Página inicial > Últimas notícias > Reitor do IFSULDEMINAS participa da 124ª reunião do CONIF em Brasília

Reitor do IFSULDEMINAS participa da 124ª reunião do CONIF em Brasília

Reitor do IFSULDEMINAS participa de reunião com o Ministro da Educação e atua como relator da proposta de orçamento para 2024

Foto 5O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Cleber Ávila Barbosa, esteve presente na capital federal nos últimos dias para participar da programação da 124ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), onde pode discutir questões importantes relacionadas à educação com representantes governamentais e parlamentares.

O momento mais significativo da visita ocorreu na manhã de hoje (06/07), quando Cleber participou de uma reunião com o Ministro da Educação, Camilo Santana, e o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, além de reitores de todo o país.

Foto 4Durante a reunião, o Ministro abordou temas que afetam diretamente o cenário educacional do país e, principalmente, os Institutos Federais como expansão, orçamento e códigos de vagas para docentes e técnicos administrativos.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, foi um momento importante para a educação do país: “A reunião foi extremamente produtiva e nos permitiu discutir questões fundamentais para o avanço da educação no país. Acredito que somente por meio do diálogo e do trabalho conjunto entre as instituições de ensino e o governo federal poderemos promover melhorias significativas em nosso sistema educacional."

Além da reunião com o Ministro, o reitor, que é membro da Comissão Paritária da Matriz Orçamentária do CONIF, atuou como relator, apresentando os cenários da distribuição do orçamento para o ano de 2024. “Essa participação demonstra o comprometimento do IFSULDEMINAS em contribuir para o planejamento estratégico e a gestão dos recursos financeiros destinados à educação”, comentou Cleber.

Foto 12Ainda houve um encontro com o deputado federal Padre João, acompanhado pelos diretores dos campi avançados Três Corações, Carlos José dos Santos, e de Carmo de Minas, João Olympio de Araújo, e uma reunião com o deputado federal Odair Cunha, onde também estiveram presentes o Diretor de Desenvolvimento da SETEC, Marcelo Bregagnoli, e o professor Roberto Camilo Orfão Moraes. Na ocasião, os diretores dos campi Avançado de Três Corações e Carmo de Minas puderam apresentar algumas demandas, como a necessidade de um campo de futebol em Carmo de Minas e recursos para um projeto de música em Três Corações. Cleber também solicitou a aquisição de um ônibus, que será importante para as ações institucionais do IFSULDEMINAS.

A visita do reitor do IFSULDEMINAS a Brasília representa o compromisso do Instituto em contribuir ativamente para o desenvolvimento da educação no Brasil, bem como em buscar parcerias e recursos que beneficiem a instituição e sua comunidade acadêmica.

Texto:Dicom IFSULDEMINAS
Data: 06/07/2023