Página inicial > Últimas notícias > VII Semana do Jovem Agricultor

VII Semana do Jovem Agricultor

Jovens Agricultores do Sul de Minas se reúnem em evento nos campi do IFSULDEMINAS

11O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) reuniu mais de 1.200 estudantes e agricultores da região entre os dias 8 e 11 de maio na VII Semana do Jovem Agricultor (SEJA), que ocorreu nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho.

Este ano o evento trouxe o tema Desenvolvimento Sustentável e Inovação para a Juventude Rural. O tema foi escolhido devido à relevância e à atualidade do tema e à importância de discuti-lo com jovens, sobretudo, aqueles de áreas rurais.

A SEJA tem como objetivo oferecer espaços de interação, promover cursos de formação e proporcionar o diálogo sobre a situação da juventude rural do Sul de Minas Gerais.

O evento contou com palestras, mesas redondas, oficinas, experiências bem-sucedidas e diferentes minicursos, dedicados ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável, inovação, primeiros socorros no ambiente rural, entre outros.

Entre os objetivos da SEJA, destaca-se o de proporcionar aos jovens rurais subsídios para que possam entender o seu papel de protagonistas no desenvolvimento de suas comunidades, tendo o desenvolvimento sustentável como ferramenta estratégica na geração de renda, trabalho no campo e inovações para a juventude rural.

Confira a movimentação nos campi

Campus Inconfidentes

O auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA) do campus recebeu cerca de 450 participantes das cidades mineiras de Borda da Mata, Andradas, Monte Sião, Campestrinho, Congonhal, Maria da Fé, Poço Fundo, São Gonçalo do Sapucaí, Carmo de Minas, Senador Amaral e Alagoa, além de visitantes de Mogi Mirim, no estado de São Paulo.

Eles participaram de palestras sobre “Desenvolvimento Sustentável e Inovação para juventude rural”, além de uma Mesa Redonda com o tema “Jovens de Sucesso”. Houve também oficinas sobre agroecologia, tecnologias da lavoura cafeeira, produção de queijos e doces, processamento de hortaliças e produção de mudas de pitaia.

Outras atividades envolveram as práticas de produção de composto orgânico, suinocultura e controle biológico de vespas. A SEJA teve como parceiro a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM), além das prefeituras dos municípios que tiveram participantes no evento.

De acordo com o Coordenador do evento, Cauê Trivellato, houve amplo envolvimento dos grupos de estudos, em especial, na feira final, que foi um momento incrível!

Campus Machado

O Campus Machado reuniu cerca de 400 pessoas nos dois dias do evento, que contou com palestras e minicursos. Os participantes eram da cidade de Machado e de cidades vizinhas, como Poço Fundo, Paraguaçu, Carvalhópolis e Eloi Mendes.

De acordo com o Diretor de Extensão, Pedro Luiz Costa Carvalho, as palestras superaram as expectativas, lotando as salas. As oficinas também foram bem-sucedidas, com 90% de ocupação das vagas oferecidas.

Entre os minicursos, estavam os de produção de queijo trufado, produção de cerveja, bioconstrução e produção de mudas, criação de peixes em sistema de recirculação da água, torras de cafés, qualidade de sementes e vários outros. As palestras tiveram como temas "Sustentabilidade e Inovação no Meio Rural" e "Comportamento Humano e Sucessão Familiar: ações no meio rural".

Campus Muzambinho

O evento recebeu aproximadamente 380 participantes de diversas cidades do Sul de Minas e até mesmo do estado de São Paulo.

Na solenidade de abertura, realizada no auditório do Prédio H, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, apresentou algumas curiosidades sobre a agricultura, com o intuito de contextualizar a importância da mesma para a sociedade. Um dos exemplos foi o uso do óleo de soja na indústria de lápis de cor e giz de cera, que facilita o deslizar no ato de colorir sobre o papel e causa menos impactos na natureza, pois a base da soja é biodegradável. De acordo com o Diretor, a agricultura está presente em uma infinidade de áreas e o seu papel é fundamental para o progresso.

A solenidade contou com a presença de parceiros, Wladimir Ferreira Fadini, Francis Rocha, Erickson Macedo Freire, Clóvis de Piza e José Custódio Nascimento Junior, do IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária e da EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Muzambinho e de Belo Horizonte e, também, da pró-reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, professora Elisângela Silva.

Para acessar a matéria completa da SEJA no Campus Muzambinho, clique aqui.

Atualizado em: 17/05/2023

IFSULDEMINAS realiza mais uma edição da Semana do Jovem Agricultor

SEJA 3

Desenvolvimento Sustentável e Inovação para a Juventude Rural é o tema da VII Semana do Jovem Agricultor (SEJA), que ocorre nos próximos dias, de 08 a 11 de maio, nos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho.

Organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), a SEJA busca discutir o papel dos jovens como protagonistas nas comunidades, tendo o desenvolvimento sustentável e a inovação como estratégia na geração de renda, trabalho e novas perspectivas de inovação.

O evento é totalmente gratuito e focado em jovens rurais, a partir de 16 anos, que poderão participar de palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos, com assuntos ligados ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável, inovação, primeiros socorros no ambiente rural, entre outros.

O evento será realizado nos seguintes locais e datas:

● Campus Inconfidentes - Dias 10 e 11 de maio

● Campus Machado - Dias 08 e 09 de maio

● Campus Muzambinho - Dias 09 e 10 de maio

Para saber mais e se inscrever, clique no site do evento:

SEJA - Campus Inconfidentes

SEJA - Campus Machado