auditório do campus, houve a recepção oficial dos obapianos e uma orientação geral sobre as atividades práticas e teóricas que ocorreram ao longo desta sexta-feira e serão retomadas na manhã de sábado (09/09).
As boas-vindas à competição foram dadas pelo coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, e pelo diretor-geral do Campus Planaltina, Nilton Cometti. Em sua fala, Bregagnoli ressaltou o poder transformador da educação na vida pessoal, profissional e perante à sociedade. “É uma satisfação, a cada edição da OBAP a gente tem essa emoção renovada. Tenham vocês também fé na educação, pois só a educação move, renova e traz esperança para um mundo melhor. Acreditem em vocês, acreditem nesse processo que é essencial, pois só de estarem aqui vocês já são todos vencedores”. Além disso, o coordenador da OBAP enfatizou a importância do apoio dos gestores para a realização da olimpíada. “Cada dia mais, os gestores percebem a importância de ter uma equipe na fase final da OBAP, então, eu quero agradecer o apoio institucional de cada reitor, pró-reitor, coordenador de curso que culminou na concretização da vinda de vocês para o DF”.
Em seguida, Cometti encerrou a recepção dos competidores reforçando em sua fala que cada competidor tenha orgulho da vocação para a área agrícola. “Nós somos da roça, nós queremos que a área agrícola seja sempre proeminente. A gente vem competir, vem. Mas a gente vai sair daqui com os laços fortalecidos com a educação profissional de qualidade e de referência. Sejam bem-vindos e boa competição”.
Prova teórica
Com a deixa, os competidores se dirigiram para o bloco pedagógico, onde ocorreu ainda pela manhã a primeira prova do dia. Os obapianos tiveram 1h30 para resolver a prova teórica com dez questões fechadas de múltipla escolha e duas questões dissertativas, envolvendo os temas agricultura e zootecnia, ambos conectados às tecnologias da Indústria 4.0.
Iago Canal da equipe AgroCeier, do Centro Estadual Integrado de Educação Rural Águia Branca (ES), cursa o 2º ano do ensino técnico integrado e disse que algumas questões da prova teórica contemplavam assuntos que ele ainda não havia estudado, mas isso não o desmotivou. “Eu e meus colegas de equipe nos empenhamos, estudando separadamente e também discutindo em grupo. A prova foi boa, porém caiu assuntos que ainda verei no colégio. Se, por isso, eu não me sair bem dessa vez, eu tento voltar ano que vem, mais bem preparado”.
Juliana Salvador da Etec Benedito Storani, de Jundiaí (SP), gostou do conteúdo da prova teórica, mas ficou um pouco nervosa durante a realização. “Eu esperava um pouco mais de mim porque todas as questões contemplavam conteúdos que a gente vem aprendendo desde o primeiro ano do curso. Mas, por conta do nervosismo, acabei errando o preenchimento do gabarito”, contou.
Provas práticas
No fim da manhã e ao longo de toda a tarde, as equipes se revezaram para realizar três provas práticas. As equipes da categoria Técnico Integrado tiveram desafios envolvendo regulagem de uma máquina semeadora adubadora; simulação de técnicas de inseminação artificial de bovinos (desde a limpeza do aparelho reprodutor, escolha, descongelamento e aplicação do sêmen, até a higienização do processo); e levantamento planialtimétrico de uma área correspondente a um triângulo, com o objetivo de determinar a área, o perímetro e a diferença de nível entre os pontos.
Assim como as equipes do Integrado, as equipes da categoria Técnico Subsequente realizaram a regulagem da máquina semeadora adubadora. Contudo outros dois desafios práticos foram exclusivos: preparo de adubação e preparo de calda bordalesa, uma mistura que protege contra a ação de microrganismos e ainda serve como fertilizante, adotado pela agricultura orgânica.
Júlia Karoline Novara, da equipe Agrolindas do Campus Araquari do IFC, após finalizar a prova da máquina agrícola teve a oportunidade de ouvir do professor fiscal da prova explicações sobre a tarefa que acabara de executar. “A regulagem de semeadora varia muito e para dar um erro é muito fácil. Essa contato que a gente teve aqui, isso incentiva o pessoal a querer conhecer mais, a querer buscar outros conteúdos e práticas que a gente perdeu por conta do estudo remoto no período da pandemia”.
Toda a dinâmica dos desafios práticos foi observada de perto pela reitora do IFB, Veruska Machado, e pelo secretário-executivo do Conif, Alexandre Bahia. De acordo com a reitora, a parceria entre o IFSULDEMINAS e o IFB é um exemplo de trabalho colaborativo a ser exaltado. “Acho extremamente importante esse trabalho coletivo e em rede. A integração entre estudantes, servidores, gestores e o território de Planaltina também aparece aqui na realização da OBAP como um fator essencial, inclusive para a nossa missão institucional”.
As provas práticas foram acompanhadas e fiscalizadas pelos integrantes da comissão técnica formada por servidores do IFSULDEMINAS, IFSudesteMG e IFSP e tiveram o apoio dos alunos dos cursos superiores de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS e de Licenciatura em Biologia e Agronomia do IFB.
A OBAP
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica realizada pelo IFSULDEMINAS. Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. A OBAP ocorre anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada.
Data: 08/09/2023
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