Página inicial > Últimas notícias > Recomposição do Orçamento

Recomposição do Orçamento

MEC anuncia 2,44 bilhões para institutos federais e universidades

IFSULDEMINAS receberá mais de 8 milhões para ações de custeio e da assistência estudantil

WhatsApp Image 2023 04 19 at 19.32.15O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última quarta-feira uma suplementação de 2,44 bilhões para universidades e institutos federais. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) será contemplado com R$ 8.109.626,69 milhões desse montante. O dinheiro será usado para as despesas de custeio (R$ 7.138.258,45) e para a assistência estudantil (R$ 971.368,45).

A recomposição orçamentária foi anunciada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, no Palácio do Planalto, evento em que esteve presente o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa. Com isso, o MEC espera reverter a curva descendente do orçamento das universidades e institutos federais dos últimos anos, que ficaram sem orçamento para despesas básicas mínimas.

Em reunião no Colégio de Dirigentes do IFSULDEMINAS, nesta quinta-feira, 20, o reitor Cleber Ávila Barbosa comentou que esse recurso é muito importante para o IFSULDEMINAS e que esses valores serão distribuídos para cada campus de forma proporcional, e cada campus poderá avaliar quais são as suas maiores necessidades. "Porém, alguns assuntos são comuns, como segurança, bolsas estudantis, oferta de alimentação para os alunos dos cursos noturnos e contratação de profissionais de Atendimento Educacional Especializado", reforçou. Os gestores dos campi receberam a notícia com alegria e entusiasmo, pois será possível retomar ações importantes que haviam sido suspensas.

De acordo com o Ministro Camilo Santana, o fortalecimento orçamentário para as instituições federais de ensino revela a importância que a educação de qualidade tem para o governo federal. “Esse é o maior patrimônio que um país pode ter, é investir na educação para o seu povo. Esse é o momento de demonstrar que esse governo prioriza e irá priorizar a educação pública e de qualidade para o povo brasileiro”, declarou.

Na ocasião, foi feito um balanço dos campi criados nas últimas décadas. Dos 679 campi de institutos federais que o Brasil tem hoje, 422 foram criados nos primeiros mandatos de Lula e de Dilma Rousseff. E dos 314 campi universitários federais, 187 foram criados nas mesmas gestões. “Nós vamos recuperar o Brasil para os brasileiros com alegria, democracia, educação e saúde”, afirmou Lula, sobre os dados.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS, com informações de MEC

Publicado em: 20/04/2023