Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Esporte no IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Esporte no IFSULDEMINAS

Em clima de olimpíadas!!! Conheça algumas modalidades esportivas praticadas no IFSULDEMINAS

O esporte tomou conta do Brasil e é destaque também no mundo, neste mês de agosto, por conta dos jogos olímpicos. Já no Instituto Federal do Sul de Minas, ele tem lugar durante o ano todo com diversos projetos e atividades desenvolvidas nos campi. Jiu Jitsu, beisebol, karatê, acrobacias em tecido, xadrez, futsal, basquete, vôlei, tênis de mesa são só algumas das modalidades trabalhadas pelos educadores físicos e instrutores da instituição.

foto1No Campus Machado, os estudantes dos cursos técnicos e superiores tem a oportunidade de participar do projeto “Esporte e lazer do meu campus”. Jiu Jitsu, tênis de mesa, vôlei, futsal, basquete e xadrez são algumas das atividades desenvolvidas. Além disso, há espaço para aulas de música (percussão e sopro) e academia de musculação.

O coordenador de esportes do campus, professor Carlos Henrique Paulino, explica que como forma de lazer e busca por maior compreensão do que é “bem-estar”, foi implantado o “Centro do bem-estar e lazer do Campus Machado”. A iniciativa tem como objetivo a prática de técnicas corporais orientais para o equilíbrio e uma melhor qualidade de vida. As atividades são voltadas para os alunos, servidores e grupos de 3ª idade da cidade de Machado. Ainda nesse segundo semestre, haverá diversos eventos como: Olimpíadas de interclasse dos cursos técnicos integrados nas modalidades de vôlei, futsal, xadrez, tênis de mesa; o Circuito Interclasse, que são jogos e atividades entre as salas do médio integrado; o 1º circuito de voleibol masculino e feminino, com a participação de atletas de Paraguaçu, Serrania, Carvalhópolis e do campus e ainda o 1º Encontro de Enxadrista do IFSULDEMINAS.

Xeque mate

Por falar em xadrez, outro projeto interessante desenvolvido no campus é o “Xeque Mate”, realizado desde 2013 com incentivo da Reitoria. Segundo o professor Eduardo Ramos, organizador das ações em Machado, “os estudantes têm participado por meio de treinamentos, aprendendo a jogar e a dominar as estratégias. O xadrez é muito importante pois ajuda na concentração, atenção, regras e convívio com as outras pessoas, além do lazer”. Neste ano, o projeto realizará o 1º Encontro de Enxadristas do IFSULDEMINAS. O evento acontecerá entre os dias 19 e 21 e agosto, com expectativa de receber 150 alunos e servidores de todos os campi para jogos, palestras, minicursos e uma partida simultânea dos discentes com os palestrantes. (Saiba mais).

Aulas gratuitas de acrobacias

Quem passa pelo ginásio poliesportivo do Campus Poços de Caldas, no horário de almoço das terças, quintas e sextas, pode pensar que o local virou um picadeiro de circo. Desde maio de 2015 acontecem as aulas de tecido acrobático para alunos, servidores e comunidade. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Corpo-Arte”, aprovado pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do campus (NIPE). No total, são cerca de 40 participantes, com idade entre 15 e 50 anos. O objetivo, segundo a coordenadora do projeto, a professora de Educação Física Heidi Jancer Ferreira, é oferecer uma prática corporal alternativa e possibilitar o acesso ao lazer e à cultura do circo. 

foto2

A servidora Mirian Gonçalves contoa que está adorando as aulas. Ela explica que no começo foi um desafio ter que enfrentar o medo e a falta de resistência. Mas, com um mês de prática, já sentiu uma grande evolução. “Eu gosto muito dessa parte artística. Então, estou adorando. A gente adquire mais força. A evolução é muito rápida”.

Outra atividade circense do projeto é acrobacias. Cerca de 30 alunos, entre estudantes, servidores e comunidade externa, praticam o esporte desde março deste ano. A oficina é ministrada pela educadora física Amanda Gal Tocchio, que é sócia-proprietária da Circademia Vertical, uma conceituada escola de artes circenses de Poços de Caldas.

Luciana Abreu, coordenadora do Campus da Unifenas em Poços de Caldas e sua filha, a estudante Eva Abreu, estão participando juntas da oficina de acrobacias do Instituto. Luciana disse que sempre teve vontade de aprender as técnicas acrobáticas e que, desde que começou a participar das aulas, vem notando uma melhora em seu condicionamento físico, musculatura e flexibilidade. Eva falou que, no começo, tinha um pouco de medo, mas foi superando e já está mais à vontade com os exercícios, que a ajudaram, inclusive, na perda de peso.

Hip hop, judô e futsal

Os projetos de extensão “Hora da Dança” e “Gurizada: Amigos do Esporte” têm beneficiado cerca de 40 alunos do Campus Poços de Caldas com aulas gratuitas de hip hop, judô e futsal. As atividades contam com a participação de estudantes dos cursos Técnicos Integrados em eletrotécnica e informática. Ao todo, são duas turmas de hip hop, duas de judô e uma de futsal. As aulas acontecem nas dependências do campus e são ministradas por instrutores externos.

Jiu Jitsu

O Brasil é um dos países com o maior número de praticantes do jiu jitsu, uma modalide que alia força à disciplina. No IFSULDEMINAS, a prática é incentivada em vários campi, com projetos que levam o esporte à comunidade. Em Passos, o projeto "Campeões no tatame, campeões na vida" atendeu jovens da comunidade externa, em situação de vulnerabilidade e ainda alunos do campus, servidores e colaboradores, em quatro horários durante a semana. O projeto encerrou, mas o instrutor continuará com as aulas de forma voluntária.

foto3Em Muzambinho, o jiu jitsu também agita o campus por meio do projeto Tatame do Bem. A iniciativa tem como objetivo promover o aprendizado do esporte por meio de uma parceria entre o Campus Muzambinho, a equipe do Mestre Paulão Rezende Brazilian Jiu Jitsu/Zenith e o apoio da Cooperativa-Escola. Os treinamentos para os adultos acontecem no Tatame do campus, localizado aos fundos do Ginásio Poliesportivo nos seguintes horários: às 19h (segunda, terça, quarta e quinta-feira) e às 08h (quarta e sexta-feira). O Tatame do Bem Kids, com crianças de 04 a 13 anos, acontece no CeCAES às 09h30 (terça e quinta). A iniciativa é gratuita e aberta aos interessados.

Encontro do equilíbrio e da concentração através da arte marcial. Esta é a meta do Projeto de Extensão “Jiu Jitsu: a Arte Suave no campus” desenvolvido, desde 2011, pelo Campus Inconfidentes. “O objetivo é integrar os alunos, ter um desenvolvimento motor e físico, além de tirar as crianças, adolescentes e jovens da ociosidade das ruas”, explicou o coordenador do projeto, professor João Batista Tavares Júnior. Em 2016, cerca de 40 pessoas, entre alunos e alunas do Instituto Federal e de outras instituições de ensino da região, foram inscritas para aprimorar as técnicas do esporte.

Para quem imagina o jiu jitsu como esporte masculino, a aluna do curso de Engenharia de Alimentos, Juliana Martins Braz, mostra o contrário. “Aqui não tem preconceito. Todos me respeitam”, comentou a jovem natural de São Bento do Sapucaí (SP) que começou os treinamentos neste ano com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de defesa pessoal. Entretanto, encontrou um sentido de saúde para a ação. “Estou aprendendo muito sobre defesa pessoal, mas também descobri no Jiu Jitsu um meio para adquirir maior concentração e mais saúde”, desse a jovem de 17 anos.

Canoagem

O Campus Muzambinho desenvolve também um projeto de canoagem. Os bons resultados da equipe nas últimas competições regionais e nacionais renderam visibilidade aos atletas. Maria Eduarda Batista, por exemplo, conquistou a medalha de bronze no último Campeonato Brasileiro de Canoagem em Curitiba. Além disso, a atleta e David de Oliveira foram convocados para a seleção brasileira de canoagem do Projeto 2024 de Canoagem Velocidade. Foram convocados 16 atletas na categoria cadete (2016), com base nos resultados do Campeonato Brasileiro de 2015, para realizarem estágios temporários de treinamentos no Centro de Treinamentos de Curitiba. 

foto4

O trabalho realizado pelo Campus Muzambinho é coordenado pelo professor Thales Bianchi e tem o apoio técnico da professora voluntária, Diana Miranda, e dos estudantes bolsistas do curso de Educação Física. Além disso, a iniciativa é desenvolvida com o apoio do Diretor do Departamento de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de Canoagem, Dr. Heros Ferreira.

O campus sediou o 1º Campeonato Mineiro de Canoagem e Paracanoagem Velocidade. O evento foi aberto ao público e reuniu dezenas de jovens atletas e pessoas da comunidade no Recanto do Lago em Muzambinho – local conhecido na cidade como "Bia". A iniciativa faz parte do Projeto Canoagem-Juventude que realiza iniciação da modalidade Canoagem nas escolas de Ensino Fundamental e Médio da região. O projeto atende cerca de 80 estudantes das escolas públicas do município. Atualmente, as atividades de treinamento acontecem no Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde e no Parque Municipal.

