Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Visita aos campi
Início do conteúdo da página

Visita aos campi

Comitiva de docentes bolivianos visitam os campi do ISFULDEMINAS para troca de experiências em áreas agrícolas

Esta semana, entre os dias 29 e 31 de agosto, foi marcada pela visita à Reitoria e aos campi do Instituto Federal do Sul de Minas de uma comitiva de docentes da Universidad Mayor de San Andres, localizada em La Paz, na Bolívia. Os encontros ocorreram com o objetivo de formalizar convênio de intercâmbio destinado a servidores e alunos das duas instituições e também promover a troca de experiências em áreas afins. A comitiva seguiu uma programação de visitas aos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho.

foto inconfidentes 1Em Inconfidentes, a visita aconteceu na parte da tarde do dia 29 de agosto. Os docentes bolivianos foram acompanhados pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor José Luiz de Andrade Rezende Pereira. Ao chegarem, eles participaram de uma reunião com a equipe da direção. Em seguida, foram levados para conhecer alguns setores de produção (Bovinocultura de Leite, Bovinocultura de Corte, Suinocultura, Avicultura, Cunicultura, Cafeicultura, Agroecologia e Laticínio) e alguns laboratórios (Solos, Informática e Agrimensura e Cartografia). Antes de encerrar a visita no campus, o professor boliviano Johnny Ticona Aliaga proferiu uma palestra a servidores e alunos da graduação sobre “Sistemas Agroflorestais Amazônicos”, no Auditório do CPA, na Fazenda Escola.

Já no Campus Muzambinho, o encontro foi na terça-feira, 30 de agosto. A comitiva internacional foi recebida, no Prédio Administrativo, pelo diretor-geral do campus, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues, pela diretora do departamento de Desenvolvimento Educacional, professora Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, pela coordenadora geral de Ensino, professora Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, pelo coordenador geral de Produção e Pesquisa, professor Lucas Alberto Teixeira de Rezende e pelo coordenador geral de Atendimento ao Educando, professor Evane da Silva.

Os bolivianos foram acompanhados pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, prof. José Luiz de Andrade Rezende Pereira, pela Assessora Internacional do IFSULDEMINAS, professora Narayana de Deus Nogueira Bregagnoli, e pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas, Sircio Alison dos Santos e Miller Melo Sanches – estes últimos foram convidados por já terem vivenciado intercâmbios em países com o mesmo idioma dos visitantes.

Para o Reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, a visita reitera o papel de pesquisa, extensão e pesquisa da instituição. "O objetivo é estreitar ações que envolvam a pesquisa, uma vez que muitas culturas e técnicas de cultivo tem origem naquela região, através de projetos conjuntos e pesquisas compartilhadas entre pesquisadores; extensão por meio de cursos de capacitação e orientação à população sobre consumo de produtos de origem andina e; o ensino pelo intercâmbio de estudantes e participação mútua de professores nos programas formais de ambas instituições", explicou ele.

Durante todo o encontro, os professores puderam trocar experiências e relatos sobre as diferentes e semelhantes práticas agropecuárias adotadas no Brasil emuzambinho3 na Bolívia. Na oportunidade, os bolivianos conheceram os setores de Zootecnia (Ovinocaprinocultura, Cunicultura, Avicultura, Bovinocultura), o Laboratório de Olericultura, o Laboratório de Jardinagem e Paisagismo, a Cooperativa-Escola e o Setor de Cafeicultura (Laboratório de Qualidade e estruturas de plantio, manejo e industrialização do café). Neste último laboratório, puderam tirar dúvidas sobre o café produzido no Campus Muzambinho com o professor e coordenador do setor de Cafeicultura, prof. José Marcos Angélico de Mendonça.

Os alunos e professores de Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas, Técnico em Agropecuária e outros cursos puderam participar da palestra ministrada pelo professor René Chipana que abordou sobre os “Sistemas de irrigação ancestrais na Bolívia” e explicou um pouco dos principais cultivos realizados no país vizinho. Além dele, a visita internacional contou com a presença dos professores Johnny Ticona, Carlos Mena Herrera e Rubén Tallacagua Terrazas, todos eles do departamento agrário da Universidad Mayor de San Andrés.

Após a visita, o Reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo, comentou sobre as impressões deixadas pelos bolivianos sobre a instituição: "A percepção geral que tive é de que os pesquisadores bolivianos ficaram impressionados com o avanço e do apoio ao ensino tecnológico da nossa instituição, uma vez que um dos pesquisadores já morou no Brasil. Visualizaram estruturas novas e com equipamentos, voltados para o ensino e pesquisa. Cito como exemplo o trabalho desenvolvido na área da Cafeicultura (processos produtivos, pós colheita e processamento), horticultura, agroindústrias e zootecnias de modo geral", concluiu ele.

machado 1No Campus Machado, no dia 31 de agosto pela manhã, os professores foram recepcionados no Núcleo de Qualidade do Café e houve a apresentação do setor de Cafeicultura, visita ao Laboratório de Sementes, Laboratório de Biotecnologia e área de Alimentos. Durante a tarde os bolivianos ministraram duas palestras para os servidores e discentes. A primeira palestra foi sobre o “Valor Alimentar de culturas andinas”, com Carlos Mena Herrera, Engenheiro Agrônomo.

Foi apresentada a Quinoa, cereal com alto valor proteico, muito procurado nos últimos anos para o fortalecimento de uma dieta alimentar. Ele explicou que ela pode ser usada em vários preparos e como base de diversos alimentos. Podem ser feitas: sopas, pães, chocolate, entre outros. É um cultivo que não exige muitas condições, como preparação do solo e muita água. Comentou sobre a perfeita relação entre a produção do grão e a criação de camelídios, como a Lhama (o animal come o grão e seu esterco aduba a plantação). A Bolívia se destaca na produção do cereal, ocupando o 3º lugar no mundo. No final da palestra foram distribuídos chocolates feitos com Quinoa.

A segunda teve como tema: o “Valor alimentar de carne de gado camélido e cuyes”, com Rubén Tallacagua Terrazas, Engenheiro Agrônomo. Ele falou sobre importância das carnes. Mostrou o gado camelídio da Bolívia, como a Vicunha e a Lhama e a relação que os bolivianos tem com esses animais, sendo que do primeiro é extraída a lã, e do segundo a carne. Serviram amostras de carne de charque de lhama e chaveiros deste animal.

Convênios internacionais

Atualmente, o IFSULDEMINAS possui acordos com mais de 40 instituições de ensino e pesquisa de todos continentes. Segundo o reitor, professor Marcelo Bregagnoli, estão sendo desenvolvidas diversos contatos com instituições, principalmente na América do Sul pela facilidade da língua, para promover uma atuação conjunta entre instituições de ensino de diferentes culturas. Para esse trabalho, a Assessoria Internacional está atuando em conjunto com a pró – reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação para o desenvolvimento de frentes de trabalho com instituições de outros países que fortaleçam a tríade do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
02/09/2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página