Página inicial > Últimas notícias > JIFS 2023 - Etapa Regional

JIFS 2023 - Etapa Regional

IFSULDEMINAS conquista 15 medalhas na etapa Regional do JIFS no Espírito Santo

Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, na cidade de Guarapari, no Espírito Santo, aconteceu a fase Regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2023. Nessa etapa, equipes da região Sudeste do país disputaramm vagas para a fase Nacional do Jogos. O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) marcou presença com seus atletas e garantiu 15 medalhas, sendo a segunda maior instituição em termos de modalidades classificadas para as finais, ficando atrás apenas dos anfitriões.

O evento contou com a participação de aproximadamente 1.500 estudantes-atletas representando as seguintes instituições: IFSULDEMINAS; Ifes; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG);Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Colégio Pedro II (CPII); Instituto Federal Fluminense (IFF); Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Foram disputadas 11 modalidades esportivas, incluindo futebol de campo, futsal, handebol, vôlei, basquete, vôlei de praia, natação, atletismo, xadrez, tênis de mesa e judô. A maior parte das competições ocorreu no Sesc Guarapari.

O torneio se desenrolou em diferentes locais: o Complexo Esportivo Maurice Santos, em Guarapari, abrigou as competições de judô, natação e futsal. O futebol de campo teve lugar na Associação Atlética Aliança, também em Guarapari, enquanto as provas de atletismo aconteceram no Centro de Educação Física da Ufes, em Vitória.

Segundo o coordenador de esportes institucionais, o professor Carlos Paulino, a promoção de eventos esportivos como este contribui significativamente para a qualidade de vida dos participantes e motivação para o sucesso acadêmico: "O excelente resultado alcançado pela nossa instituição é o fruto de um esforço conjunto que envolve desde a gestão, passando pelo gabinete do reitor, a Pró-Reitoria de Extensão, os Diretores Gerais e, principalmente, os professores de educação física e os coordenadores de esportes dos campi do IFSULDEMINAS, que não mediram esforços para proporcionar o melhor para os nossos alunos, permitindo que eles brilhassem nesta etapa com resultados excepcionais. Estamos orgulhosos de fazer parte do IFSULDEMINAS", comentou o coordenador.

Os vencedores dos torneios estão classificados para a edição nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacional), que acontecerá de 23 a 27 de outubro em Fortaleza, no Ceará.

Confira as modalidades medalhistas do IFSULDEMINAS:

- Futebol Masculino OURO

- Handebol Masculino OURO