IF na tevê

IFSULDEMINAS e Câmara Municipal firmam convênio para produção de programas educativos

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Cléber Ávila Barbosa, representando o reitor Marcelo Bregagnoli, se reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Maurício Donizete Sales, para reafirmar parceria entre a instituição e o legislativo. O encontro aconteceu na Câmara e contou também com a participação do chefe de gabinete, Joarle Magalhães, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Flávio Calheiros, e o coordenador-geral de Educação a Distância, Evandro Moreira.

Parceria

O termo de parceria prevê a utilização do estúdio da TV Câmara pelo Instituto Federal para produção do programa "Educação em Foco" e gravação das teleaulas do curso de Inglês Idiomas sem Fronteiras, que passa a ser exibido também no canal. Além disso, o legislativo deverá conceder gratuitamente a utilização dos auditórios da casa quando necessário.

Em contrapartida, o IFSULDEMINAS cederá à TV Câmara todo material produzido no estúdio e designar, quando necessário, seus discentes e docentes para contribuir com a programação da TV, com a concessão de entrevistas, palestras, cursos e outras formas de participação.

foto2No encontro, Cléber Barbosa reiterou a importância da parceira entre as instituições como um meio de interlocução com a comunidade de Pouso Alegre. “Essa parceria é motivo de grande alegria e um marco para nós, pois a comunidade local não conhece muito bem o Instituto, vemos o programa Educação em Foco como um canal para colocar em pauta assuntos relacionados à atuação do IFSULDEMINAS na região. Também se ampliam as possibilidades com a oferta do curso de Inglês e outras ações como capacitação, eventos e projetos”, declarou.

Já o presidente da Câmara, Maurício Donizete Sales, acredita que essa parceria agrega os valores institucionais do legislativo a uma grande marca institucional e educacional. “O Instituto Federal tem feito grande diferença em Pouso Alegre e as duas instituições contribuem para a educação, cultura e desenvolvimento da cidade, por meio de programas de qualidade. Ele ainda afirmou que é preciso documentar a parceria para assegurar que as atividades não cessem após a mudança da mesa diretora, pois isso garante a segurança para o Instituto investir nos trabalhos e elaborar planos e metas".

Durante a conversa, o chefe de gabinete, Joarle Magalhães, lembrou ainda que a Câmara e o Instituto sempre foram parceiros, desde que o IFSULDEMINAS se estabeleceu na cidade. “Sempre contamos com o apoio da Câmara, já fizemos vários eventos e outras temporadas do “Educação em Foco”. Esperamos que essa parceria seja atemporal e perdure ao longo dos anos”. O servidor do Instituto e apresentador do programa "Educação em Foco", Evandro Moreira, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe técnica da TV, “a equipe nos recebeu muito bem, estão sempre prontos a colaborar e desempenhar o trabalho com competência e qualidade”.

Educação em Foco

O programa "Educação em Foco" traz para a telinha temas relacionados à atuação do IFSULDEMINAS na região por meio de entrevistas com os profissionais que integram o quadro de servidores. A intenção é colocar em pauta assuntos relacionados às áreas de estudo nas quais a instituição possui cursos.

Nesta quinta-feira, 25, vai ao ar a segunda edição do programa, que conta com uma entrevista com o pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa. Ele falará sobre o projeto Expedição IFSULDEMINAS. A atração será exibida às 18h pelo canal 8 da Master Cabo de Pouso Alegre e também no sinal aberto, pela TV digital, no canal 59. Os programas serão disponibilizados posteriormente na internet.

Curso de Inglês

Além da nova temporada do programa, o IFSULDEMINAS começa a exibir também na TV Câmara aulas de inglês. O curso pela TV começa na segunda-feira, 29 de agosto, às 18h. A TV Câmara irá retransmitir as vídeo-aulas que o instituto produz para o curso Inglês Sem Fronteiras. Qualquer telespectador pode assistir às aulas e também baixar a apostila virtual, que ficará disponível na plataforma do IFSULDEMINAS (isf.ifsuldeminas.edu.br). Toda segunda-feira irá ao ar a aula de início de uma lição e a aula que finaliza a lição anterior.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
25/08/2016