OLIP

Confira os vencedores da OLIP 2023

post olip 2023O Campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) sediou a 13ª Edição da Olimpíada Interna de Programação (OLIP). A competição reuniu 245 alunos de cursos da área de Informática dos campi de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Passos e Três Corações do IFSULDEMINAS, além da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Unicamp e PUC - Poços de Caldas. O evento foi realizado no dia 03 de junho, no Poliesportivo e Prédio da Informática.

A disputa ocorreu nos moldes da Maratona de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação. Ao todo, competiram 91 equipes: 51 na categoria Superior e 40 na modalidade Técnico. Outros alunos, egressos e professores participaram como equipe de apoio.

A OLIP é uma seletiva que acontece anualmente, onde as melhores equipes são classificadas para a maratona regional de programação, que neste ano será realizada no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), em Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais, no dia 02 de setembro.

A proposta da Olimpíada é incentivar os estudantes a resolverem problemas da área da informática e implementar algoritmos em tempo limitado, promovendo e estimulando a aprendizagem de programação.

Confira os resultados:

Categoria Superior

volta
1º Lugar - A volta de Ricardo Martins

Eduardo Henrique da Silva - 1º Período - Bacharelado em Física - UNICAMP
João Victor de Lima Oliveira - 1º Período - Ciência da Computação - PUC Poços de Caldas
Julio Nunes Avelar - 1º Período - Engenharia de Computação - UNICAMP

murilo2º Lugar - Murilo, Amigos do

Leonardo Barbieri Pereira - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
Ygor Ribeiro Costa - Ciência da Computação - Campus Muzambinho

winxs3º Lugar - Clube das Winxs

Danilo Carvalho de Oliveira - Engenharia de Computação - Campus Poços de Caldas
Gianlucca Sagio - Engenharia de Computação - Campus Poços de Caldas
Nicholas Emanuell Lima de Paula - Engenharia de Computação - Campus Poços de Caldas

Categoria Técnico

overflow1º Lugar - Ctrl+Alt+Valeu, Stack Overflow.

Daniel Baracat Franqueira Cavazza - Técnico em Informática Integrado - Campus Avançado Carmo de Minas
Guilherme de Oliveira Rangel - Técnico em Informática Integrado - Campus Avançado Carmo de Minas
Matheus Motta Soriano - Técnico em Informática Integrado - Campus Avançado Carmo de Minas

coffeex2º Lugar - Coffee Overflow.

Ana Paula Gomes Jacó - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Gustavo Costa Almeida - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Matheus da Silva Romualdo - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho

snakes3º Lugar - Hacker Snakes.

Gabriel Amaral dos Reis - Técnico em Informática Integrado - Campus Passos
Rafael Davi Bueno Oliveira - Técnico em Informática Integrado - Campus Passos
Paulo César Campos de Pinho - Técnico em Informática Integrado - Campus Passos

Texto: Equipe Organizadora da OLIP
Atualizado em 05/05/2023

Confira as fotos:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inscrições abertas para a OLIP

post olip 2023Estudantes dos cursos de Informática de todos os campi do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), de todas as modalidades, já podem se inscrever na 13ª Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS, que ocorre no Campus Muzambinho.

As inscrições vão até o dia 15 de maio de 2023 e devem ser realizadas neste formulário. Na página do evento, também é possível encontrar sugestões de sites para praticar, bem como acessar  as regras da competição.

Não é cobrada taxa de inscrição, no entanto, solicita-se a doação de um quilo de alimento ou qualquer quantia em dinheiro, por equipe. A doação do alimento pode ser entregue no dia do evento e a de dinheiro pode ser realizada por meio de chave PIX, disponibilizada no site da Olimpíada.

Segundo o Prof. Ricardo José Martins, tanto o dinheiro quanto os alimentos arrecadados serão doados à instituição Frente de Apoio ao Menor - FAM, localizada na cidade de Muzambinho/MG.

A Olimpíada ocorre no Campus Muzambinho, no prédio de Tecnologia da Informação, no dia 3 de junho. A cerimônia de encerramento será no mesmo dia, no Ginásio Poliesportivo. Os alunos podem participar sozinhos ou em equipe de até 3 participantes. Confira a programação:

Inscrições: 24/04/23 a 15/05/23
Recepção e café:
03/06, às 09h
Sessão de aquecimento: 03/06, 09h45
Início da competição: 03/06, às 12h30
Término da competição e encerramento: 03/06, às 16h30

Frente de Apoio ao Menor - FAM

A FAM é uma entidade social beneficente, que acolhe atualmente 110 crianças e adolescentes. Criada em 20 de agosto de 1990, sempre exerceu suas atividades sem interrupção. O foco principal da entidade é realizar ações com crianças de 04 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos, no período em que não estão na escola. Atualmente a entidade atende 110 crianças e adolescentes.

Eles recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de reforço escolar e aulas de noções de informática. Também são realizadas práticas esportivas e teatrais, atividades de artesanato, leitura e filmes.

registrado em: