Página inicial > Últimas notícias > Café com a PPPI: campi agrícolas

Café com a PPPI: campi agrícolas

Evento reúne campi agrícolas para compartilhar experiências exitosas e discutir importância das escolas-fazendas

IMG E1263Com o objetivo de acolher e integrar os servidores dos setores produtivos dos campi agrícolas, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) realizou o evento “Café com a PPPI: campi agrícolas”, no último dia 18.

No evento, os campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho compartilharam experiências exitosas, articulando ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo. Já o Campus Avançado Carmo de Minas apresentou suas perspectivas futuras para atuação como campus agrícola.

O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre elas, o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, o pró-reitor da PPPI, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, os diretores do Campus Inconfidentes, Luiz Flávio Reis Fernandes, Campus Machado, Aline Manke Nachtigall, Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, e Campus Avançado Carmo de Minas, João Olympio de Araujo Neto, além dos coordenadores/diretores e representantes (docentes e técnicos administrativos) ligados aos setores produtivos, bem como a equipe da PPPI. Houve também participantes externos, como o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Goiano, professor doutor Gilson Dourado da Silva, o Superintendente da Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (Coomap), Renato Jose De Melo, e o Assistente Técnico da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Josimar Torres Luiz.

O reitor, Cleber Ávila Barbosa, ressaltou a importância do evento, que trata de um tema muito importante para a instituição, que são as escolas-fazendas: “Elas são laboratórios a céu aberto, onde os estudantes conseguem desenvolver as atividades práticas e ter esse diferencial em sua formação”. Além disso, ele enfatizou a importância de discutirem e avançarem em proposições de investimentos e melhorias nos setores produtivos.

O pró-reitor Carlos Reinato contou que o evento alcançou seus objetivos e foi um momento muito rico em troca de experiências e compartilhamento de aprendizado. “Ressalto também a integração e a mobilização sobre o tema”, finalizou.

O evento ocorreu durante todo o dia. Na ocasião, foi servido almoço para os participantes e servido cafés especiais da Cafeteria Móvel do Campus Muzambinho, coordenada pelo Professor José Marcos Angélico de Mendonça.

Diretores dos campi comentam o evento

Luiz Flávio Reis Fernandes - Campus Inconfidentes

O evento é muito relevante por trazer a oportunidade de mostrar para a comunidade do IFSULDEMINAS a importância das fazendas-escola dentro da instituição e a contribuição delas no processo de aprendizado prático do aluno. Como representante da instituição no Fórum de Educação do Campo (Forcampo), pretendo levar algumas questões discutidas no evento para serem discutidas no Fórum, em Brasília, que é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

Aline Manke Nachigall - Campus Machado

Eu vejo este encontro como uma oportunidade de aproximar as relações entre os campi, compartilhar os projetos em que um campus é destaque, as informações e as experiências exitosas de cada um, bem como as dificuldades, porque, de repente, a dificuldade de um já foi solucionada em outro campus.

Renato Aparecido de Souza - Campus Muzambinho

O IFSULDEMINAS tem essa particularidade de possuir três campi agrícolas, e os desafios são muito semelhantes, nós temos soluções que não necessariamente os colegas conhecem uns dos outros. Então, passar o dia aqui, com o objetivo de sintonizar as ações em prol de sermos mais eficientes e garantir, cada vez mais, um ensino agrícola, uma formação agropecuária de mais qualidade é algo muito relevante.

João Olympio de Araujo Neto - Campus Avançado Carmo de Minas

Eu estou aproveitando o evento para buscar informações referente às fazendas-escolas, por ver uma potencialidade muito grande no nosso campus, devido à sua extensão, em torno de 10 hectares, para desenvolver atividades nessa linha. Também é importante que o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) reconheçam a importância das unidades agrícolas, que têm uma capacidade maior, em termo de desenvolvimento regional, no suporte à agricultura familiar, às grandes empresas, por exemplo, na área do café, que é o nosso norteador da região e até mesmo a agricultura leiteira, queijo, entre outros.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS

Publicado: 22/05/2023