Página inicial > Últimas notícias > Cursos do Instituto na UFLA

Cursos do Instituto na UFLA

IFSULDEMINAS celebra convênio com a UFLA e com a Prefeitura de Lavras e abre vagas de cursos técnicos no campus da universidade

matéria topoO Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) assinou, na tarde desta sexta-feira, convênio com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) para ofertar quatro turmas de cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. No total, são 130 vagas divididas entre os cursos de Segurança do Trabalho, Agropecuária, Informática para Internet e Administração.

Estiveram presentes no evento, que ocorreu no Anfiteatro das pró-reitorias acadêmicas, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, a prefeita de Lavras, senhora Jussara Menicucci, e a representante da diretora-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA), senhora Paulize Honorato Ramos.

O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, destacou que são mais oportunidades para os estudantes e que esse era um momento de comemoração, pois essa parceria com a UFLA e com a Prefeitura de Lavras é uma conquista para a comunidade. Ele também pontuou a disposição da universidade em se unir com o Instituto: “Unir a nossa gestão com a da UFLA é algo que temos que celebrar, vangloriar, porque a UFLA tem uma administração arrojada, aberta e muito altruísta, por abrir as portas da universidade e disponibilizar uma estrutura consolidada e que é referência”.

Segundo o reitor da UFLA, João Chrysostomo de Resende Júnior, esse é um modelo inédito de parceria, que irá beneficiar a comunidade de Lavras e, também, o corpo dicente e docente da universidade. “Nós estamos otimizando recursos públicos para dar uma oportunidade real para a sociedade que nos financia”, acrescentou.

A prefeita, Jussara Menicucci, contou que era um sonho ter cursos técnicos profissionalizantes em Lavras, dando oportunidades aos jovens e a todos que querem enriquecer seus currículos e que ela recebeu com muito entusiasmo a proposta do Instituto.

Também estiveram presentes os servidores do IFSULDEMINAS: o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Carlos Reinato, o pró-reitor de ensino, Luiz Rocha, a diretora de extensão, Michelle Marques, a diretora de Comunicação, Jacssane do Couto, o diretor-geral do Campus Passos, Juliano Calliari, o diretor-geral do Campus Muzambinho, Renato de Souza, a substituta da diretora-geral do Campus Machado, Dalila Rezende, o diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Carlos Santos, os coordenadores dos cursos que serão ofertados, Raphael Rezende, Silvana da Silva, Harley Rios e Gustavo Valadares, e o colaborador da Dicom, Luiz Felippe Mittelstaedt.

Recursosmatéria

Para viabilizar a implantação desses cursos, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) destinou R$ 500 mil.

Além disso, a Prefeitura de Lavras iirá destinar R$ 260 mil para custear a alimentação dos estudantes.

Os recursos financeiros serão administrados pela Fadema.

Parceria

O IFSULDEMINAS ficará responsável por selecionar o corpo docente dos cursos oferecidos, pela execução do projeto pedagógico e por coordenar as políticas de auxílio e assistência estudantil. Os certificados também serão emitidos pelo IFSULDEMINAS.

Já a UFLA, irá disponibilizar toda a infraestrutura necessária, como acesso a salas de aula, laboratórios, bibliotecas, entre outros, bem como incrementar a integração entre as instituições nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, incluir discentes, professores e técnicos administrativos do IFSULDEMINAS nos programas de esporte, lazer, arte e cultura da universidade e disponibilizar atendimento de urgência e emergência.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS
Publicado em: 14/04/2023