Página inicial > Últimas notícias > Ação pela Paz

Ação pela Paz

Paz e Segurança nas escolas

IFSULDEMINAS integra campanha do Ministério da Educação

campanha tamo juntoO Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) adere ao movimento de promoção pela paz nas escolas, por meio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A iniciativa integra as ações do Governo Federal, que lançou a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”.

O movimento busca sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar de paz. Entre as ações integradas que o governo federal deu início, está a Operação Escola Segura, que atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia e não tem data para acabar.

CartilhaCapa cartilha

O Governo Federal também publicou a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, a qual visa visa orientar toda a comunidade escolar, incluindo estudantes; familiares e responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, de proteção e de assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.

Ações no IFSULDEMINAS

O Instituto está desenvolvendo ações de conscientização e segurança nos campi.

Como parte das ações de conscientização, no dia 28 de abril, Dia Mundial da Educação, será realizada a ação “Abraço pela Paz”, a proposta é que estudantes e servidores sejam mobilizados para fazer um abraço simbólico em todas as unidades, às 9h da manhã. A ideia é que esse abraço ocorra em todos os institutos federais.

Nesse mesmo dia, o IFSULDEMINAS publicará um vídeo com a participação dos alunos para promover a paz. A ideia é integrar a comunidade acadêmica nas atividades de conscientização.

Como medidas de segurança, os campi têm tomado algumas medidas, como controle de entrada nas unidades, reunião com pais, alunos e servidores para explicar os protocolos, contratação de profissionais de segurança para reforço, monitoramento intensificado por meio das câmeras de circuito fechado, debates, visitas da Polícia Militar para orientações, além de ações de conscientização.

Também está sendo articulada uma palestra com a Inteligência da Polícia Militar, que será transmitida on-line para todos os campi, com o tema “Segurança no ambiente escolar”, a qual abordará, entre outros, como proceder em alguns casos e formas de prevenção à violência.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS, com informações do Conif e do MEC

Publicado em: 20/04/2023