Página inicial > Últimas notícias > Visita técnica

Visita técnica

IFSULDEMINAS recebe comitiva de docentes bolivianos para formalizar convênio de intercâmbio e troca de experiências

Esta segunda-feira, 29 de agosto, foi marcada pela visita à Reitoria de uma comitiva de docentes da Universidad Mayor de San Andres, localizada em La Paz, na Bolívia. O encontro ocorre com o objetivo de formalizar convênio de intercâmbio destinado a servidores e alunos das duas instituições e também promover a troca de experiências em áreas afins. A comitiva seguirá uma programação de visitas também aos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho.

Encontro na Reitoria

Na Reitoria, os professores bolivianos foram recebidos pelo pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa; de Ensino, Carlos Alberto Machado Carvalho; de Desenvolvimento Institucional, Flávio Calheiros; de Administração, Honório José de Morais; e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luiz de Andrade Rezende Pereira. Participaram ainda do encontro o chefe de gabinete, Joarle Magalhães; a diretora Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Dulcimara Carvalho Nannetti; a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Márcia Rodrigues Machado; o diretor de Desenvolvimento Institucional, Paulo Roberto Ceccon; e a coordenadora-geral de Relações Internacionais, Narayana de Deus Nogueira Bregagnoli.

Em um primeiro momento, foi passado o vídeo institucional para que os visitantes pudessem conhecer a estrutura e funcionamento do Instituto. Em seguida, foi a vez dos bolivianos falarem um pouco sobre a Universidad Mayor de San Andres e sobre o que esperam aprender e conhecer no Instituto na área agrícola. Cada pró-reitor e diretores comentaram ainda sobre os trabalhos desenvolvidos no IFSULDEMINAS, nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Além disso, a coordenadora-geral de relações internacionais conversou a respeito das possibilidades de intercâmbio tanto para os alunos e professores irem para La Paz, quanto para o Instituto recebê-los. A previsão é que seja lançado um edital para iniciar as atividades de cooperação e intercâmbio no próximo ano.

Visitas aos campi

O Campus Inconfidentes recebeu a comitiva nesta segunda-feira, na parte da tarde. Houve apresentação geral das coordenações e dos setores de produção, laboratórios. Além disso, o boliviano Johnny Ticona Aliaga ministrou palestra para os docentes sobre “Sistemas Agroflorestais Amazônicos”.

Já na terça-feira, 30 de agosto, será a vez do Campus Muzambinho realizar o encontro. Na parte da manhã, assim como no Campus Inconfidentes, eles conhecerão a estrutura do campus e o funcionamento de cada setor. E, à tarde, os docentes ouvirão uma palestra com o professor René Chipana sobre “Sistemas de irrigação ancestrais na Bolívia”.

E, por fim, o Campus Machado abre as portas para os docentes na quarta-feira, 31 de agosto. A estrutura, setores de produção, laboratórios serão apresentados pela manhã. E, à tarde, as palestras aos professores do Instituto serão sobre “Valor Alimentar de culturas andinas”, com professor Carlos Mena Herrera e “Valor alimentar de carne de gado camélido e cuyes”, com Rubén Tallacagua Terrazas.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
29/08/2016