Corrida de rua

Já para quem gosta de correr, o Campus Muzambinho está com inscrições abertas para 2ª edição do Circuito IFSULDEMINAS de Corrida de Rua. A ação tem como objetivo estimular participantes (alunos, funcionários, servidores e demais membros da sociedade) a praticarem uma modalidade esportiva em ascensão (corrida de rua), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e também estreitando os laços entre a comunidade envolvida e o IFSULDEMINAS. A corrida acontecerá no dia 10 de setembro. A largada e a chegada serão realizadas em frente ao Botequim. Após a cerimônia de premiação, no local, será feita uma confraternização com a participação de DJ no local. Para se inscrever, os interessados devem preencher, até 03 de setembro, a ficha de inscrição no site: www.runnerbrasil.com.br.

Beisebol

No Campus Inconfidentes, uma modalidade diferente tem despertado o interesse dos alunos e da comunidade, a prática do beisebol. Os treinamentos ocorrem três vezes por semana, no campo de futebol e no ginásio poliesportivo.

foto5O projeto surgiu através da iniciativa de três alunos do curso de Engenharia Agronômica que já praticavam o esporte. Márcio Toshio Nishijima, ex-jogador da seleção brasileira de beisebol, Gustavo Eiji Ykeda e Taís Fernandes Landim procuraram a ajuda do professor Rafael César Bolleli Faria, que coordenou a elaboração de um projeto de extensão. O projeto foi aprovado em edital do NIPE – Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão, o que possibilitou a compra dos equipamentos para os treinos.

Márcio Toshio Nishijima, aluno do sétimo período de Engenharia Agronômica, é monitor nas aulas de Beisebol. Ele foi jogador da seleção brasileira desta modalidade e já participou de competições na Venezuela, Colômbia e México. “Estamos convidando alunos dos cursos técnicos e superiores para praticar esse esporte que muita gente não conhece, que viu apenas pela TV”, comentou Toshio. Ele explica que o beisebol consiste na defesa e no ataque, com atletas arremessando e rebatendo, composto por nove jogadores em cada time. “Estamos trabalhando os fundamentos básicos, arremessar, agarrar e rebater, fazendo a preparação física para passarmos à simulação de jogo, ensinando as regras e estratégias”, esclareceu o monitor.

Karatê

O karatê pode ser um forte aliado no desempenho estudantil. No Campus Inconfidentes, quem percebeu isto foi o professor de Agrimensura, Mosar Faria Botelho, em 2015. Depois da percepção, o docente não ficou de braços cruzados, foi ao tatame e arrebanhou consigo 18 estudantes do campus dispostos a aprender as técnicas do esporte oriental.

Para introduzir os estudantes no exercício físico, o professor, que é faixa preta, projetou um curso com o objetivo de aliviar o estresse acadêmico dos alunos através da arte marcial. De acordo com professor Mosar, os benefícios para a vida acadêmica começam ser colhidos, em média, um ano após o início da prática. “Um mês fazendo karatê, os resultados ainda não são visíveis. O retorno para a vida do estudante começa depois de um ano de exercício”, completou o idealizador do projeto que é credenciado à Confederação Japonesa de Karatê.

O projeto “Estresse acadêmico: o Karatê estilo Wado-Ryu Renmei uma ferramenta prática em seu combate” tem duração de 4 anos e as aulas funcionam às quartas e sextas-feiras, a partir das 17h10, no Poliesportivo Nilo Peçanha.

Iniciação Esportiva

foto6No Campus Pouso Alegre, as atividades são em cinco modalidades esportivas: futsal, jiu jitsu, voleibol, basquete e handebol. As aulas do Projeto Iniciação Esportiva são realizadas em horários alternativos para atender a solicitação dos próprios alunos e os aspectos pedagógicos (PCNs). O campus oportuniza também, a prática dessas modalidades à comunidade local, atendendo dessa forma a missão institucional de promover extensão em seus diversos eixos de conhecimento e contribuir para o processo de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

Ricardo Avelino, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, é o coordenador do projeto e conta que, “essa iniciativa é importante, pois as práticas esportivas promovem aspectos educacionais, além de esportivos e recreativos. Estimulam ainda, os alunos a manterem uma interação efetiva que contribuí para o seu desenvolvimento integral. Já a participação da comunidade local promove extensão esportiva e educacional. O projeto também possibilita a formação de equipes de competições de "nível escolar" das modalidades desenvolvidas."

  

 

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
Fotos: Ascom campi
18/08/2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página