IFSULDEMINAS participa de eventos internacionais

O Instituto busca realizar novas parcerias, consolidar outras já existentes, além de discutir temas relacionados à educação em âmbito internacional

Foto Uniersidade Cooperativa de ColombiaO Coordenador de Relações Internacionais do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) participou da Conferência Brasileira para Educação Internacional (FUBAI - The Brazilian Conference for International Education, em inglês), que ocorreu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 15 e 19 de abril.

É a primeira vez que o IFSULDEMINAS participa do evento como conveniado da organização. Na oportunidade, além de discutir temas importantes para a educação internacional, também foram realizadas reuniões para busca de novas parcerias e para renovação com parceiros já consolidados.

Houve uma reunião com a Universidad Cooperativa, da Colômbia, com a Assessora Internacional Gabriela, da qual resultou proposta de publicação de editais para estudantes e professores para mobilidade acadêmica na instituição, nas áreas de Meio Ambiente e Medicina Veterinária.

Também foi um momento de estreitar relações com o Instituto Politécnico de Santarém, de Portugal. Atualmente, o IFSULDEMINAS tem com eles o programa de mobilidade acadêmica para estudantes de graduação e a proposta de um novo programa para construir uma pós-graduação lato sensu conjunta entre as duas instituições, na área de Meio Ambiente, a qual será coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) do IFSULDEMINAS. O Instituto de Santarém também manifestou interesse pela Dupla Diplomação, modalidade na qual os estudantes saem com diploma do IFSULDEMINAS e do Instituto de Santarém.

Outro instituto que manifestou interesse em estreitar a parceria e ofertar a Dupla Diplomação no programa de mestrado "Internet das Coisas" foi o Instituto Politécnico de Beja, também de Portugual, que oferece aos alunos do curso de graduação nas áreas de Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS a oportunidade de cursarem o mestrado "Internet das Coisas", em Beja. Nesse programa, os alunos do IFSULDEMINAS ficam de 1 ano a 1 ano e meio em Portugual, com os custos parcialmente financiados pelo IFSULDEMINAS.

Participação na WFCP no CanadáWhatsApp Image 2023 04 24 at 16.59.41

O IFSULDEMINAS também participa nesta semana (23 a 28 de abril) de conferência da Federação Mundial de Faculdades e Institutos Politécnicos (WFCP, World Federation of Colleges and Polytechnics, em inglês).

O evento ocorre na cidade de Montreal, no Canadá. De acordo com Rafael Tenório, “é uma oportunidade de unir forças de trabalho e também discutir a educação profissional com as instituições participantes. O IFSULDEMINAS tem uma relação boa com as faculdades canadenses, com parceria já consolidada com duas delas: o College of the Rockies e o Saul College”.

Rafael contou que a participação no evento busca, além da discussão da educação profissional em âmbito internacional, firmar novas parcerias, principalmente, com instituições canadenses. “O governo canadense possui um financiamento para países emergentes, conhecido como ELAP (Emerging Leaders in the Americas Programs - Programa Líderes Emergentes nas Américas, em português). Desta forma, o estudante de graduação aprovado para participação no ELAP recebe do governo canadense todo o financiamento para permanecer um semestre estudando em alguma faculdade canadense”, explicou.

Até o momento, cinco estudantes do IFSULDEMINAS já foram para o Canadá por meio desses programas.

Como contrapartida, o IFSULDEMINAS receberá na próxima semana três estudantes do Sault College. Eles permanecerão no Campus Machado desenvolvendo projeto de investigação, sob a orientação da professora Letícia Amaral, por três meses.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS

Publicado: 25/04/2023