Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Semana das Mães
Início do conteúdo da página

Semana das Mães

Reitoria celebra o Dia das Mães com uma série de atividades


WhatsApp Image 2023 05 11 at 15.07.49 1Rodas de conversa, sessão de automaquiagem, palestras e piquenique com os filhos foram algumas das ações desenvolvidas na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), de 8 a 11 de maio, em comemoração ao Dia das Mães. As ações foram realizadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida.

De acordo com Emeline Canabarro de Castro, a Semana das Mães foi pensada para “trazer o sentimento de acolhimento a todos os servidores e mostrar que a maternidade está em pequenos atos dentro de cada um de nós, independente de sermos homens, mulheres, termos filhos ou não.  E nada como aproveitar o mês dedicado às mães para tornarmos nosso local de trabalho um ambiente mais leve, acolhedor, como é um carinho de mãe”.

Emeline explicou que as atividades foram pensadas com o objetivo de trazer momentos de reflexão para todos sobre o papel das mães no mercado de trabalho, mostrar que a maternidade e a carreira podem sim caminhar juntas, mas também trazer o maternar para o coletivo, pois ser mãe aumenta (e muito) as jornadas de trabalho de uma mulher. “E conscientizar todos os servidores da importância e necessidade de ser ‘colo’ para alguém e, mais ainda, de saber que o ambiente de trabalho também pode ser um refúgio afetivo para os dilemas que chegam junto com a maternidade”, complementou.

A servidora Kelli Pereira de Oliveira contou que “A semana do Dia das Mães do IFSULDEMINAS me trouxe momentos de reflexão como mãe e como filha, onde pude observar detalhes ricos da maternidade que passam despercebidos em nossas rotinas diárias. Foi marcante, me fez relembrar momentos da minha infância com minha mãe sob um novo olhar, o olhar materno. Além da oportunidade de poder trazer meu filho, ainda que bebê, ao meu ambiente de trabalho, passar uma tarde mesclando a minha jornada foi incrível. Amei as atividades de todos os dias, pois todos nos trouxeram o brilho de ser mãe que vamos perdendo no dia a dia, a valorização e respeito por nós”.

 

Atividades

WhatsApp Image 2023 05 11 at 15.07.49 8

A Roda de Conversa “Maternidade e Trabalho”, mediada pela diretora de inovação e mãe, Priscila Botrel, discutiu a importância do trabalho para a mulher, o retorno ao trabalho após a maternidade, os impactos da maternidade da vida profissional e a culpa sentida pelas mães por não darem conta dos desafios diários.

Já o terapeuta integrativo, Fernando Franco, falou sobre o “bem-estar na rotina”. De acordo com a servidora Kélica Souza, ele iniciou trazendo os conceitos de “bem” e de “estar” do ponto de vista da filosofia para, em seguida, esclarecer que a pessoa humana alcança o bem-estar à medida que se compreende como um ser completo, dotado de corpo físico, mente e espírito e que se relaciona com o outro, com a comunidade e com o transcendental.

Outros temas abordados pelo terapeuta, segundo Kélica, foi o desafio atual de quebrar a rotina, tomada por uma série de alienações que alimentam a falsa ideia de separatividade.

Fernando trouxe alguns exemplos de tecnologias ancestrais que podem auxiliar, como yoga, massagem, acupuntura, aromaterapia, entre outros. Ao final, aplicou uma técnica de respiração alternada - Nadi Shodhana - que trouxe relaxamento aos participantes.

Outra atividade da programação especial da semana das mães foi a dinâmica proposta pela psicóloga Ideni Valle, que trouxe uma matrioska - boneca russa caracterizada por reunir uma série de bonecas de tamanhos variados que são colocadas uma dentro das outras - para representar simbolicamente a figura materna e introduzir a dinâmica sistêmica.

Durante o exercício, cada participante deveria entrar em contato com a mãe, imaginando-a à sua frente, enquanto a psicóloga dizia frases sobre a grandeza dos pais e a força da vida que veio através deles e dos ancestrais. Muitos dos presentes se emocionaram.

Também houve sessão de maquiagem com a consultora da Mary Kay, Caroline Honorato, e um piquenique com a participação dos filhos das mães da Reitoria, com várias atividades de brincadeira com as crianças.

Durante toda a semana, houve cafés especiais e sorteios de brindes.

Apesar de as ações serem voltadas para as mães, todos os servidores e colaboradores foram convidados a participar.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS, com colaboração de Kélica Souza

Publicado: 12/05/2023

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página